Olá, amigos!

kay:

kay:
Sejam Bem-vindos ao meu thread
"Comemorativo de 04 anos de SSC Brasil!"
Agradeço aos foristas Tito e Manilov pela ajuda que me deram ao confeccionar este thread histórico. Muito obrigado

kay:

kay:
:cheers1::cheers1::cheers1:
Este mês faz exatamente 4 anos de fórum.
Lembro-me como se fosse hoje! Túnel do Tempo – Baú...Relembrando...
Mal sabia postar uma foto, na oportunidade de meu primeiro thread. Na época, perguntava na minha primeira mensagem aqui no fórum: “Alguém tem fotos do último andar da Torre Quixadá”? hehe. Aí, tentei postar uma foto de 1995, tirada lá de cima do prédio que adoro de Fortaleza, mas não conseguia postar de jeito nenhum. Foi aí que contei com a ajuda do BR364 que me ajudou no começo a postar fotos e dos comentários de Ap_Recife, Artibeus, Rafael_szo...que tb me orientavam naquele saudoso primeiro thread
Bom, passados quatro anos, estou reunindo abaixo postais raros e inéditos da cidade amada, Fortaleza (CE).
1-Abro o thread com esta imagem raríssima da beira-mar. Talvez seja uma das mais antigas tiradas de avião ou helicóptero. Data do final dos anos 20. O aeroporto Pinto Martins foi inaugurado em 1930, com o vôo da Panair do RJ-CE. Chamava-se antigamente de “Alto da Balança – do Cocorote”. Um registro raro. Vemos só verde na cidade e cajueiros. Apenas o velho “Farol do Mucuripe” na foto é o único objeto a ser visto, em meio a um horizonte vazio...Talvez a foto foi tirada de um Zepelin, ou pequeno avião (hidroavião).
Crédito: Arquivo Nirez
2-Vemos uma foto atual, de 2008, da beira-mar e sua imensidão de concreto. Crédito: flickr “Universos Paralelos de Can!”
Crédito: flickr “Universos Paralelos de Can”
3-Vista da cidade, início dos anos 40. Postal que tb ilustrou o livro da 2ª edição, de “O Ceará”, do célebre historiador cearense Raimundo Girão.
4-1900. Casa Boris, Alfândega e o antigo porto. Arquivo MIS
5-Praia do Mucuripe, em 1935. Arquivo Nirez (MIS)
6-Pr. do Ferreira, 1960. Arquivo Nirez
7-1960. Imagem rara da Beira-mar, Praia do Futuro e Porto do Mucuripe...Arquivo Nirez
8-Início dos anos 70 num postal raro. Vemos a construção de dois hotéis: Othon, inaugurado em 79 e Beira-Mar Hotel. Poucos carros, opalas circulando...
9-Av. Aguanambi, anos 70.
10-Construção da Av. beira-mar no Mucuripe (dez/1963). Registro raro de “O Povo”.
11-Esse acontecimento nem sabia e fiquei surpreso. Através do livro “Orson Welles no Ceará”, de Firmino Holanda, descobri que Dorival Caymmi atuou num filme “A jangada”, de 1941, rodado no Mucuripe, essa praia fantástica imortalizada por Heitor Villas Lobos, Orson Welles, Elis Regina, Fagner, entre outros. Dorival Caymmi, no papel de um pescador, filme 'Jangada' contracena com Bethsaida, filha de um jangadeiro, diante da camera de Rui Santos, Mucuripe 1941.
Fonte: Estadão.
12-Postal datado de 1987.
13-Centro. Vemos uma das construções da torre da Catedral. Final dos anos 70
14-Beira-mar, metade da década de 80. postal Edicard.
15-Skyline do Centro. Anos 70. Carros coloridos em meio à construção da catedral
16-Postal Av. Bezerra de Menezes, anos 70
17-Pr. do Ferreira e a tranqüilidade dos anos 60.
18-Pr. do Ferreira nos seus primórdios. Final do séc. XIX, início do séc. XX. Crédito: Livro “O retrato da praça”, de Eduardo Campos.
19-O Mucuripe em 1939. Arquivo Nirez, livro “Ah, Fortaleza!”
