SkyscraperCity Forum banner
281 - 300 of 1797 Posts

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #281 ·
'Saga Rose' na festa
PAQUETE DA SAGA SHIPPING nO FESTIVAL NÁUTICO 500 ANOS DO FUNCHAL
Data: 07-09-2008




O paquete britânico 'Saga Rose' realizará no próximo dia 4 de Outubro mais uma escala no porto do Funchal, desta feita englobada nas comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal.

A presença deste paquete na Região resultou de uma informação do programa de comemorações dos 500 anos da cidade que a Navegação Blandy apresentou em 2007 à companhia Saga Shipping.

Ao DIÁRIO, Hugo Ferreira, da Navegação Blandy, confirmou esta informação: "Nós apresentámos à Saga uma informação sobre o programa da Regata de Tall Ships, a qual mereceu grande atenção dessa companhia e que resultou na programação de um itinerário que inclui uma escala no porto do Funchal, exactamente aquando da regata dos Grandes Veleiros.

O paquete tem chegada anunciada para o Funchal na manhã do dia 4 de Outubro e ficará em fundeadouro, dado que nesse mesmo dia as zonas de amarração do porto estarão lotadas com os veleiros e com um paquete da Costa.

Depois, ao final da tarde, pelas 18 horas, com a saída do 'Costa Vitoria', o 'Saga Rose' atracará no porto, onde permanecerá atracado até às 13 horas do dia seguinte (5 de Outubro)", disse.

Segundo conseguimos apurar, o navio chega ao Funchal por volta das 9 horas e permanecerá fundeado na baía do Funchal, na companhia de mais dois paquetes: o 'Artemis' e o 'Vistmar'. Depois, por volta das 22 horas, e já com o 'Saga Rose' atracado na Pontinha, os turistas assistirão ao espectáculo pirotécnico que a Funchal 500 anos oferece aos participantes na regata de Tall Ships e ao público em geral.

No dia seguinte, domingo, o 'Saga Rose' soltará amarras às 13 horas e assistirá, ao largo, ao desfile naval dos Grandes Veleiros, zarpando de seguida rumo ao seu próximo destino.

Sobre o 'Saga', recorde-se que foi construído no ano de 1965 e totalmente remodelado em 1999. Com capacidade para cerca de 620 turistas e cerca de 350 tripulantes, este paquete já realizou, no total, 43 voltas ao mundo. Ao serviço da Saga Shipping o navio já navegou mais de um milhão de milhas náuticas, marco atingido este ano no decorrer de um cruzeiro à volta do mundo, momento assinalado no Funchal na escala de 9 de Janeiro.

DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #284 ·
Movimento de navios cruzeiro no Porto do Funchal em Setembro


04 Ventura
08 Costa Europa
12 Ocean Majsty
19 Aida Bella
21 Aida Bella
22 Oriana
23 Delphin Voyager
23 National Geografic Endevour
26 Oceana
28 Aida Bella
29 Costa Europa
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #285 ·
Porto Santo Line desvaloriza concorrência da Naviera Armas
“Lobo” transportou mais de 70 mil



O navio Lobo Marinho transportou entre o Funchal e o Porto Santo, e durante o mês de Agosto, menos 400 passageiros que no mesmo período no ano passado. Ainda assim, 70 viajaram entre as duas ilhas no decorrer do último mês.
Duarte Rodrigues, da Porto Santo Line, associou, em declarações prestadas ao Posto Emissor do Funchal, a ligeira quebra à actual conjuntura. A sobretaxa de combustível para fazer face ao aumento do preço do petróleo foi uma das justificações apontadas.
«Este ano, transportámos 70 mil e 532 passageiros, quando, no ano passado, transportámos 70 mil e 900. Diria que o número manteve-se igual», referiu Duarte Rodrigues, o qual adiantou que «a razão para não ter havido crescimento prende-se com dois factores. Por um lado, estamos a viver um momento menos bom. A economia não tem crescido ao ritmo que se desejava. Por outro lado, como consequência dos elevados preços do petróleo, houve a necessidade de introdução de uma sobretaxa de combustível».
Concorrência não incomoda

A ocasião foi ainda aproveitada para aquele representante da Porto Santo Line desvalorizar a concorrência do navio da Naviera Armas, o qual está a fazer ligações marítimas entre Canárias-Funchal- Portimão.
«Esta ligação é mais um produto oferecido que, naturalmente, como todos os outros produtos, concorrem neste mercado. Mas, como vimos, pelos números que foram apresentados, digamos que as pessoas nunca deixam de ir ao Porto Santo na quantidade significativa que falei. Só no mês de Agosto, mais de 70 mil passageiros viajaram a bordo do Lobo Marinhos», disse Duarte Rodrigues.




Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #286 ·
Porto Santo Line factura cinco milhões em três meses
Ano de crise leva 63.570 madeirenses a fazer férias no Porto Santo
Data: 10-09-2008

(Desde que entrou ao serviço, a 4 de Junho de 2003, o 'Lobo Marinho' já transportou 1,7 milhões de passageiros. )

Nunca tantos madeirenses terão escolhido o Porto Santo para gozar as suas férias. Essa é a conclusão que podemos tirar do facto de o 'Lobo Marinho' ter transportado um número recorde de passageiros madeirenses ou com residência na Região.

De acordo com os elementos que recolhemos, durante os três meses de Verão - Junho a Agosto - a Porto Santo Line vendeu passagens a 63.570 passageiros locais, um número que traduz um acréscimo de 1% em relação a igual período do ano 2007.

Curiosamente, foi em Agosto que a procura dos madeirenses pela ilha mais cresceu (4,7%), o que significou a ida de mais de 1.200 passageiros, ou se quisermos um acréscimo de quarenta passageiros por dia em cada sentido.

Junho foi igualmente um mês de subida, pois este ano a Porto Santo Line vendeu mais 2,9% de bilhetes, com 29.978 passageiros a utilizar o 'Lobo Marinho' nos dois sentidos. Só em Julho é que o navio registou menos procura (4,8%) por parte dos madeirenses.

Depois de um crescimento exponencial, o chamado 'cruzeiro de um dia' - especialmente concebido para os turistas - perdeu clientes este ano. Nos três meses em apreço a quebra relativa ao ano 2007 situou-se nos 8,3%, ou seja, menos 1.329 turistas-passageiros.

Nestes três meses a Porto Santo Line efectuou 218 viagens, disponibilizando 250.232 lugares. Como transportou 156.479 passageiros, a taxa de ocupação situou-se nos 63% (717 passageiros por viagem).

No mês de Agosto o 'Lobo Marinho' transportou 7.145 veículos entre a Madeira e o Porto Santo - levou para o Porto Santo 3.678 e trouxe de volta nesse mesmo mês 3.467 - quando no mês de Agosto de 2007 transportou 6.779 viaturas. Ou seja, a venda de bilhetes para viaturas cresceu 5,4%. Nos três meses de Verão (16.275) registou-se um crescimento de 3% no transporte de veículos face a igual período do ano passado (15.795), alteração que se justifica, sobretudo, pela alteração do transporte da carga, como explicamos abaixo.

No transporte de carga há uma crescente substituição do transporte de mercadorias em contentores a favor do transporte em camiões e carrinhas. Assim, a Porto Santo Line regista uma quebra de 291 TEU's (-25,5%) durante os primeiros oito meses deste ano (848 TEU) quando comparado com igual período do ano anterior (1.139).

Num ambiente económico de grandes dificuldades para as famílias, não deixa de ser curioso registar que nem por isso os madeirenses deixaram de viajar, ganhando com isso a Porto Santo Line.

De acordo com as contas que fizemos, a empresa do Grupo Sousa terá facturado perto de cinco milhões de euros este Verão, um valor recorde, também, dada a dimensão das empresas e do mercado madeirense, embora os custos tenham subido, por força do agravamento do preço do combustível e naturalmente da mão-de-obra.

DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #287 ·
Bandeira da Madeira
Megaiate estará na próxima semana na região e será registado no mar
Data: 11-09-2008


O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) contará, a partir da próxima semana, com mais uma embarcação nos seus registos, desta feita o megaiate 'Tommy'.

Segundo informação a que o DIÁRIO teve acesso, tudo indica que o 'Tommy' realize uma escala de cinco dias na Região, com o único propósito de proceder à alteração do seu registo.

Apesar de ainda não ser possível avançar a data exacta da sua chegada ao Funchal, o certo é que o mesmo deverá permanecer na Região o tempo considerado indispensável para as necessárias vistorias e conclusão do processo burocrático para a aceitação definitiva no MAR.

Construído no ano de 1995 nos estaleiros navais italianos 'Benetti', com o seu exterior a ser idealizado por Stefano Natucci e a decoração interior a cargo do estilista Terence Disdale, este megaiate tem 500 toneladas de arqueação bruta, casco de aço e superestrutura de alumínio.

Com 52 metros de comprimento por 8,8 metros de boca (largura) e 2,70 metros de calado, o mesmo está equipado com dois motores diesel de 1.790 kW cada, que lhe garantem uma velocidade máxima de 20 nós. Ainda no âmbito das suas características, é de referir que tem capacidade para receber 10 hóspedes e 11 tripulantes.

Apesar das suas consideradas dimensões, o mesmo não consta da lista dos 100 maiores iates do mundo (dados de 2007), relação na qual constam outros dois iates registados também no MAR, como são os casos do 'SS Delphine' e do 'The One', os quais ocupam a 34ª e a 55ª posição desse 'ranking', respectivamente.

