SkyscraperCity banner

1 - 20 of 392 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,726 Posts
Desde o início das obras, em 2003, já estão concluídos vários equipamentos e, em Setembro, abre a residência de estudantes Invesfer prepara projecto semelhante para Gaia

O novo Interface de Campanhã, no Porto, fica pronto dentro de três anos. Os investimentos públicos, orçados em 81,5 milhões de euros, estarão finalizados em 2007, mas a componente privada só estará concluída um ano depois. A residência universitária para 210 estudantes, os escritórios e os estabelecimentos comerciais do complexo multifuncional poente (avaliado em 15 milhões) já estão em execução. Falta construir 37 milhões de euros de financiamento privado hotel, residências para a terceira idade com cuidados de saúde, 11 mil metros quadrados de comércio e quatro mil de serviços.

Desde 2003 que a estação de Campanhã vive uma revolução com as obras do interface. O candidato do PS à presidência da Câmara do Porto, Francisco Assis, visitou, ontem de manhã, a estação, para conhecer, de perto, as valências introduzidas e o que falta fazer, acompanhado pelo presidente da Comissão Executiva da Invesfer, Sintra Nunes. Gaia será o próximo destino da empresa. O projecto ainda é embrionário, embora a ambição passe por erguer, na estação das Devesas, um interface com valências públicas e privadas semelhantes ao de Campanhã .

O Metro também cruzará a estação com a segunda linha para Gaia, que entra no concelho pela Arrábida. A estação das Devesas assumirá o protagonismo na ligação ferroviária à zona Ocidental da cidade do Porto. Actualmente, a transformação encontra-se em estudo. Há conversas com a Câmara gaiense para a integração do projecto no futuro Plano Director Municipal (em revisão).

Da mesma forma, foi iniciada uma análise sobre a abertura da Linha Amarela do metro, agendada para Agosto, em especial sobre a perda ou não de influência dos suburbanos do Sul em relação à estação de S. Bento.

Nos 15 hectares da estação de Campanhã, há vários equipamentos já executados. As estações ferroviária inter-regional, regional e suburbana e do metro estão em funcionamento, tal como o terminal das linhas do Minho e do Douro. No futuro, o interface terá 1300 lugares de estacionamento cobertos. Destes, 470 espaços encontram-se abertos ao público.

Apesar de faltarem três anos para concluir as obras, Sintra Nunes crê no poder de atracção do investimento. "O projecto ainda não está concluído e já há um reforço na reabilitação das casas, junto à estação. Vamos ter como âncoras um hotel e as residências para a terceira idade, em 2008. Em Setembro, fica concluída a residência para estudantes (o edifício fica sobre o terminal do metro)", referiu o responsável da Invesfer.

A empresa traçou objectivos, que passam por não alienar os equipamentos. "Construir para concessionar ou alugar e financiar o défice da Refer", continuou. A residência é um bom exemplo. Foi concessionada a uma empresa privada que está a fazer a angariação de 210 estudantes universitários para os apartamentos T0. O socialista Francisco Assis não tem dúvidas de que se trata de uma nova centralidade na cidade, com o centro intermodal de transportes públicos e a reconversão urbanística de toda a área. O candidato do PS voltou a defender a intervenção das autarquias na gestão da STCP, tal como tinha afirmado em entrevista ao JN.

Outra boa notícia para Assis é o facto da estação estar preparada para receber o TGV. "O Porto não pode ficar de fora das linhas de alta velocidade. A ligação a Vigo é extremamente importante e permitirá potenciar a região. O Governo continua a considerar a linha prioritária", sublinhou o candidato, referindo que, na próxima semana, irá reunir-se com o novo presidente do Governo regional da Galiza, em Santiago de Compostela, para discutir a ligação do TVG ao Porto.

Intervenção
133,5 milhões de euros
O valor total da construção do novo Interface de Campanhã é de 133,5 milhões de euros. A componente pública ascende a 81,5 milhões, enquanto as valências privadas totalizam cerca de 52 milhões.

Equipamentos prontos
A Invesfer, em parceria com a Empresa do Metro e a Câmara do Porto, já investiu 41,5 milhões de euros na remodelação do lay-out ferroviário da estação de Campanhã, incluindo o terminal das linhas do Minho e do Douro, o parque de estacionamento coberto (470 lugares disponíveis de um total de 1300) e o arranjo da praça de Campanhã. Está operacional, ainda, o terminal da linha do metro.

Investimento privado
Está em curso a construção do complexo multifuncional poente com uma residência universitária, que abre em Setembro, oito mil metros quadrados de escritórios e três mil para comércio. Faltam executar os edifícios mistos de habitação, comércio e serviços e o complexo multifuncional nascente, com um hotel e residências para idosos a concluir até 2008. Já estão a ser investidos 15 milhões e serão aplicados ainda 37 milhões de euros. O projecto dos edifícios é da Invesfer.
Fonte: JN
 

·
Registered
Joined
·
9,554 Posts
A estação de Campanhã vai mandar S. Bento para escanteio depois da reforma,é possivel que São Bento seja usada só para suburbanos.O interessante é aquele projecto de fazer mais uma interface na rotunda des devesas,o que pode estimular ainda mais o apetite financeiro que o lugar está a ter.Vamos esperar e ver...
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
interface na rotunda das Devesas? ja a renderzitus? :) assim uma coisa so pa dar a ideia e tal...
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,726 Posts
Discussion Starter #7
A Rotunda das Devesas não é aquela nova com os predios interessantes?;)
 

·
Registered
Joined
·
10,420 Posts
Phobos, a estação de S Bento é uma estação importante pq fica mesmo no centro da cidade. A principal estação sempre foi Campanhã...
Quanto ás Devesas, a interface não é na rotunda das Devesas (a tal dos predios engraçados:D), é na própria estação, que fica na mesma zona, mas ainda um pouco afastada... De qq maneira está prevista uma estação de metro mto perto da rotunda.
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
mas do que é que estão a falar quando dizem que vai haver uma segunda linha de metro para gaia a entrar pela arrábida? nunca ouvi falar de tal coisa...
 

·
Enlightened user
Joined
·
5,782 Posts
JohnnyMass said:
mas do que é que estão a falar quando dizem que vai haver uma segunda linha de metro para gaia a entrar pela arrábida? nunca ouvi falar de tal coisa...
Creio que falam da projectada 2ª linha para gaia... está previsto que atravesse o rio na zona da arrábida e tenha uma estação na casa da música... talvez depois siga para campanhã.... (por um itinerário diferente que a actual linha azul que já fez o percurso entre a casa da música e campanhã).
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
ahhhhhhhhhhhhh a Rotunda das Devesas e a tal em Gaia que tem aquele projecto espectacular :yes: embora baixinho :(
 

·
Registered
Joined
·
9,554 Posts
Nephasto said:
Creio que falam da projectada 2ª linha para gaia... está previsto que atravesse o rio na zona da arrábida e tenha uma estação na casa da música... talvez depois siga para campanhã.... (por um itinerário diferente que a actual linha azul que já fez o percurso entre a casa da música e campanhã).
Eu nunca ouvi falar dessa ligação.Não há outra em projecto entre Gaia e o Freixo,ou talvez Valongo?
 

·
Registered
Joined
·
10,420 Posts
Porto | Estação de Campanhã

As obras da estação de campanhã continuam a ritmo aceitável. Fica aqui uma actualização:















E por hoje chega de fotos:D
 
1 - 20 of 392 Posts
Top