SkyscraperCity Forum banner

Porto | São Bento Residences - Family & Business Lofts

53265 444
Porto | Reabilitação de ruína ao lado da Estação de S. Bento

Muita tinta vai ser feita em volta deste projeto. Aqui fica um espaço para dar mais foco a este edifício
1 - 12 of 12 Posts
O edifício será em betão aparente ou é revestido a pedra? Aqui no tlm não se percebe bem. Parece betão mas texturado.
Se for revestido a pedra não acho mal. É como se fosse um prolongamento da rocha à qual está ligado.
  • Like
Reactions: Spedfrom
Ficaria mais interessante com alguma textura no betão; tipo usar cofragem com reguado de madeira. Era mais expressivo.
Pelas fotos não me choca muito. A fachada sul é que meh...
Este site tem fotos: São Bento Residences - João Morgado - Fotografia de arquitectura | Architectural Photography
Um aspecto positivo que vi nas fotos é que afinal o betão é texturado e não liso. Nas fotos ao longe não se percebe esse detalhe.
  • Like
Reactions: Euclides
Depende de quem o constrói. As empresas cá geralmente não dominam muito bem a técnica do betão à vista. Diria que na maioria dos países também não, mas é preciso ver caso a caso. O museu Mimesis do Siza na Coreia ficou bastante bem!
Nunca fui fã de tanto betão assim à vista, com as marcas das cofragens e tudo... Não me cabe na cabeça que um edifício acabado fique desse modo. Mas enfim, são gostos!
O que achas da Gulbenkian? Talvez seja o exemplo em Lisboa mais expressivo de betão à vista.
O que achas da Casa da Música?
Falas do betão ou o conceito monolítico?
Este na Suiça é em betão à vista e está bastante bem.

1312261
E nunca aplicaria uma coisa assim a um edifício residencial.
  • Like
Reactions: marciomaco
Essa expressão vem da construção massiva, sem qualidade, feita por empreiteiros em loteamentos dispersos, sobretudo nos arredores de Lx (mas não só), muitas das vezes sem projecto concebido por arquitectos.
Toronto predicted the Portuguese wild duck. Poderia ser muitas cidades portuguesas na hora.
Mas há muitos sósias pelo país fora.
  • Like
Reactions: borda_d'água
1 - 12 of 12 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.