Entretanto, e a outro nível, de referir que chega hoje ao porto do Caniçal, pelas 11 horas, o porta-contentores 'Apolo', o qual é procedente do porto de Lisboa e tem o seu agenciamento para a Madeira a cargo da Navegação Blandy. Amanhã, ao final da tarde, e depois de concluir as operações de carga e descarga de contentores, o navio ruma novamente ao porto de Lisboa.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #288 ·
Funchal investe na náutica com bons resultados
MARINA FLUTUANTE SERÁ A SOLUÇÃO PARA A REGIÃO RECEBER no futuro MAIS REGATAS
Data: 12-09-2008


(Paulo Rosa Gomes teimou numa solução que se mostrou eficaz. )

No âmbito das comemorações do aniversário dos 500 anos da cidade do Funchal, a Região recebeu, nos dois últimos dois meses, dois eventos náuticos internacionais - Regata Transquadra e Regata Canárias/Madeira -, os quais resultaram em êxitos desportivos e sociais reconhecidos por todos. O facto de o Funchal não possuir uma estrutura de mar capaz de receber todos os cerca de 200 iates, no total, que participaram nos referidos eventos, obrigou a que fosse montada uma marina de recurso ao longo do porto do Funchal, uma solução defendida e operacionalizada por Paulo Rosa Gomes, o responsável por toda a logística de mar.

Por teimosia e insistência deste dirigente, actual presidente da Associação Náutica da Madeira, que há muito defende a utilização dos cubos flutuantes como solução de apoio a diferentes actividades náuticas, a estrutura foi montada no porto do Funchal e resultou em pleno.

Ao todo foram montados cerca de 4.100 cubos flutuantes para os cerca de 400 metros de passadiços colocados a flutuar no local. De forma a segurar convenientemente a estrutura flutuante, a organização procedeu ao afundamento de 36.000 quilos de poitas e de 2.200 metros de corrente. Outras quatro centenas de manilhas, mais de 2.500 metros de cabo e cerca de 120 defensas foram outros dos materiais utilizados nesta complexa operação. Registe-se que esta foi a solução praticada no porto de St. Nazaire (França) aquando da largada da regata dos 93 iates participantes na regata Transquadra, que ligou aquela cidade à do Funchal. Naturalmente que uma solução destas acarreta custos que entidades privadas ou clubes desportivos, por si só, não são capazes de viabilizar. De acordo com os elementos que o DIÁRIO recolheu, a Empresa Municipal Funchal 500 anos investiu cerca de 50 mil euros para viabilizar o porto desportivo, valor que não inclui os gastos com o pessoal, que a autarquia disponibilizou.

Embora muitos reclamassem da 'MarinaFunchal' que fosse ela capaz de encontrar soluções para acolher as regatas internacionais, a verdade é que o valor investido equivale à estadia de 2.840 barcos, ou seja mais do que as marinas da Região registam por ano, correspondendo, por exemplo, à estadia de 400 barcos durante uma semana, com uma diária de 17,60 euros. O esforço da Funchal 500 Anos ganha ainda maior revelo quando se sabe que investiu 65 mil euros na Transquadra e perto de 40 mil euros na Regata Internacional Canárias-Madeira, um valor superior ao que a Região investiu na mais importante regata internacional que passou pela Região, a Transat 6,50 (20.000 euros).

UM PAQUETE NO PORTO

O porto do Funchal recebe hoje a escala do paquete 'Ocean Majesty', o qual é procedente de Vigo e que tem chegada anunciada para as 11.30 horas, com cerca de 400 turistas a bordo. Ao final da tarde, pelas 18 horas, o paquete zarpa do Funchal com destino a La Palma, sendo de referir que o seu agenciamento para a Madeira está a cargo da Navegação Blandy. Como curiosidade é de referir que este navio está registado no Registo Internacional de Navios da Madeira.

DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #289 ·
'Portos SA' quer impedir trespasses na marina
APRAM DETERMINA UMA REVISÃO DOS ESTATUTOS E NOVO HORÁRIO DE ABASTECIMENTO
Data: 12-09-2008



O novo Conselho de Administração da Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) esteve reunido com os responsáveis da 'MarinaFunchal'. Uma reunião que estava agendada e que de acordo com o novo presidente é sequência do desejo da nova administração "de desenvolver contactos com diversas entidades, no sentido de auscultar os responsáveis pelas mesmas, numa actuação e colaboração conjuntas que pretendem contribuir para a melhoria do sector portuário".

Obras na marina em 2009

Falando em concreto da reunião mantida com Rodrigo Cardoso, José Duarte Sousa e José António Gouveia, Bruno Freitas confirma que "foram abordados diversos assuntos pela APRAM, nomeadamente o projecto de remodelação das instalações de apoio à mesma", tendo o novo responsável reconfirmado que este "já está seleccionado na sequência de um concurso público internacional e cujas obras se prevêem iniciar no início do próximo ano".

Não se demitindo de exercer a tutela que lhe é delegada pelo Governo Regional, a APRAM - pela voz do seu presidente - destaca que esta reunião marcou o início de um processo de "colaboração com a 'MarinaFunchal' na definição do conteúdo funcional da infra-estrutura, as condições físicas e de segurança que se pretendem totalmente resolvidas aquando da realização das obras".

