SkyscraperCity banner

Concordas com a Caça à Baleia ?

• Sim, sem qualquer problema...

Votes: 1 7.7%
  • Sim, se for controlada mediante a população de baleias.

Votes: 5 38.5%
  • Não, Nunca ... só os bárbaros é que fazem isso.

Votes: 7 53.8%
  • Não sei, não tenho opinião

Votes: 0 0.0%
1 - 20 of 61 Posts

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 ·
a noticia não é de agora mas é interessante, espero k não se lembrem de permitir a pesca á baleia nas nossas aguas, embora se "entenda" a ideia desta tomada de medida duvido mto que vá ajudar em algo em termos de conservação e redução da caça ou que sejam cumpridas quotas.

Em troca de mais protecção aos cetáceos

22.06.2009 - 19h52 Ricardo Garcia
Portugal admite o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos. Aproximar as posições pró e contra a caça à baleia é a postura que o país está a manter na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que começou hoje no Funchal, Madeira.

O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, apelou à flexibilidade, como forma de resolver o conflito interno em que a CBI está mergulhada há anos. “Uma solução só pode ser encontrada se ambos os lados estiverem disponíveis para fazerem concessões e para aceitarem que o resultado final não será perfeito para nenhum dos lados”, disse Nunes Correia, num discurso na abertura da conferência.

Portugal, por sua parte, estaria disponível para aceitar a reintrodução da caça à baleia a partir de cidades costeiras – como o Japão tem reivindicado nos últimos anos. Mas, em troca, exigiria um reforço de algumas medidas de conservação e a redução da caça feita ao abrigo de programas científicos, com os quais o Japão mata centenas de baleias todos os anos, sobretudo na Antárctida.

Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, só fará sentido um pacote que resulte em mais protecção para as baleias. “Estamos disponíveis para trabalhar nisso”, disse ao PÚBLICO.

No seu discurso de hoje, o ministro do Ambiente também disse que Portugal está disponível “para ouvir, para promover o entendimento e a confiança, para chegar a um compromisso”.

A caça comercial à baleia – que colocou algumas espécies de cetáceos à beira da extinção – está suspensa por uma moratória desde 1986. Dividida entre países que defendem e que contestam a proibição, a CBI está a tentar evitar o seu próprio colapso.

A reunião da Madeira, porém, não vai ser conclusiva. A discussão sobre o seu futuro vai continuar por pelo menos mais um ano.

Nunes Correia defendeu, hoje, que o debate seja feito também a nível ministerial. Até agora, os países estão representados nas reuniões da CBI por comissários.

Organizações não-governamentais protestaram hoje contra a caça à baleia. A Greenpeace defende que os esforços sejam dirigidos a uma estratégia para recuperar as populações de baleias a níveis anteriores à indústria baleeira. A Sea Shepherd Conservation Society protestou, à porta da conferência, contra os programas de caça científica do Japão.

Já a World Society for the Protection of Animals contesta um pedido da Dinamarca para maiores quotas de caça aborígene na Gronelândia. Segundo os ambientalistas, a carne dessa caça acaba por ser vendida em supermercados.

PUBLICO

·
Registered
2,699 Posts
nao sei como se resolverá este problema! mas os paises mais descarados sao sem dúvida a Noruega e o Japao.

Enfim eu nao estou a favor, pq primeiro existe o argumento das quotas e depois vem as desculpas e o mercado negro e os contornos de lei. Só aqueles povos que dependem unicamente da caça à baleia (ou seja os aborigenes) deviam ser os unicos com licença para tal. Todos os restantes povos industrializados e com alternativas deveriam ter esta práctica proibida e senao boicote oficial a todos os seus productos. É um problema mundial! A diversidade genética do nosso planeta é um património de todos.

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Espero que não autorizem... seria um passo atrás na luta pela conservação daquela espécie...

(foto do meu irmão tirada nos Açores)

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #4 ·
nos Açores desde 1984 k é proibido caçar baleias, tenho é duvidas se alguns paises não as pesquem nas nossas aguas territoriais á sucapa, são verdadeiras máfias que organizam esta rapina...

·
Registered
4,551 Posts
sim... por ex: na Gronelandia, em qualquer caso é caça tradicional e nao com barcos industriais....
Não faço ideia se caçam ou não baleias na Gronelândia, mas nos Açores também não caçavam com barcos industriais. Eram até barcos muito rudimentares.

·
Registered
4,551 Posts
No caso das baleias recuperarem a população, não vejo mal em voltar a caçar-se baleias nos Açores. Se vem que com mais moderação.

·
Registered
2,699 Posts
Nao concordo Costa! Mas neste aspecto nunca pensámos da mesma forma. Acho que se deve partir do principio que a recuperaçao de espécies como as que falámos é muito lenta já que sao animais que vivem muitos anos e que demoram em ser adultos, tb tem um periodo de gestaçao muito longo.
Além disso acredito que devemos ensinar as geraçoes futuras a terem respeito e a estudarem outras espécies inteligentes e sociais de forma a podermos entender-nos a nós mesmos um pouco melhor, portanto a nao ser que de isso dependa a vida humana estou em contra de qualquer morte de qualquer cetáceo e primata.

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
o problema é k não recuperaram o suficiente para garantir uma pesca constante, mto menos uma pesca como a que é praticada de certos paises com navios de grande calado que literalmente sugam baleias :dunno: são animais que foram mto caçados, tem o factor negativo de ter uma taxa de natalidade mto baixa e devido ás migrações de aguas de paises aonde não são caçadas para aguas de paises aonde são caçadas não tem grande hipoteses de aumentar os efectivos, aumentam mas mto lentamente...

não sabia que os aborígenes caçavam baleias...
não são os da Australia :eek:hno:

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Aborígenes são os autóctones da Austrális, os outros são os nativos. Na Gronelândia são os Inhuit.

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #14 ·
tanto se pode usar a designação aborigene como a de nativo para denominar as populações naturais de determinado lugar Lino :yes:

·
Registered
27 Posts
...nos açores temos alternativas... e sinceramente acho que podem ganhar com as baleias aproveitando o turismo....
Concordo!

Um dos pontos fortes do turismo dos Açores é a "caça fotográfica" às baleias.
Não sei até que ponto não se pode ganhar mais com isso do que com o lucro que daria a morte de um animal destes.

·
Registered
11,873 Posts
excelente notícia para a economia nacional :applause:

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #17 ·
sim economicamente é boa noticia, a proibição de caça á baleia nos Açores trouxe mais riqueza com a observação de cetácios que com a caça que se praticava :yes: tens de ir lá observar pa ver LRA...

·
Pexito na Alma
4,236 Posts
Caça à baleia nas nossas àguas é que não!
De toda a maneira defendo as interdições de pesca de baleias, golfinhos, focas, tartarugas marinhas e tubarões. Muitas destas espécies são protegidas e algumas em vias de extinção. Aliàs, Portugal que sempre meteu à frente os oceanos e os descobrimentos, assim como as energias renovàveis, para proteger e alertar para a protecção da biodiversidade, deverà ser dos primeiros a dizer NAO à pesca da baleia. Isto no meu ver claro...!

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Portugal admite o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos

Que contradição tão grande... :eek:hno:

1 - 20 of 61 Posts