20-Orla no início dos anos 80. Fonte: Sampaio.
21-Passeio Público na “Fortaleza Belle Époque”, período efervescente que ocorreu em fins do séc. XIX até o final dos anos 20. Arquivo Nirez.
22-Porto do Mucuripe, anos 60. postal Edicard.
23-Aqui o porto hoje, 2008. crédito da foto: flickr “Universos Paralelos de Can”.
24-Pr. do Ferreira, anos 70
25-A pr. José de Alencar, anos 60. Vemos o antigo Hotel Lord, tombado, inaugurado em 1956.
26-Praia do Futuro, início dos anos 80.
27-A mesma praia do Futuro, no início dos anos 70. postal Edicard.
28-Vista do Centro no final dos anos 70. Os prédios com propaganda Coca-Cola eram comuns...
29-Registro raro. Vista no início dos anos 30 c/ o recém-inaugurado Excelsior Hotel que abriu suas portas em dez. de 1931. crédito: “O retrato da praça”, de Eduardo Campos.
30-Vista rara da cidade! No início da década de 70. Vemos ainda dunas no Mucuripe e os poucos carros circulando. Muitas Saudades...postal Edicard
31-Praia de Iracema, final dos anos 20. Arquivo Gerard Boris.
32-Vista do mar e a cidade, em 1927. Fonte: Ofipro. (
www.ofipro.com.br)
33-Areal da antiga Praia do Peixe, hoje Iracema. Registro deste postal: 1910. Arquivo Nirez
34-Bonde circulando no início do séc. XX na Av. Visconde de Cauhype (atual Av. da Universidade). Arquivo Luis Alencar.
35-Álbum de família. Iracema e ponte dos Ingleses. Fonte: 'Arisa Caminha e irmãs', anos 20/30. Livro: "Ah, Fortaleza!"
36-Beira-mar, registro de 1939. Muitos coqueiros e nenhum prédio.
37- 1934. Registro publicado no livro 'Brasil', do fotógrafo Peter Fuss, editado em Berlim, do alto do Excelsior.
37-Volta da Jurema, a volta da “Juju”, em 1935. Quanto verde! Arquivo Nirez.
38-Personalidades visitam a praia do Futuro, ainda pouco freqüentada. Anos 60. Arquivo Nirez.
39-Registro raro, anos 60. Foto tirada do alto do San Pedro Hotel. Vemos a Beira-mar e Catedral. Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, fotógrafo Dílson Martins.
40-O mesmoi ângulo tirado do alto do San Pedro Hotel. A cidade, hoje, em 2008. crédito: forista Manilov.
41-Postal beira-mar, segunda metade dos anos 90.
Arquivo Tito
42-postal da Praia de Iracema, metade dos anos 80.
43-Postal de 1974. Beira-mar e um
opala azul. Saudades deste ano, pois nasci em 1974. hehe
44- postal da Reitoria da UFCE e uma fonte perto da casa da Cultura Alemã. Anos 60/70.
45-Que pena! O castelinho, de Plácido de Carvalho, em 1971. Essa foto foi batida pouco antes de sua demolição, nos anos 70. crédito: (by webshots dougholt2 albums Brazil North Mission, Volume 2 )
46- postal Mucuripe, anos 70, e suas jangadas...
Arquivo Tito
47-Beira-mar, segunda metade dos anos 70. Construção do Esplanada Praia, inaugurado em 1978.
48-Mucuripe, anos 80, desfraldam suas coloridas jangadas
Arquivo Tito
49-postal Vista da "Cidade da Criança" e a igreja Sagrado Coração de Jesus, anos 80.
50-Jangada preparando-se p/ sair nos verdes mares bravios, postal anos 60.
Arquivo Tito
51-Raro registro de inauguração do Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Eusébio, perto de Fortaleza, em 1969. O primeiro autódromo do Nordeste. Crédito: (brazilyellowpages.com/inaugfort.html)
52- O Autódromo em 1971. crédito: (
www.interney.net-blogs/saloma)
53- Termino com essa rara imagem da beira-mar, anos 60. crédito: Manchete.
Muito obrigado,

abs
Se tiver lento, vai clicando em atualizar
p/ carregar todas.