Novidade acordada nesta reunião é a que diz respeito ao horário de funcionamento do posto de abastecimento, que Bruno Freitas assegura "ter ficado acordado estender até às 17.30 horas".

Embora esta seja uma boa novidade, a verdade é que a solução acordada volta a servir mais os interesses da MarinaFunchal do que os empresários do sector, que reclamam a abertura da bomba de abastecimento mais cedo, permitindo a operação até às 10 horas, altura em que iniciam os circuitos turísticos que se repetem ao longo do dia, não havendo grande vantagem nas duas horas e meia de prolongamento entretanto acordadas.

Revisão do regulamento

Processo que promete polémica, a APRAM terá acertado com a empresa responsável pela gestão da Marina do Funchal a "revisão do regulamento de utilização da marina", não se coibindo Bruno Freitas de assumir que o objectivo é "evitar especulações sobre a gestão dos espaços da Marina do Funchal".

Ou seja, a tutela não está mais disposta a assistir à venda de lugares que não sendo propriedade dos utentes, vêm sendo vendidos como se fossem, sem que a 'MarinaFunchal' e mesmo a APRAM tenham uma palavra a dizer.

Curioso é registar o facto de os actuais regulamentos em vigor terem sido aprovados pela APRAM, sob proposta do concessionário. Um documento que é já antigo, que chegou a ser alterado em alguns detalhes, mais recentemente, mas que agora parece ter os dias contados.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #290 ·
Obras da Gare Marítima em reavaliação
HOUVE pressa em encerraras lojas mas a obra da Gare Marítima está parada
Data: 12-09-2008

Bruno Freitas, presidente da APRAM, garante que "não existem quaisquer impedimentos legais à execução da obra de construção da Gare Marítima. O contrato de empreitada está devidamente assinado e a obra iniciada". Para o novo responsável dos 'Portos', "as obras estão programadas para decorrerem de Junho 2008 a Dezembro de 2009", não confirmando por via disso qualquer dificuldade ou impedimento na execução da mesma, ainda que o DIÁRIO possa assegurar que há várias semanas não existem trabalhos no terreno.

Para essa situação terá contribuído, ao que apurámos, a circunstância do consórcio responsável pela construção ter solicitado ao dono da obra mais tempo para realizar estudos de sustentação do edifício a implantar, verificando o nível de segurança das estruturas do molhe.

Bruno Freitas fez, aliás, questão de realçar "que a postura da administração da APRAM tem sido idêntica à que tem assumido em todos os assuntos que lhe dizem respeito e, neste sentido, os agentes de exploração têm sido ouvidos e têm prestado os seus contributos quanto à futura funcionalidade da mesma, o que, efectivamente, é fundamental num processo desta natureza, em que é preciso atender às acessibilidades e às facilidades que os passageiros em trânsito devem encontrar".

O DIÁRIO sabe, contudo, que no dia 16 deste mês está agendada para o Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal a segunda audiência do processo cautelar entreposto pela Sociedade Manuel & Filhos Lda, na sequência do que considerou a "remoção coerciva dos equipamentos que tinha no bar que explorava na Pontinha (Atraka's)".

Sem confirmação oficial , o jornalista apurou que a APRAM evoca que não recebeu nenhuma informação durante a manhã em que foi entreposto o procedimento cautelar, que por si impediria o fecho do referido bar, enquanto o empresário ostenta uma prova que os 'Portos' foram notificados, durante essa manhã, do processo cautelar. A situação da obra (parada) será outro dos argumentos a evocar.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #291 ·
EM SETEMBRO
Viagens para o Porto Santo mais baratas
Data: 13-09-2008



Viajar de e para o Porto Santo está mais barato. De acordo com a informação obtida, os agentes de viagem foram informados pela Porto Santo Line que o valor da taxa de combustível baixou 26% a partir de 1 de Setembro, pelo que os passageiros pagam sobre o valor do bilhete 3,69 euros - em cada viagem - e não os 4,99 que vinham pagando. Tal como temos vindo a escrever, o cálculo da sobretaxa de combustível a aplicar tem como pressuposto que a Porto Santo Line só a cobra quando o preço do barril de petróleo é superior a 80 dólares, razão pela qual o cálculo é feito mensalmente.

Desde que foi introduzida, a taxa de combustível subiu de 0,55 euros em Março para 4,99 em Agosto, verificando-se subidas em Abril (1,89), Maio (2,06), Junho (3,12) e Julho (4,26).

A descida agora conhecida é a primeira nestes últimos cinco meses e permite que os passageiros paguem por um bilhete de ida e volta menos 4,6% do que pagavam, com a passagem a custar 57,48 euros, menos 2,6 euros do que em Agosto.

