SkyscraperCity banner
1 - 20 of 186 Posts

·
Registered
160 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Antes de mais, muito boa tarde a todos.

Não sei se já há um tópico relativo a este tema, no caso de haver peço as minhas desculpas e podem eliminá-lo ... no caso de ainda não existir, penso que será interessante existir um tópico relativo a esta obra que agora arranca e se propõe modificar radicalmente a face de uma parte significativa do espaço público do Centro Histórico da Cidade ...

Serão vários meses de obras, repartidos por várias fases, mas ... que sabemos nós deste projeto ??? Será suficientemente ambicioso e abrangente para trazer uma nova vida a esta zona da cidade ??? Que materiais irão ser utilizados e de que forma se vai valorizar o espaço público tornando-o moderno, icónico e ao mesmo tempo funcional, respeitando a história dos locais ???

Existem as seguintes fotos do projeto e alguns artigos espalhados pela Internet, mas parece-me pouco:

Na minha opinião e daquilo que sei do projeto, parece-me redutor ... antes de mais, perde-se a possibilidade da ligação de elétrico entre a cota alta e baixa da cidade, oportunidade mais que perdida ... além disso, a cidade subterrânea que estava projetada também se afunda, pelo que uma das âncoras para convidar as pessoas a virem morar e usufruir daquele local, parecem-me também um pouco perdidas ... além disso, os renders e noticias, parecem reforçar apenas a parte de reabilitar o espaço existente, sem qualquer elemento diferenciador e de certa forma pobre ... espero não estar a ser injusto até reforçando aquilo que disse da informação existente ...

Partilhem aqui aquilo que sabem, as vossas opiniões sobre o que é proposto, novas propostas e imagens atualizadas da obra em curso ... esperemos para ver o produto final e que venha investimento de qualidade.

Cumprimentos tripeiros a todos

·
Banned
2,140 Posts
vai ser mais do mesmo, passeios largissimos, faixa rodagem curtissima, o que afugenta ao contrario que muitos pensam e dizem, de resto mais do que requalificar a via publica deviam sim requalificar e com urgencia os imoveis que são uma vergonha para a cidade do Porto e ocupar com as novas tendencias de comercio as muitas lojas devolutas que em outros tempos foram o grande impulsionador de crescimento da cidade do Porto.

Quanto à Rua das Flores a referida rua nem tem assim um grande volume de trafego para a colocar em rua pedonal, o trafego que circula nessa rua é em grande parte para servir o comercio dessa rua, logo penso que vai ser mais um tiro no pé. Não chegou as asneiras que a Porto2001 fez na cidade para se tornar a repetir o mesmo erro.

·
a revolta da francesinha
10,689 Posts
Parece-me bem! No centro histórico de Barcelona vivem mais de 100.000 pessoas( cerca de metade de todo o município do Porto). Tens teatros para milhares de pessoas, tens bares, mais comércio que no Norteshopping e Marshopping juntos, noite forte e feia, supermercados, cadeias de fast food, instituições, mercados tradicionais, quilos e quilos de turistas...

Aposto que o km de ruas para carros é inferior a uma freguesia tipo nevogilde.

No centro, e em zonas com ruas sinuosas o peão deve ser Rei, e apenas se devem assegurar o abastecimento da zona, e os principais eixos de cruzamento. Se a baixa se tornar atractiva, quem morar lá tem mais oferta a pé que os outros cidadãos da cidade usando o carro. E melhor ainda está no local de confluência da rede de transportes. E com facilidade se coloca da rua das flores em times square usando apenas transportes públicos.

Para já a baixa ainda não é atractiva a esse ponto. Mas isto também não é uma pedonalização em massa...

·
Moderator
19,435 Posts
O que sei é que é um inferno descer a Mouzinho de carro, demora-se cerca de meia hora para percorrer a rua em muitas alturas do dia... algo tem de mudar. Uma faixa para descer parece-me ridiculo, até porque é a unica maneira de irmos da baixa até Gaia (centro historico), ou pelo menos a maneira mais facil e directa. Acho que exageram demasiado na largura dos passeios. Se a rua das Flores vai ser pedonal, deviam manter a Mouzinho como um bom eixo rodoviario.

