SkyscraperCity banner

1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
40 Posts
Discussion Starter #1
Fiz uma viagem a Lisboa a trabalho em julho de 2012. Sendo assim, aproveitei uma final de semana e fui conhecer a cidade de Porto, que realmente é encantadora. Como não vi um post recente e específico sobre a cidade aqui, resolvi então fazer o primeiro Thread com as fotos que tirei :). (Aliás, não fazia ideia de como dá trabalho fazer um Thread).

Espero que gostem.

Para começar, decidi ir para Porto de trem, por isso fui até a estaçao Santa Apolonia em Lisboa para o embarque.

Desembarquei na estação Porto de Campanhã e depois me dirigi de trem até a estação central São Bento que segue nas fotos abaixo:

Depois andando pela cidade, encontrei uma estátua de um figura histórica bastante adorada em Porto, D Pedro IV, também conhecido como D Pedro I no Brasil. Ele é muito importante para a cidade, por que quando ele abandonou o trono no Brasil, ele liderou uma revolução liberal no Porto contra seu irmão Miguel que tinha viês absolutista. Aliás, para mim ficou muito claro as diferenças entre Porto (que uma cidade historicamente burguesa e industrial) e Lisboa (cidade historicamente aristocrata e burocrata, sede do poder político imperial)

Câmara Municipal da cidade:

Vista da rua central e no fundo a Torre dos Clérigos:

Andando pelas ruas, não há como não se impressionar com os varais na sacadas, rs, você se identifica muito com as origens...

Também visitei a Associação Comercial do Porto, a bolsa de valores. Vale muito a pena visitar por dentro, pena que pude tirar fotos:

E a próxima foto já chegando nas margens do Rio Douro.

Aqui uma rua turística bem charmosa com cafés e restaurantes perto da margem do rio:

Passeando pelo Rio Douro de barco:

Aqui uma foto da ponte D. Luis I, a mais famosa da cidade. Foi construída em 1888.

Aqui é a vista de um bairro típico e estiloso na região da Sé. Aparenta ser de classe baixa. O mais engraçado foi ver algumas senhoras jogando baralho:

Uma comida bem típica na cidade é a Francesinha. Uma espécie de lanche com pão puma, linguiça, carne e tudo dentro prensado e coberto com ovo, queijo e um molho a base de cerveja. É gostoso.

Reparei também em uma casinha com um jardim do telhado que achei fantástico:

Um dos diversos becos da cidade:

Mais algumas da ponte D. Luis I

Seguem agora algumas imagens da caves do Rio Douro, onde o vinho fica curtindo nos barris. Eles são feito no interior do país e depois trazidos para a cidade de Porto devido as condições climáticas (umidade e temperatura):

Casa da Música, um belo projeto arquitetônico:

Fundação de Serralves (exposição de arte e jardim):

Torre dos clérigos

Skyline da cidade do alto da Torre dos Clérigos:

E como não pode faltar.. um belo prato de bacalhau:

·
Registered
10,666 Posts
Ótimo thread! Porto tem muita personalidade!

Belo passeio! Parabéns! :)

• Like
Reactions: jguima

·
Registered
7,770 Posts
Excelente thread :applause:

As fotos ficaram ótimas e os lugares são lindos.
Portugal tem muitas opções para o turista.
Valeu por compartilhar.

·
Banned
9,176 Posts
É a cara de Portugal, parece que Porto representa mais o Portugal imaginado pelos brasileiros que nunca estiveram na "Terrinha". Pelas fotos parece ser uma cidade bem cuidada, o Rio Douro é bem bonito, tem uma bela cor.

·
Registered
139 Posts
Bonita cidade... Acho muito bonito esse ar mediterrâneo de algumas fotos. E a estação foi uma surpresa, realmente muito bonita.

·
A Bahia é onipresente!
A Bahia nasceu livre
13,066 Posts
Ouro Preto, Pelourinho... versão cidade grande e mais bem cuidado de um modo geral. linda. Acho que das grandes de Portugal é a mais "única", digamos assim. heheheh Gostei muito do thread.

·
Registered
735 Posts
Muito legal seu thread.

Muito bonita a cidade, assim como o país inteiro.

Me arrependo de não ter me esforçado mais pra ir a Portugal quando estive na Europa. Com tempo e grana curtos não deu.

·
Persona User
8,542 Posts
Delícia de thread! :applause:

É sempre bom ver a Terrinha! Os varais nas sacadas lembra demais o Brasil... a maioria dos portugueses que vieram para cá eram do Norte. :)

·
Registered
2,798 Posts
O Porto carrega muito bem essa identificação com nossas origens, como citastes. O comércio pujante, a vida citadina, povo afável, etc.... Não tem como não nos sentimos distantes.

Ótimo thread, parabéns!

PS: Quando estive lá, a minha francesinha veio bem mais excitada, digo, molhadinha. :cheers:

·
Old is new
3,767 Posts
Acho essa cidade linda! E é muito única, a única que lembra um pouco ela é Lisboa, mesmo. Acho incrível como a arquitetura de Portugal é tão sui generis e diferente da espanhola. Quero muito conhecer!

·
Registered
40 Posts
Discussion Starter #13
Muito bem feito o thread....o que achou da Cidade do Porto no geral?
Eu gostei muito da cidade. Portugal no geral me surpreendeu por termos mais semelhanças culturais do que do que diferença. Apesar de Lisboa parecer mais conservada... Porto tem mais autenticidade e soube encorporar a paisagem no rio no contexto urbano muito bem. A cidade também é muito vibrante.. muitos jovens, ruas bem movimentadas e tal

E quando nós caminhamos pelas vielinhas... sempre fica aquela questão. Será que um dia isso daqui foi uma favela, ou melhor, será as favelas brasileiras um dia será como essas vielinhas?

Mas resumindo, a cidade é fantástica e os portugueses muito simpáticos.

·
Banned
20,874 Posts
Pois dgaldi, ao contrario da tendência natural Europeia, o centro das nossas cidades ainda têm muitas das zonas mais pobres das mesmas.

E é esta característica que na minha opinião desfavorece parcialmente as duas maiores.

O Porto é mesmo uma cidade com personalidade própria.., isso é muito importante, cidades vulgares ha muitas e esta nao é uma delas. Mas ainda assim prefiro-a claramente no inverno, tal como Lisboa. :)

·
Registered
19,848 Posts
Dgaldi, excelentes fotos da minha cidade! E que bom que gostaste da cidade! Espero ver-te por cá mais vezes para admirares ainda mais outros espaços da cidade!:cheers:

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,626 Posts
Agradável, acolhedora, deve ser ótimo morar aí, parece muito com o clima brasileiro.

·
LUSOROD
9,196 Posts
As fotos estão simplesmente maravilhosas hein? Parabéns que espetáculo de cidade, gosto muito do porto. Bom pessoal segue aqui o vídeo que eu fiz do São João do Porto, a festa mãe das festas do Brasil. Espero que gostem, assistam, postem comentários lá. Filmei tudo com muito carinho, gde abraço! feliz são joão

·
Registered
95,295 Posts
Não conheço ninguém que tenha ido a Porto e não tenha gostado, parabéns pelos registros.

1 - 20 of 20 Posts