A título de curiosidade refira-se que um casal que leve o carro para o Porto Santo paga 214 euros, quando há um mês teria de desembolsar 265. Já um grupo de 4 pessoas, com carro, consegue economizar 80 euros. Quanto às tarifas e tendo em consideração que o produto que é o mais vendido é o de ida e volta, em dias diferentes, o preço é actualmente de 50,10 euros - sem taxa de combustível - estando previsto e a partir de 1 de Outubro a sua redução para 40,95 euros, o que significa que as tarifas de Inverno são 18,3% inferiores às praticadas na chamada época alta.





DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #292 ·
Lisboa ultrapassa a Madeira no turismo de paquetes
PORTO DO FUNCHAL REGISTA SUBIDA DE 25% DE TURISTAS MAS DEIXA DE SER LÍDER NACIONAL
Data: 13-09-2008

(Durante anos a Pontinha era o porto que mais paquetes recebia.

O Porto do Funchal perdeu em Agosto, pela primeira vez na história, a liderança entre os portos nacionais ao nível do movimento de paquetes e turistas. Isto apesar de ter crescido nos primeiros oito meses deste ano.

Segundo elementos apurados, até Agosto o Porto do Funchal registou 135 escalas, o que representou mais 2% que no período homólogo do ano anterior. O aumento de apenas três escalas não explica, por ser turno, o muito significativo crescimento do número de passageiros que passaram pela Pontinha, que nos primeiros oito meses deste ano representaram mais 25% do que no período homologo de 2007.

A passagem de novos navios, a circunstância destes serem maiores, com uma arqueação bruta superior e como tal com capacidade para transportar mais passagens justifica a vinda de 208.435 passageiros-turistas.

Se durante as últimas décadas o Funchal foi o porto português como maior movimento de navios de cruzeiro e consequentemente de turistas, esse estatuto foi perdido para o Porto de Lisboa.

No conjunto dos oito meses de Janeiro a Agosto, Lisboa registou a presença de 185 navios de cruzeiro e 239.412 passageiros, praticamente o mesmo número de todo o ano 2005 (239.542), embora com menos escalas (251 em 2005), o que mostra a evolução para navios de maior porte, movimento que igualou o total do ano 2005, que foi o quarto melhor ano da década.

O crescimento em relação aos primeiros oito meses de 2007 foi de 55%, o que equivale a mais 84.943 passageiros e mais 46 escalas, que registaram um aumento de 33,1%.

Sendo a época forte do turismo de paquetes aquela que vai de Outubro até ao final do ano, o Porto do Funchal tem previstas 144 escalas, um número superior às previstas pelo Porto de Lisboa (121), o que poderá permitir à Madeira voltar a ter o porto português com maior movimento de paquetes e turistas de cruzeiro.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #293 ·
28% traz automóvel
FERRY CANÁRIO TRANSPORTARÁ ESTA SEMANA 1.584 PASSAGEIROS E 454 VIATURAS
Data: 13-09-2008

(O 'Volcán de Tijarafe' tem no transporte de automóveis um segmento importante das suas vendas. )

A exemplo do verificado nas últimas 14 semanas, o porto do Funchal acolhe hoje, pelas 8 horas, mais uma escala do ferry canário 'Volcán de Tijarafe. O navio, que iniciou esta viagem em Tenerife e realizou, na tarde de ontem, uma escala no porto de Las Palmas, para então rumar ao Funchal, prossegue depois viagem para Portimão, quando forem 10.30 horas.

Dos passageiros embarcados em Canárias, 308 concluem no Funchal a sua viagem enquanto os restantes 77 prosseguem viagem rumo a Portimão. Já no que respeita ao número de viaturas, o navio trás de Canárias para o Funchal 82 automóveis, entre os quais algumas caravanas. Em trânsito para Portimão seguem outras 43 viaturas.

Esta ligação marítima entre a Região e Portimão continua em alta, pois no porto do Funchal embarcam 486 passageiros e 105 viaturas. Ainda segundo conseguimos apurar, regressam hoje a Portimão nove camiões, os quais trouxeram neste mesmo navio, na semana passada, material diverso de torres para os aerogeradores do parque eólico.

O regresso do 'Tijarafe', de Portimão para o Funchal, terá lugar na próxima segunda-feira, com o navio a viajar com 552 passageiros, dos quais 483 concluem viagem na Madeira.

Ao nível das viaturas, destaque-se que o navio desembarcará na Pontinha 135 viaturas ligeiras, um autocarro, dois atrelados com carga rodada e 20 automóveis novos (carga). Para Canárias, continuam viagem, e desde Portimão, 69 passageiros mais 32 viaturas, sendo de referir que no Funchal embarcam outros 161 passageiros (81 Tenerife e 80 Las Palmas) e 34 viaturas. O ferry chega de Portimão às 9.30 horas e zarpa para Tenerife às 19 horas, sendo de realçar que todos os serviços de agenciamento deste navio para a Madeira estarão a cargo da Via Oceano, Lda.