·
Registered
1,299 Posts
Uma faixa para descer é o que existe atualmente.
O que causa o trânsito é o entroncamento com a rua Infante D. Henrique, esse é que é o problema, duas faixas por si só não ia resolver nada se não resolverem o problema lá em baixo.

·
Registered
10,860 Posts
Fico com pena que o eléctrico n avance até à baixa. Era uma boa oportunidade... Se fosse possível passar nas Flores, com as pessoas, era excelente.
O facto de existir mto trânsito na Mouzinho se calhar amenizava-se bastante com meia dúzia de semáforos, aumentar o número de faixas de rodagem na Mouzinho é indiferente. Por exemplo, um semáforo na passadeira junto ao túnel da ribeira já dava uma grande ajuda.
Claro, mais uma ponte à cota baixa tb seria interessante...

·
Registered
26,512 Posts
Eu sou a favor de zonas pedonais em sítios destes mas por favor não atrofiem o eixo rodoviário da Mouzinho da Silveira, então é que a vida na Ribeira morre de vez.

·
Registered
20,282 Posts
Não vejo necessidade dea atrofiar mais o trânsito na Mouzinho, quando se vai dar aos peões o usufruto total das Flores...:nuts:

·
não sei. não sabe ninguém
2,064 Posts
atao flores vai ser pedonal e vao fazer aqueles passeios larguissimos com as arvores na mouzinho, deixando os carros coitadinhos apertadinhos? e nao vao descer so subir?

nao sou experto nisso, mas isso nao vai condicionar a velocidade dos carros logo maior transito?!?!?

de qualquer maneira sempre achei que flores devia levar remodelacao mas nao pedonal. acho que é uma rua boa para escoar o transito da mouzinho, que ja vi dizer é um pouco caos!

·
Registered
10,860 Posts
A descer já só existia uma faixa. A subir, com a alteração de sentido da Rua Trindade Coelho, a segunda faixa torna-se dispensável, desde q o escoamento seja melhorado no cimo da Mouzinho.

·
Moderator
19,435 Posts
os centros históricos nao estao feitos para carros. Que encontrem alternativas...
Sim vamos todos andar a pé desde o cu de judas até ao centro de gaia. A verdade é que a Mouzinho é a ligação entre o centro do Porto ao centro de gaia, e carros, autocarros, taxis, tudo desce e sobe através dela.

·
Registered
5,692 Posts
Sim vamos todos andar a pé desde o cu de judas até ao centro de gaia. A verdade é que a Mouzinho é a ligação entre o centro do Porto ao centro de gaia, e carros, autocarros, taxis, tudo desce e sobe através dela.
Os centros historicos foram feitos originalmente para carroças.
OS eletricos são o unico transporte que consegue andar em certas ruas e a alternativa viável.

·
não sei. não sabe ninguém
2,064 Posts
ele exclui carros, nao autocarros electricos nem bicicletas.... :cheers:

·
Eudaimonia
6,794 Posts
A Rua das Flores já devia ter encerrado ao trànsito há anos. Poderia ser uma rua vibrante e com muita gente a viver, mas deixou-se degradar a rua até este ponto. Os carros naquela rua são dispensáveis porque esta apenas serve como uma faixa extra da Mouzinho da Silveira. Era um bom atalho para os espertos que não queriam esperar tanto no trânsito da Mouzinho, mas não tinha nenhuma função que a Mouzinho não possa realizar.

Quem vai do centro do Porto ao centro do Gaia usa a Ponte do Infante... se for pela rua do Mouzinho ou é burro ou é turista, dadas as voltas que dá e o trânsito que apanha, especialmente se for na hora de ponta.

1 - 20 of 186 Posts