SkyscraperCity banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Registered
11,873 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Gulbenkian, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Jardim Botânico e Campo da Batalha de Aljubarrota, são os novos quatro monumentos nacionais.

Esta decisão foi hoje tomada por decreto em conselho de ministros, com o governo a afirmar que estes locais são “património que representa um valor cultural de significado para o país e que deve ser objecto de especial protecção e valorização, no quadro da obrigação do Estado de proteger e valorizar o património cultural”.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o edifício da fundação Gulbenkian, foram ambos distinguidos em 1975 com o prestigiado Prémio Valmor. A primeira, da autoria dos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas é vista pelo Governo como local “que inova decisivamente no plano da concepção do espaço litúrgico, e que se enquadra numa estética neo-brutalista”.

O Jardim Botânico, começou a ser plantado em 1858 no Jardim da Faculdade de Ciências, sendo inaugurado 20 anos depois, em 1878.

Quanto ao campo de Batalha de Aljubarrota (14 de Agosto de 1385), é local de campanhas arqueológicas desde 1958.

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Tive a pouco tempo em Aljubarrota e é de facto interessante.
O museu militar foi alvo de obras e foi totalmente remodelado.
Descobri partes da história de Portugal que desconhecia completamente.

Mas acho que poderiam valorizar um bocado melhor os terrenos envolventes das varias campanhas arqueológicas.

Acho que existe um thread sobre o dito cujo aqui no forum.

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Que Botânico é que foi classificado?

Neo-brutalista... brutal?
E sim, gosto da igreja do SCJ, é moderna e bonita :)

·
the mitty
11,018 Posts
tecnicamente é uma das obras de arquitectura mais interessantes

·
a revolta da francesinha
10,689 Posts
E a ponte D.Luis? ou será que só quando os caixotes do lixo em lisboa forem classificados de monumento nacional é que se vão lembrar de alguns dos mais importantes monumentos existem em Portugal?

·
Registered
11,873 Posts
Discussion Starter · #16 ·
sim, na duque de loulé.

·
Metro Lisboa
8,505 Posts

·
a revolta da francesinha
10,689 Posts
???
Não pode ser! Esta ponte ainda não é monumento nacional?
Estás no gozo ou não é mesmo?
Não percebo nada disto, mas aparece na pagina do IGESPAR.

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74503/
Se reparares, vês que está classificada como "imóvel de interesse público", algo bem abaixo do ranking de "monumento nacional", e nem sei como é com a ponte D.Maria. e muitos outros monumentos muitíssimo significtivos que existem no Porto, e certamente noutros locais.

Depois vês a lista de património classificado e o Porto tem uma expressão muito modesta....

Eu acho bem que se classifiquem esses espaços e edificios em Lisboa... mas nunca antes da D.Luis, da Casa da Música, e outros edificios bem mais expressivos no contexto português. Ainda vou abrir um thread com isto...

1 - 20 of 22 Posts