Ainda para o dia de hoje, de referir que dará entrada hoje, pelas 18 horas, no porto do Caniçal, o navio de carga geral de bandeira Panamense 'Hannes', o qual é procedente de Laayoune (Marrocos) e que transporta nos seus porões cerca de 3.250 toneladas de areia amarela para a praia de Machico.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #294 ·
Iberojet Cruceros reposiciona o navio de cruzeiros para a área da Madeira e Canárias
Grand Voyager passa a fazer escala semanal no Funchal

A empresa espanhola Iberojet Cruceros, do Grupo Carnival, decidiu reposicionar este rápido navio de cruzeiros para a área da Madeira e Canárias, fazendo cruzeiros à partida de Málaga e Tenerife.



O navio de cruzeiros Grand Voyager passa a fazer escala semanal no Funchal nos meses de Novembro e Dezembro próximos. A empresa espanhola Iberojet Cruceros, do Grupo Carnival, decidiu reposicionar este rápido navio de cruzeiros para a área da Madeira e Canárias, fazendo cruzeiros à partida de Málaga e Tenerife.
O navio larga de Málaga em direcção a Casablanca, fazendo depois escalas nas ilhas de Lanzarote e Tenerife. Segue-se escala no Funchal, às sextas-feiras, antes do regresso ao Mediterrâneo com passagem por Tânger e Málaga.
Os primeiros planos indicavam que o Grand Voyager deveria estar baseado nas Caraíbas, com partida da República Dominicana.
Entretanto a empresa decidiu alterar a programação optando por viagens pelas ilhas atlânticas da Europa. O aumento dos combustíveis e a concorrência na Europa terão estado na origem desta alteração.
Entretanto, em 2009, o navio Quest for Adventure passa a operar para uma nova empresa, mas não inclui a Madeira em nenhum dos seus itinerários. O actual Astoria faz o primeiro cruzeiro para a Saga em Julho de 2009, operando no norte da Europa, Mediterrâneo e Médio oriente. Em Portugal, Lisboa será um dos portos da temporada inaugural.
Por sua vez, o navio Maxim Gorky, que deixa a Phoenix Reisen a 30 de Novembro, vai operar para a Orient Lines, passando a chamar-se Marco Polo II. Infelizmente, a Madeira também não está incluída nos primeiros cruzeiros deste paquete de 1969, nem na viagem transatlântica da Europa para a América do Sul, feita via Canárias.
De salientar que as novas regras de segurança (da SOLAS) a bordo e o sistema de propulsão do Maxim Gorky, perante o elevado consumo de combustível, ameaçavam a retirada do navio do mercado de cruzeiro e possível venda para sucata. Entretanto, com o novo rumo da Orient Lines, concretrizou-se o contrato de operação do navio, que terá agora uma nova carreira como Marco Polo II, operando sobretudo para o mercado norte americano e inglês.




Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #295 ·
O navio apenas permanecerá ao largo, e por poucas horas
Saga Ruby faz escala no Funchal para assistir ao Fim-de-Ano



Além do Saga Ruby, vão estar no Funchal na noite de São Silvestre os navios e AidaBella, Albatros, Balmoral, Oriana, Princess Danae e Van Gogh. Tal como na última passagem de ano, há ainda a possibilidade do Costa Serena fazer escala a 31 de Dezembro


O navio de cruzeiros Saga Ruby, da Saga Cruises, junta-se a 31 de Dezembro deste ano à frota de paquetes que vai assistir ao espectáculo do fogo de artifício da noite de São Silvestre na baía do Funchal. O navio apenas permanecerá ao largo, e por poucas horas, chegando à Madeira ao fim do dia vindo de Lanzarote.
Logo após a meia-noite o Saga Ruby parte com destino a Lisboa. Uma curta visita no mesmo cruzeiro, com partida de Southampton a 17 de Dezembro, em que o ex-Caronia, ex-Vistafjord, faz escala no Funchal a 24 de Dezembro, onde regressa de passagem quando rumar a norte já na fase final desta viagem de Natal e Fim do Ano.
Além do Saga Ruby, vão estar no Funchal na noite de São Silvestre os navios e AidaBella, Albatros, Balmoral, Oriana, Princess Danae e Van Gogh. Tal como na última passagem de ano, há ainda a possibilidade do Costa Serena fazer escala a 31 de Dezembro, caso altere o itinerário, ou seja, seja procedente de Casablanca e não de Tenerife seguindo então para as Canárias, num percurso inverso ao que é normalmente efectuado.




Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #296 ·
'Tommy' registado
Registo internacional de navios da Madeira inscreve mais um megaiate
Data: 16-09-2008


( Este iate apesar de ter antes o registo nas Bahamas já era propriedade de uma sociedade registada na Madeira. )

Encontra-se atracado no porto do Funchal o megaiate 'Tommy', numa escala considerada de reabastecimento mas que tem como principal objectivo a transferência do seu porto de registo.

