Gostei
Concordo com tudo que vc diz, entendo que existe a lei de mercado, zoneamento, preferências, etc... Não conheço muito bem Curitiba, como me parece uma região tão central abordei a questão do mixed-use, que se for bem pensado, não interfere na qualidade de vida (tem a cultura popular...) e aquele próximo que possui o comércio embaixo também teria a desfrutar com este.Porque vai muito do local onde se encontra o projeto, do zoneamento urbano, e principalmente da conveniencia imobiliária disso.
Sei que a galera curte essa coisa de "comércio embaixo" mas isso tem que ser feito com moderação.
Primeiro tem que ver se pode.. ao menos em Curitiba o plano direitor é bem restritivo quanto o que pode ou nao ser feito em cada rua. Tem ruas que simplesmente nao pode ter comércio, em outras é opcional e em outras é obrigatório.
Aí nas que pode ter, primeiro tem que ver se vale a pena... em ruas com muito movimento, principalmente de pedestres isso é uma vantagem interessante. Mas pra outros locais, regiões que concentram casas e prédios residenciais e que já tenham uma rua comercial proxima nao faz sentido investir nisso.
E claro, por fim tem que ver o que se pretende vender.. não é todo mundo que gosta de morar em um prédio com padaria ou lanchonete embaixo.
Tem gente que faz questao de ter sossego, privacidade, que quer ter um jardim na frente de onde mora pra poder ficar lá em paz.. e sao muitas que preferem isso.
Então, não cabe a construtora que vai por a grana dela lá no empreendimento dizer o que seus clientes querem ou não. Do tipo: "Nao interessa o que voces querem, eu acho legal comércio embaixo entao vou fazer"
Quem decide o que quer é o cliente, e a construtora vai fazer o que acha que vai vender naquele local.