SkyscraperCity banner

1 - 20 of 34 Posts

·
❝O Norte é meu norte!❞
2,115 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Porto Trombetas, distrito do município de Oriximiná, foi criado em 1974 pela Mineração Rio do Norte (MRN), hoje composta pelas acionistas Vale, BHP Billiton, Rio Tinto Alcan, Alcoa, CBA e Hydro (nesta ordem), com o objetivo abrigar seus funcionários e dar apoio às operações de extração de bauxita.

O núcleo urbano de Porto Trombetas é como uma cidade com capacidade para 6.000 moradores e conta com serviços como hospital, escola, bancos, centro comercial, supermercados, linhas aéreas, aeroporto comercial, atividades de lazer, estações de tratamento de água e esgoto, usina de geração de energia e canais de TV.

É distante da sede de Oriximiná 10 minutos por via aérea e 4 horas via fluvial. De Santarém 20 min via aérea e 12 horas fluvial. De Belém 1hora e 20 minutos (aérea) e 120 horas (fluvial) e, finalmente, de Manaus 50 min (aérea) e 72 horas (fluvial).

De antemão, peço desculpas pelo layout ruim, pois as fotos provém de três fontes diferentes. Mineração Rio do Norte, Facebook e fotos minhas. Então, vamos às fotos!

Antes um mapinha pra localizar melhor..

Vista aérea geral

Foto: MRN

Vila D4

Vista frontal, a partir do rio Trombetas

Foto: Renato|Anápolis

Cais

Lugar conhecido como "feirinha", onde há a supermercado, feira, correios, hotel, escritórios regionais do IBAMA, ICMBio, escritório da MRN, banco, etc. É uma área onde qualquer pessoa que aporta na vila pode transitar, pois para subir onde estão as residências, é necessária autorização da empresa.

Foto: Facebook Porto Trombetas

Pelas ruas de Porto Trombetas..

Próximo ao centro comunitário

Área de atividades recreativas e despostivas

Lago Batata

Terminal de passageiros do Aeroporto de Porto Trombetas

Pilha de minério e trem

Navios aguardando para atracar no porto e embarcar o minério

Atracando o navio

Terminal de embarque do minério

Shiploader. Permite o carregamento sem movimentação do navio

Foto: Renato|Anápolis​

·
Registered
2,798 Posts
Parabens!

Fotos lindas...

Tem como me passar o link da regiao no google maps? Nao consegui achar. Queria explorar mais a regiao
Tenta nesse link: http://goo.gl/maps/h4xLu

Muito bom vê uma cidade onde praticamente tudo funciona e em uma região que apesar de bela, continua inóspita para a maioria das pessoas, mesmo que seja uma vila industrial como Porto Trombetas.

Parabéns por nos trazer mais essa pérola da região, Renato. :eek:kay:

·
Registered
1,806 Posts
Linda cidade, já tinha a elogiado no Cidades da Amazônia.
É um exemplo para aqueles que acham que não se pode mexer na Amazônia, ou que a região norte não produz nada pq não tem oq produzir.

·
Brasileiro do Norte
6,722 Posts
:applause: :applause:

Surpreendente, fiquei impressionado com a dimensão dos navios que navegam pelo rio!!

·
❝O Norte é meu norte!❞
2,115 Posts
Discussion Starter · #10 ·
É uma região muito linda, Renato! Vila Trombetas deveria servir de exemplo para todas cidades da região no que tange a urbanismo, organização e limpeza.

Muito bom seu thread!!
Tenta nesse link: http://goo.gl/maps/h4xLu

Muito bom vê uma cidade onde praticamente tudo funciona e em uma região que apesar de bela, continua inóspita para a maioria das pessoas, mesmo que seja uma vila industrial como Porto Trombetas.

Parabéns por nos trazer mais essa pérola da região, Renato. :eek:kay:
Linda cidade, já tinha a elogiado no Cidades da Amazônia.
É um exemplo para aqueles que acham que não se pode mexer na Amazônia, ou que a região norte não produz nada pq não tem oq produzir.
Muito lindo o lugar! ;)
:applause: :applause:

Surpreendente, fiquei impressionado com a dimensão dos navios que navegam pelo rio!!
Linda a cidade amigo! parabéns, nunca imaginei algo tão bonito em um ponto tão remoto... parabéns mesmo!
Obrigado pelos comentários, pessoal! :eek:kay:
Realmente é uma "cidade" fora do comum no meio da Amazônia.

·
❝O Norte é meu norte!❞
2,115 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
Parabens!

Fotos lindas...

Tem como me passar o link da regiao no google maps? Nao consegui achar. Queria explorar mais a regiao
O Bombexx foi mais rápido que eu.. :D
Valeu pela visita!

Que bacana, gostei da organização do lugar. Essas fotos do trem, no caso, seriam em que lugar?
O trem faz o transporte da bauxita de um ponto de beneficiamento, próximo às minas, até o porto, que pode ser visto nas fotos ao lado da vila.
A ferrovia tem 42 km de extensão.
Obrigado pela visita!

Você pode acompanhar mais detalhes e muitas fotos da extração da bauxita (além da cidade de Oriximiná e belezas naturais) neste outro thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1533189&highlight=oriximin%E1

·
Registered
1,579 Posts
Thread muito interessante!
A infra estrutura de Porto Trombetas deixa no chinelo muitas cidade com população várias vezes maior.
Valeu por mostrar!

·
Terra de ricas florestas
9,208 Posts
Achei parecido com o Núcleo Carajás :D

Gosto muito desses locais, ótima qualidade de vida e locais bem limpos e organizados :D

·
Registered
105 Posts
Cidade bem organizada e bonita, Quem mora ai deve ter uma qualidade de vida ótima, achei bonito o Cais, 4horas de barco para Santarém, pensei que demorava muito mais!

·
❝O Norte é meu norte!❞
2,115 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Belas imagens!
Impressionante o tamanho dos navios!!

Valeu por compartilhar :cheers:
Muito bacana, é um lugar bem desconhecido por quase todos.
valeu por mostrar. :)
Thread muito interessante!
A infra estrutura de Porto Trombetas deixa no chinelo muitas cidade com população várias vezes maior.
Valeu por mostrar!
Obrigado pessoal!

Achei parecido com o Núcleo Carajás :D

Gosto muito desses locais, ótima qualidade de vida e locais bem limpos e organizados :D
Muito parecidas mesmo, porém, vi umas fotos de Carajás recentemente e achei mais organizada, além de maior. Quantas pessoas vivem lá?

Cidade bem organizada e bonita, Quem mora ai deve ter uma qualidade de vida ótima, achei bonito o Cais, 4horas de barco para Santarém, pensei que demorava muito mais!
Qualidade de vida é a marca registrada destas cidades-empresas na amazônia. Valeu pela visita!
Áh, na verdade a viagem a partir de Santarém é de 12h via fluvial. 4h é para Oriximiná.

·
Terra de ricas florestas
9,208 Posts
Muito parecidas mesmo, porém, vi umas fotos de Carajás recentemente e achei mais organizada, além de maior. Quantas pessoas vivem lá?
Atualmente, são aproximadamente 6.000 habitantes, porém, estamos em expansão, daí a população deve ultrapassar 7.000 habitantes até o próximo ano.. :D

1 - 20 of 34 Posts