Paulo Camacho, da Comissão Técnica do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) explicou ao DIÁRIO como está a decorrer esta alteração, referindo que "o processo de registo deste navio iniciou-se nos últimos dias do mês de Julho, através de um contacto directo do armador com esta comissão técnica. Nessa data, e depois da mesma ter procedido à avalização da proposta de registo, deliberou aceitá-la, pelo que o proprietário foi devidamente informado sobre quais os procedimentos necessários para o efeito. Em concreto tratava-se apenas de uma transferência de registo, pois a embarcação apenas pretende mudar o porto de registo de St John (Bahamas) para o porto de registo Madeira, não havendo transmissão de propriedade (venda). Curiosamente o navio, ainda com registo nas Bahamas já era propriedade de uma sociedade registada na Madeira", disse.

Quanto às próximas fases do processo, aquele responsável acrescentou: "Oarmador já nos habilitou com documentação jurídica suficiente para efectuar um registo provisório, contudo estão em falta alguns aspectos de ordem técnica, nomeadamente a programação dos equipamentos de socorro, rádio balizas equipamentos de comunicações de acordo com os códigos atribuídos, também a afixação do novo porto de registo MADEIRA quer no casco quer nos equipamentos de salvação.

De salientar que para a transferência de registo para o MAR, não há necessidade da embarcação ou navio se deslocarem à Madeira, pois a mesma pode ser efectuada em qualquer porto do mundo e é, sempre, precedida de uma vistoria inicial para registo. Em suma, logo que a embarcação confirme os aspectos técnicos, o armador solicitará a vistoria para registo à comissão técnica. Se esta for conclusiva, como se espera, serão emitidos documentos de registo provisório e a embarcação passa a ter nacionalidade Portuguesa e Porto de registo Madeira", concluiu.

DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #298 ·
Pesca desportiva: Campeonatos regionais tiveram já a ronda inaugural
Arrancou a temporada


A época da Pesca Desportiva na Madeira teve já o seu início. No passado fim-de-semana, em acção estiveram os sub’16 e os sub’21 masculinos, bem como as sen horas. Já no próximo domingo, arranca o regional de clubes.


Luís Freitas, do Grupo Desportivo Alma Lusa e Rodrigo Basílio do Clube de Tiro, Caça e Pesca da Madeira/Furabardos, lideram os Campeonatos Regionais de Juniores Sub16 e Juniores Sub21, respectivamente, após vencerem a primeira prova que se disputou domingo no Paúl do Mar.
A prova no escalão Sub16 contou com 12 pescadores e no escalão Sub21 com sete, que entre as 10h00 e as 14h00 capturaram um total de 6485 gramas de peixe nos Juniores Sub'16 e 1639 nos Juniores Sub'21. Quanto ao maior exemplar pesava 892 gramas e foi fisgado pelo Luís Freitas.
A classificação geral está assim ordenada após a 1ª prova:
Juniores Sub16 — 1.º Luís Freitas (Alma Lusa), 1766 gramas, 1 ponto; 2.º Nuno Jesus (Naval do Funchal), 1202 gramas, dois pontos; 3.º Henrique Melim (Amadores Pesca Madeira) 576 gramas, três pontos.
Juniores Sub21 — 1º Rodrigo Basílio (lube de Tiro, Caça e Pesca da Madeira/Furabardos) 345 gramas, 1 ponto; 2.º Paulo Lucas (CDC do Porto Moniz) 307 gramas, 2 pontos; 3.º Jorge Freitas (CD Garachico), 194 gramas, três pontos.


Lúcia Abreu vence nas senhoras

Também no domingo, no Paul do Mar, disputou-se a 1.ª prova do Regional de Senhoras, tendo consagrado vencedora Lúcia Abreu, do Iate Clube de Santa Cruz, com 995 gramas de pescado, somando 1 ponto. A segunda posição é ocupada pela atleta Cecília Camacho, do Grupo de Amadores de Pesca Desportiva da Madeira, com dois pontos e 986 gramas de pescado. Na terceira, com 749 gramas de pescado, está Maria Sousa (Naval do Funchal). A prova contou com 11 pescadoras que capturaram um total de 5677 gramas de peixe, pesando o maior exemplar 111 gramas, capturado por Maria Sousa.
Para o próximo domingo está agendada a primeira prova do Campeonato Regional de Clubes que será disputada no Paúl do Mar a partir das 10 horas. Inscritos neste campeonato da Madeira estão 16 clubes regionais.





Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #299 ·
GR remove barco 'plantado' há quatro anos
governo convence tribunal a autorizar a saída do 'BAÍA DO PAUL' da praia do Caniçal
Data: 18-09-2008



A embarcação de pesca 'Baía do Paul' foi ontem retirada da praia da vila do Caniçal. Uma pretensão há muito desejada pela população local, que utiliza esta praia com frequência.

A manobra fez agrupar muita gente nas proximidades da praia, que assistia e comentava a retirada da embarcação, o que para muitos pecou por tardia. A operação, de difícil execução, dada a dimensão da embarcação, fez destacar para o local uma grua móvel e um camião.

