SkyscraperCity banner

1 - 20 of 123 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Alguém tem a lista/sabe onde encontrar a lista de todos os imóveis distinguidos com o Prémio Valmor?
Há 1ns tempos andei à procura disso e não consegui encontrar...:(

·
Les cites obscures
11,115 Posts
Reflex said:
Alguém tem a lista/sabe onde encontrar a lista de todos os imóveis distinguidos com o Prémio Valmor?
Há 1ns tempos andei à procura disso e não consegui encontrar...:(
Eu tenho um catálogo com todos, tem fotos e estado de conservação, etc. Se quiseres um vai ao CIUL (centro de informação urbana de Lisboa) no Picoas Plaza e pede um, são de graça.

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Obrigado, Marco! :eek:kay:

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Prémios Valmor/Municipais de Arquitectura

Bem sei que eventualmente ninguem aqui se interessa tanto por estes premios como eu (se virem 1 maluquinho na rua a dizer "olha, este foi premio valmor em 1900 e troca o passo" provavelmente serei eu, sim!!:D), mas nao resisto a partir este site que me deliciou...:)
http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/008/index.php?ml=1&x=inicio.xml

Tem a lista de, arrisco dizer, todos os premios valmor/valmor e municipais de arquitectura com fotos dos mesmos!!!:banana:

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Curiosamente não fazia a minima ideia de que o Complexo das Amoreiras tinha sido Valmor em 1993... Pensei que o Taveira so tivesse o de '82, das Olaias...

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #7 ·
A cena mais engraçada foi a do Michaelangelo Lambertini que no inicio do seculo XX fez 1 casa inteiramente a pensar no Valmor (era 1 das mais luxuosas da epoca...) e acabou por nao ganhar porque nao quiseram em poucos anos dar 2 valmores ao mesmo arquitecto, ainda por cima estrangeiro...(Nicola Biagli) :D

·
30,728 Posts
Discussion Starter · #10 ·
A serio? Bom, nao é dos mais conhecidos e está 1 pouco escondido pelas arvores... (que desce a Avenida, fica do lado direito, numa transversal...) Funciona lá 1 departamento da CML, creio que o de reabilitação urbana... Ao lado tem outro igualmente fantastico que está agora a ser recuperado...:)

·
braaaap all day!
Lss911
4,712 Posts
3 reflex e mass!! Aliás eu estou constantemente a olhar a arquitectura à minha volta! Ate já refilam comigo! Os prémios valmor são sempre interessantes! E conheço bem a história e vencedores ao longo dos tempos.
Actualmente julgo que se poderia recuperar o Premio Valmor com toda a sua pompa e circustância!

Prémios Valmor destruídos já são uns quantos...na Alameda das Linhas Torres está um dos meus preferidos em autêntica ruína...:(

·
braaaap all day!
Lss911
4,712 Posts
O de 1911 é muito bonito (vejo-o frequentemente) e é no mais puro estilo eclético by ventura terra!

Também gosto deste! Um modernismo bem precoce para Portugal (1931) e de influência bauhausiana muito evidente!

·
Whatever
45,866 Posts
adoro isto:

"Em 1923 o Prémio Valmor foi atribuído a um edifício de habitação (29) sito na Av. da República, 49 com projecto da autoria de um dos arquitectos da nova geração, Pardal Monteiro (1897-1957), sendo Luís Rau o seu proprietário.
Resistindo à renovação da Avenida este edifício surge apertado entre dois caixotes que o diminuem."

·
Feliz Natal
15,678 Posts
se não me engano o Atrium Saldanha ganhou esse premio... né? Um dos edificios modernos mais bonitos daquela zona... Adoro a região da Estefania... estou ate vendo um ap lá...

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Ele fica muito bem, já o monumental não me agrada muito...

Os apartamentos na zona tão caritos, mas na minha opnião é das melhores zonas de Lisboa...

1 - 20 of 123 Posts