SkyscraperCity Forum banner

Português continua a ser director do Aeroporto Internacional de Macau

2243 Views 12 Replies 4 Participants Last post by  Barragon
Na última semana, o director do Aeroporto Internacional de Macau, Carlos Seruca Salgado, foi convidado para permanecer no cargo por mais três anos e admitiu que a prioridade será «reorientar o aeroporto para a nova realidade económica» do território, noticiaram ontem o ‘Expresso “on line”’, o ‘Público’ e o ‘Diário Económico’

Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA, uma das empresas que integra a ADA – Administração de Aeroportos, esteve em Macau e anunciou também aos jornais portugueses que a renegociação da concessão da administração do aeroporto será iniciada a partir de 2007, mas que «o memorando de cooperação com a China poderá levar a um protocolo entre a Companhia do Aeroporto de Macau e a ADA para outros aspectos, como novas rotas ou marketing aeroportuário». Com a concessão a terminar em 2009, Guilhermino Rodrigues revelou que «foi manifestada disponibilidade para continuar e o Governo de Macau também adiantou que gostaria que a gestão da ANA continuasse».

Confirmando o que já tinha sido noticiado, o responsável disse ainda que empresa responsável pela gestão dos aeroportos portugueses vai também formar técnicos, em número ainda indeterminado, para infra-estruturas aeroportuárias na China. Segundo as notícias dos jornalistas que assinalam terem estado em Macau a convite da própria ADA, o protocolo de formação com o Governo chinês será assinado no próximo dia 28 e prevê o intercâmbio de profissionais entre os dois países.

Em Macau, o presidente da ANA, Guilhermino Rodrigues, disse ainda que a empresa «prevê fazer dois cursos já este ano, um deles na Mongólia interior». A par da gestão aeroportuária, os técnicos chineses deverão ainda receber formação ao nível dos sistemas de qualidade e da protecção ambiental, à semelhança do que já foi feito com as entidades de controlo de tráfego aéreo chinesa e japonesa.

As necessidades da China estão sob a mira da ANA e o presidente da gestora aeroportuária considera que a assinatura do protocolo poderá abrir portas a outras parcerias, sobretudo em Macau.

IN Ponto Final Macau


;) Boa notícia para a aviação nacional!
See less See more
1 - 13 of 13 Posts
...mas à boa maneira tuga falta contar o resto!!!!! :D

Guilhermino Rodrigues, presidente da empresa portuguesa de gestão de aeroportos ANA, é por cá um ilustre desconhecido. Macau deve também ser-lhe estranho e, simultaneamente, pouco considerável

Veio o presidente da empresa que tem papel de relevo na administração do aeroporto de Macau ao território acompanhado de três-jornalistas-três de Portugal. Assim como veio, foi-se: incógnito. No regresso da comitiva a Lisboa, então, deram-se os jornalistas-convidados ao trabalho de noticiar alguns factos relativos ao aeroporto de Macau que nós por cá ainda desconhecíamos. O mais relevante deles é a garantia de prolongamento de mandato de Seruca Salgado à frente da ADA – Administração de Aeroportos. Algo que, não sendo surpreendente, constitui notícia pelo facto de nunca ter sido anunciado na forma como agora chega de Lisboa.

Se ao presidente da empresa não era exigível o conhecimento da realidade de Macau, aos responsáveis da ADA era imperioso ter explicado ao presidente da ANA que na imprensa em português de Macau há profissionais que falam português. Admite-se que, no seu desconhecimento, Guilhermino Rodrigues tivesse pensado que por cá o pátua fosse língua corrente e, com medo de fazer má figura ou ser mal interpretado, tivesse escolhido os jornalistas portugueses para fazer passar a mensagem. Só assim admite a sua presença, clandestina, no território.

À ADA, no entanto, é imperdoável não lhe ter explicado que andam por cá profissionais que, bem ou mal, servem durante o resto do ano para fazer passar as mensagens que a própria empresa considera convenientes. De Guilhermino Rodrigues não se poderia querer muito mais que o prazer de o conhecer. A Seruca Salgado exigia-se ter convocado a comunicação social de Macau, já nesta semana (depois do regresso dos jornalistas de Portugal), para nos dizer, de viva voz, o que lhes tinha dito a eles.

Assim, o que parece é que a ANA só está em Macau para levar as patacas e mostrar lá na terrinha que até sabem fazer negócios da China. Isso se irá tirar a limpo agora, na forma como tratarem o anunciado protocolo a assinar em Lisboa.
IN Ponto Final Macau (também...)
See less See more
é boa noticia sim, tem de se rentabilizar o aeroporto k quando acabar o regime especial do territorio o futuro sera incerto.
Arpels said:
é boa noticia sim, tem de se rentabilizar o aeroporto k quando acabar o regime especial do territorio o futuro sera incerto.
E você preocupado... :D :D :D :D QUE RIzADA!! :D
Você esta preocupado com o que vai acontecer daqui a 44 anos?
estou sim, o pais pode de repente ter de receber alguns poucos milhares de Portugueses refugiados de la e não tem estruturas para isso!!
Não se preocupe.
tenho de preocupar, não se esqueça k um dos grandes erros deste pais foi a descolonização mal feita em Africa e a posterior inclusão de mtos descolonizados na função publica como pagamento de um erro de um grande fascista chamado Salazar, ainda hoje todos pagamos pelo mesmo erro ;)
Na função publica como pagamento? Eu duvido!
Portugues, não sabia que eras director. Parabéns. :jk:

E o que vai acontecer daqui a 44 anos tem que ser avaliado hoje, pois não vai ser em cima da hora que as coisas resolvem. Os nossos pais já cometeram muitos erros connosco, não vamos fazer o mesmo com os nossos filhos.
Portugues said:
Na função publica como pagamento? Eu duvido!
vejo k desconheçe a realidade historica depois do 25 de Abril e os problemas herdados do regime fascista k reinou este pais por umas decadas!!
Aka said:
E o que vai acontecer daqui a 44 anos tem que ser avaliado hoje, pois não vai ser em cima da hora que as coisas resolvem. Os nossos pais já cometeram muitos erros connosco, não vamos fazer o mesmo com os nossos filhos.
Que arauto da desgraça! Você tem um pouco de razão no que diz, mas os chineses e os portugueses só começarão a discutir isso daqui a 20 anos.

Arpels said:
vejo k desconheçe a realidade historica depois do 25 de Abril e os problemas herdados do regime fascista k reinou este pais por umas decadas!!
Amigo Marques Mendes, voc~e é que é muito radical no que escreve, só isso!
não me ponha partidos emcima k não sou partidario, o pais esta mal por mtos terem a sua visão partidaria, embora na realidade o partidarismo Portugues se resuma a alternancia.
1 - 13 of 13 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top