SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 84 Posts

·
Registered
Joined
·
52,534 Posts


Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados do Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e a República da Bolívia a oeste e sul. O estado possui 52 municípios e ocupa uma área de 237 590,547 km², equivalente ao território da Romênia e quase cinco vezes maior que a Croácia. Sua capital e município mais populoso é Porto Velho, banhada pelo rio Madeira. Além desta, há outras cidades importantes como Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

É o terceiro estado mais populoso da Região Norte com 1 787 279 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2016, sendo superado apenas pelo Pará e Amazonas. No entanto, segundo a estimativa do IBGE, apenas três de seus municípios possuíam em 2016, população acima de 100 mil habitantes: Porto Velho, com 511 219 habitantes, Ji-Paraná, com 131 560 habitantes e Ariquemes, com 105 896 habitantes. Vilhena, por sua vez, é o quarto município mais populoso com 99 934 habitantes.[7][8] A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os paranaenses, paulistas e mineiros seguidos por gaúchos, capixabas, baianos, matogrossenses e sergipanos, além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acrianos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

O estado é o terceiro mais rico da Região Norte, responsável por 11% do PIB da região. Apesar de ser um estado jovem (criado em 1982), possui o quinto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região Norte[9], o terceiro maior PIB per capita, a segunda maior taxa de alfabetização e a terceira menor taxa de analfabetismo entre todos os estados das regiões Norte e Nordeste do país, além da segunda maior teledensidade do Brasil. Entre 2002 e 2014 o estado apresentou 85,2% de crescimento acumulado do PIB, sendo o 5º estado brasileiro que mais cresceu no período.[10] Rondônia possui ainda a menor incidência de pobreza e a maior proporção de veículos por habitante entre todos os estados das regiões Norte e Nordeste e também a 2ª melhor distribuição de renda, o 4º menor índice de desemprego e o melhor índice de transparência de todo o Brasil.

O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha.

É o único estado brasileiro cujo nome homenageia uma figura histórica nacional, no caso, o Marechal Rondon (1865-1958), que desbravou o norte do país em meados dos anos 1900, inclusive a região que hoje leva seu nome.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rondônia



Forte do Príncipe da Beira

https://pt.wikipedia.org/wiki/Real_Forte_Príncipe_da_Beira

A primeira pedra foi lançada em 20 de Junho de 1776, reinado de D. Jose I, e o traçado deve-se ao Eng. Domingos Saboceti k faleceu de malaria antes do termino das obras, no reinado de D. Jose I como atesta placa na frontaria da entrada proncipal, inaugurado em 20 de Agosto de 1783, situa-se na fronteira entre o Brasil e a Bolivia nas margens do Guaporé, o forte foi abandonado em 1889 tendo sido saqueado e invadido pela floresta, em 1914 o Major Randon redescobriu o forte, actualmente esta protejido pela autoridade maxima Brasileira para o acervo patrimonial do pais:




 

·
Registered
Joined
·
52,534 Posts
Discussion Starter · #3 ·
foi feito para afirmar e defender a ocupação Portuguesa dos territorios a oeste da linha imaginaria acordada no Tratado de Tordesilhas :yes: é uma beleza pura do estilo Vauban quase nada alterada desde a sua construção!!
 

·
Norte do Brasil
Joined
·
72,245 Posts
Belíssimas fotos, sou de Rondônia e é bem difícil encontrar fotos deste forte :D

Arpels, posso colocar estas fotos no fórum brasileiro?
 

·
Norte do Brasil
Joined
·
72,245 Posts
^^ Até Ji-Paraná, cidade onde parte uma estrada até o forte, é bem fácil chegar (tem vôo diário da TAM partindo daqui de Porto Velho).
Agora a estrada até lá é de terra, mas em algumas partes está sendo asfaltada.
Mapa do Brasil, Rondônia é um destes estados "Verde Amarelados"


Mapa de Rondônia - a estrada em azul serve para chegar ao forte, que é este quadrado vermelho perto de Costa Marques :D


Essa estrada "364" é totalmente de asfalto :D
 

·
Registered
Joined
·
52,534 Posts
Discussion Starter · #13 ·
é mesmo no extremo, a quantos quilometros fica do litoral? :?

O Real Forte Príncipe da Beira foi construído no século XVIII para proteger as fronteiras no norte do Brasil de invasores espanhóis e holandeses. A fortaleza foi erguida na margem do Rio Guaporé, a 26 km de Costa Marques e a 775 km de Porto Velho, capital de Rondônia. Trata-se do mais antigo monumento do Estado. A obra começou em 20 de junho de 1776 e terminou em 20 de agosto de 1783, após muitas dificuldades. Domingos Sambocetti, o engenheiro responsável, foi vítima de malária em uma das epidemias ocorridas durante os trabalhos. A escassez de materiais para construção, de operários e de alimentos tornou a construção um desafio. Concluída, ela ficou com um perímetro de 970 metros quadrados, muralhas de dez metros de altura e quatro baluartes que comportam 56 canhoneiras. Apesar de todas as dificuldades e da grandeza da obra, ela foi importante durante poucos anos apenas. Já no século seguinte, com o declínio do imperialismo espanhol, o abandono da rota fluvial Madeira-Marmoré e o aumento das tensões fronteiriças, o Real Forte acabou esquecido, assim como a colonização da região. Ele foi “redescoberto” apenas no século XX, quando Candido Mariano da Silva Rondom, o Marechal Rondom, o encontrou e solicitou que o Sétimo Pelotão de Fronteira fosse ali instalado.
 

·
Norte do Brasil
Joined
·
72,245 Posts
é mesmo no extremo, a quantos quilometros fica do litoral? :?
Fica muito, muito longe... não sei quanto, mas deve ser a uns 3000 km...
Porto Velho, por exemplo, tem o Porto mais interiorizado da América do Sul!
 

·
Norte do Brasil
Joined
·
72,245 Posts
É navegável mas depende de alguns fatores. Existe uma hidrovia (por balsas) para o transporte de soja entre Porto Velho e portos nos estados do Pará (é o PA na imagem do Brasil) e o Amazonas (é o AM na imagem do Brasil). Nestes portos, a soja é embarcada em navios grandes e mandada para a Ásia, Europa, etc.

Acho que navios pequenos podem chegar até Porto Velho. Agora grandes navios e transatlânticos não.
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,652 Posts
Quem me falou deste forte foi um primo meu militar. Eles tem uma revista interessante sobre arquitectura militar e publicaram um artigo sobre este forte. Se não me falha a memoria este forte é pré-fabricado, isto é foi levado, pedra por pedra para lá…mas só encontrando o artigo…
 
1 - 20 of 84 Posts
Top