Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 305 Posts

·
Madeirense com Orgulho
36 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Viva Malta!

Venham colocar as vossas ideias e sugestões de projectos que poderiam ser feitos na nossa ilha ;D

·
Madeirense com Orgulho
36 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Estive há pouco tempo em 6 das ilhas do arquipélago dos Açores e achei maravilhoso o facto deles terem muitas hortências nas estradas regionais. Aquilo fica simplesmente fantástico. Além do embelezamento que as hortências dão a essas estradas e às ilhas em si, os próprios corredores destas plantas ajudam a suster a terra/pedrinhas que se soltam e que facilmente sujariam as estradas. Como é que nunca ninguem se lembrou de fazer o mesmo nas estradas da Madeira?

Podem consultar algumas imagens neste link:
http://umaacoriananosul.blogspot.pt/2011/12/as-hortensias-nos-acores.html

·
Madeirense com Orgulho
36 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Pois é! Dantes havia muito mais, não digo por toda a ilha, mas havia muitas hortência! Parece-me ser uma planta que não precisa assim de tanto cuidado e o nosso clima e terra devem ser propícios à esta planta. Acho que era algo que deveriam apostar e duvido que fossem gastar muito com isso, é muito bonito, nós e os turistas ficamos deliciados e é um investimento que não custa milhões.

·
Registered
469 Posts
Eu apostaria numa outra planta, mas essa é uma boa solução. Existe o massaroco, endémico da Madeira. Podia era não ter a função de sustentação como as hortênsias.
Também é uma excelente hipótese. Mas creio que esse tipo de vegetação só se desenvolve a quotas mais elevadas, onde os níveis de humidade são maiores.. A partir dos 800/900 metros creio, mas posso estar enganado...
Não sabendo até que ponto se poderão desenvolver a quotas mais baixas, os novelos (em bom Madeirense :nuts:) são uma boa hipótese, também as tivemos durante muitos anos, mas perderam-se...

·
Registered
777 Posts
Fui pesquisar para me certificar do que o que eu vou dizer está certo. Existem dois tipos de massarocos, o da montanha e o do litoral. Ou seja, penso que era realizável.

Uma outra hipótese são as coroas de henrique, que já as vemos em muitas estradas e levadas!

·
Registered
469 Posts
Fui pesquisar para me certificar do que o que eu vou dizer está certo. Existem dois tipos de massarocos, o da montanha e o do litoral. Ou seja, penso que era realizável.

Uma outra hipótese são as coroas de henrique, que já as vemos em muitas estradas e levadas!
Lapso meu então, peço desculpa. Tinha ideia que o típico Pride of Madeira era mais comum a altitudes mais elevadas.
Sendo assim, acho uma excelente hipótese.

·
Madeirense com Orgulho
36 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Sim, na altura da floração deveria ficar muito bonito mas depois já não creio. Quando falei nas hortênsias é porque pessoalmente gosto dessa planta e porque acho que mesmo sem estar com flor, se mantém bonita. Na verdade não é endémica mas não é uma planta que vá invadir facilmente e roubar espaço às outras plantas. Seja como for, é importantíssimo dar atenção à guarnição das bermas das estradas com muitas flores, se possível com as mais bonitas e que as que não necessitem de muito cuidado.

·
Madeirense de gema
534 Posts
Algo que ha muitos anos luto (e rezo) para que a Madeira tenha atencao nas Estradas Regionais (que ainda existem). Elas precisam tambem de manutencao de pavimento, pintura, limpeza de bermas e principalmente, sinalizacao recente e organizada.

Esta imagem mostra um dos exemplos da sinalizacao em qualquer cruzamento que encontremos nas ilhas acorianas, visto que valorizam os pontos de interesse e as direcoes que tomar em cada cruzamento das estradas regionais.

Ora na Madeira, o Governo esta' a fugir com o rabo 'a seringa porque por exemplo, onde moro na Calheta: A marginal e estrada que passa pela Casa das Mudas, ligando a rotunda do Arco da Calheta ao cruzamento da Estrela era a ER 224, hoje passou aos poucos para. Rua da Serra d' Agua | Avenida D. Manuel I (marginal) | Estrada Simao Goncalves da Camara (p/ Estrela). Este ultimo troco foi recentemente o ultimo da ER 224 passar a Estrada Municipal, mudando a toponimia para Rua. (das Mudas para a Estrela, piso muito irregular pelos sistemas de esgotos)

Ao passar a ser responsabilidade da Camara Municipal, a manutencao e' monetariamente impossivel visto que o Governo pouco ou nada fez ate' agora.

E assim estamos todos entregues 'a bicharada politica.

As antigas estradas madeirenses precisam de melhoramentos para termos melhor conforto e preservacao do nosso patrimonio.

·
CLX88
1,493 Posts
Sem dúvida que a sinalização por toda a ilha têm que ser melhorada. Várias vezes fui abordado por turistas à procura da via-rápida, porque é que não se utiliza a designação VR1 para a indicar tanto nos mapas como nos acessos à mesma? (Bem como com as vias-expresso VE1, VE2 etc..) Bem como as estradas regionais R1, R2, etc...
Não esquecendo as localidades todas muito mal sinalizadas.

·
CLX88
1,493 Posts
Outra ideia era a requalificação da Estrada Monumental a partir da ILMA até Câmara de Lobos.
A estrada está ao total abandono actualmente, esburacada, passeios estragados. Umas simples obras nos passeios, pintar uns muros melhorar a iluminação e alcatrão tornava tudo muito mais agradável. E claro correcta sinalização.

·
Madeirense de gema
534 Posts
Li aqui esta semana publicacoes antigas no Forum e em 2009 (antes da tragedia) havia interesse e investimento por parte da C. M. da Calheta para requalificar todos os Parques de merendas e miradouros do concelho. Seria um grande ponto a favor para valorizar a nossa paisagem madeirense.

Este e' a imagem de marca dos Parques de Merenda e Miradouros na Ilha de Sao Miguel.

A nossa imagem de marca madeirense podia ser:

Sinalizacao de Levadas e Parques de Merendas:

·
Madeirense com Orgulho
36 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Só vão requalificar esse troço quando houver hotéis na zona. lol
Acho que já começa a chegar de hotéis. Gostava de ver o Madeira Palácio e o Savoy Clássico a "bombar" e talvez mais um ou outro. De resto já chega.

Temos é de arranjar formas de captar turistas para ocuparem os hotéis existentes e deixar de construir porque embora bonitos, em demasia também estragam.

De que vale termos muitos hotéis para não serem ocupados? Falências são decretadas, impostos ficam por pagar e trabalhadores no olho da rua.

• Like
Reactions: Vítor1_E7
1 - 20 of 305 Posts