O caso remonta a Agosto de 2004, quando um incêndio deflagrou na embarcação, tendo destruído irremediavelmente todo o interior. Durante a intervenção dos bombeiros, o barco foi varado provisoriamente na praia da vila do Caniçal, onde esteve até ontem.

Este assunto chegou à barra do tribunal, com o proprietário José Agrela Menezes a aguardar o desfecho de um processo de indemnização. Esta foi a razão pela qual a embarcação ainda não tinha sido removida daquela praia, nem desmantelada, que seria o destino mais que provável. O 'Baía do Paul' foi entretanto enviado para um terreno nas imediações do Campo de Futebol do Caniçal.

O presidente da Junta de Freguesia do Caniçal, João Daniel, estava no local a comandar as manobras. Explicou que foi a Secretaria Regional do Equipamento Social a tomar aquela deliberação. Uma decisão com a qual concorda, uma vez que aquela é uma praia muito frequentada. "Aquela é uma praia de calhau à moda antiga, onde os miúdos e a população vão tomar banho", disse.

Historial de problemas

Aquando do incêndio na embarcação, esta já era muito conhecida na vila do Caniçal pelos problemas frequentes que registava.

A 18 de Janeiro de 2004, o DIÁRIO publicava que o 'Baía do Paul' tinha estado em risco de se afundar, devido a fissuras no casco, que permitiram a entrada de água até à casa das máquinas.

Ao que foi apurado na altura, o problema estava relacionado com a deficiente reparação do painel da popa. Quatro meses antes, a mesma embarcação tinha estado em risco de afundar, quando esse painel caiu, deixando entrar grande quantidade de água. O proprietário tentou responsabilizar o estaleiro por estas falhas, mas recusou adiantar muito mais.

Tribunal autoriza a remoção

O gabinete do secretário regional do Equipamento Social confirmou que a operação esteve sob a sua tutela. "Tem a Secretaria Regional do Equipamento Social andado a fazer diligências para intimar o proprietário a retirar o barco daquele sítio, uma situação que se tem revelado problemática, uma vez que se trata de um processo que está em Tribunal".

Uma vez que a secretaria não conseguia resolver esta situação, recorreu ao tribunal para que o barco pudesse ser retirado dali, tendo a autorização chegado recentemente. "O barco encontra-se agora num estaleiro da SRES, até que o assunto seja devidamente resolvido em tribunal" explica a secretaria.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #300 ·
Mais megaiates na Madeira
REGIÃO NA ROTA DOS MEGAIATES NO DECORRER DAS TRAVESSIAS DO ATLÂNTICO
Data: 18-09-2008





Nos últimos três dias, o porto do Funchal acolheu um igual número de megaiates, os quais aproveitam a excelente posição geográfica da Região para procederem às necessárias escalas técnicas de reabastecimento e descanso das respectivas tripulações.

Com efeito, estes luxuosos navios que no decorrer do Verão que agora termina, estiveram posicionados no Mediterrâneo, realizando viagens charters, encetam agora as suas viagens transatlânticas, rumo às instâncias de luxo das ilhas Baamas e das Caraíbas.

A procura do porto do Funchal para este tipo de escalas tem vindo a aumentar nos últimos três anos, sendo que desde o inicio deste ano, e até à presente data, o porto do Funchal já acolheu 20 escalas destes megaiates, mais nove do que os que praticaram este porto em igual período do ano passado.

Quanto ao 'Princess K II', o mesmo atracou anteontem na pontinha, termina esta sua escala hoje, às 16 horas, sendo que o mesmo iniciou esta sua viagem em San Remo (Itália) e tem como destino final as Bermudas. Avaliado em cerca de 27 milhões de euros, este sumptuoso iate foi construído em 1999 no estaleiro naval holandês Van Lent e totalmente remodelado em 2005. Das suas principais dimensões, destacamos que o mesmo mede 47,50 metros de comprimento por 8,90 metros de largura. Ao nível da sua lotação, o mesmo prevê o embarque de 12 convidados, servidos por uma tripulação constituída por nove elementos.

Para os momentos de ócio, os convidados podem usufruir de vários equipamentos náuticos existentes a bordo, tais como: caiaques, motas de água, prancha à vela equipamento de pesca grossa e de mergulho com escafandro.

Já no que respeita ao movimento de navios no porto do Caniçal, de referir as presenças dos porta contentores 'Apolo' e do 'Port Douro', os quais são procedentes de Lisboa e que têm chegadas previstas para as 11 e as 17.30 horas, respectivamente. De regresso à Região está, também, o navio cimenteiro 'Ponta São Lourenço', o qual praticará o Terminal dos Socorridos, onde é aguardado pelas 16.15 horas de hoje. Concluídas as operações de descarga naquele Terminal, este navio prossegue viagem rumo ao porto de Abrigo do Porto Santo, de onde parte para Setúbal.


DNoticias Madeira
 
281 - 300 of 1797 Posts
Top