Moderação, por favor, transferir a matéria para o notícia.
Ps: erro de envio.
kay:
Ps: erro de envio.
Fomos o estado mais perseguido pela corte.Não entendi o que o Pernambuco perdeu?!
Graças ao que se passou emergimos como país unificado, senão era bem porvável sermos várias repúblicas. E nem precisa dizer que tipo de repúblicas seríamos.
E com razão né ............Haha. Vocês têm é que conhecer o povo de Petrópolis. Defendem ferrenhamente o Principado. Aliás, ainda pagam tributos à família real.kay:
Sinceramente eu não acho errado a Família Real e Imperial ter algum tipo de retorno financeiro. Em termos monárquicos, o Brasil não passava de um "grande engenho ou fazenda" da família Orleans e Bragança. Se formos fazer uma analogia com os dias de hoje, eles não seriam diferentes dos grileiros que deixam terras e outros tipos de patrimônio de herança para os seus descendentes. Sou a favor da criação do principado, aliás de dois: O de Petrópolis e o de Vassouras.Haha. Vocês têm é que conhecer o povo de Petrópolis. Defendem ferrenhamente o Principado. Aliás, ainda pagam tributos à família real.kay:
Que por acaso tinha uma configuração bem esdrúxula. Alagoas até é de lamentar-se mas as terras a Oeste do São Franciso...^^ Perdemos muito mais da metade do nosso território, algo como 70%. Tu achas isso pouco?
Configuração esdrúxula ou não, tu consegues imaginar o CE perdendo 70% do território de uma vez só e posteriormente metade de suas terras produtivas? A divisão de Alagoas, apesar de ter levado metade da região açucareira de pernambuco e a nossa maior riqueza na época, eu nem considero tão traumática pois foi para a criação de um novo estado (província) e bem ou mal vai dando certo até hoje. Mas a outra parte, que tu consideras o formato esdrúxulo, qual foi o grande benefício que recebeu em ficar sendo jogada de um lado para outro e sem obter autonomia? Detalhe: Nada foi feito pensando na nação brasileira e sim como punição para os anseios libertários de Pernambuco.Que por acaso tinha uma configuração bem esdrúxula. Alagoas até é de lamentar-se mas as terras a Oeste do São Franciso...
Depois a divisão do NE criou mais centros de desenvolvimento e os movimentos de contestação do PE serviram de alento e conquista para os demais estados.
A república, essa não sei se veio em boa hora. Até perdemos conquistas com ela e o centro político deslocou-se de vez para RIO-SP-MG. Só agora estamos a recuperar espaços.