SkyscraperCity banner
1 - 9 of 9 Posts

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Uma força-tarefa comandada pelo governo estadual vai revitalizar toda a Praça Cívica. Ontem pela manhã uma comissão formada por diversos órgãos (Casa Civil, Agepel, Iphan, Saneago, Celg, Polícia Militar, Bombeiros, Agetop, Agetur, Secretaria-Geral da Governadoria e outros) se reuniu para dar o pontapé inicial nessas mudanças que vão melhorar o aspecto daquele que é considerado hoje o principal logradouro público da cidade.

Nele estão Palácio das Esmeraldas, Centro Administrativo Pedro Ludovico, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Museu Zoroastro Artiaga, antiga Prefeitura de Goiânia, Agepel (todos em art déco) e outros importantes órgãos e instituições públicas. Um levantamento sobre o patrimônio da Praça Cívica (um exemplo, o das fontes luminosas) já foi realizado. Essas fontes serão todas restauradas pela Agetop e a médio prazo a pavimentação será toda refeita.

Um dos grandes problemas e o que mais chamou a atenção da comissão é a iluminação do local e será a primeira providência a ser tomada. A Praça Cívica é hoje a única praça estadual (por decreto) na Capital, mas toda sua manutenção tem ficado por conta da Prefeitura de Goiânia. O governador Alcides Rodrigues determinou ao coronel Vaz e a Carlos Peixoto o maior empenho nos trabalhos de restauração da praça. Uma série de shows e apresentações culturais já está sendo agendada para este mês.

Participaram ontem da primeira reunião Leopoldo Veiga Jardim, Salma Saddi (ela é superintendente regional do Iphan), Wagner Soares, Willian Jorge Aques (Celg), Luiz Fagundes, major Franco, coronel Margela, coronel Vaz. Wagner Siqueira, presidente da Comurg, por telefone, se colocou à disposição da comissão para o que for preciso ser realizado no local.

http://www.dm.com.br/materias/show/t/praca_cvica_vai_tomar_banho_de_revitalizacao

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Muito bom saber disto, a praça Civica é a nossa principal praça, centro do poder no estado e merece uma revitalização.

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
Além da revitalização, que será muito bem vinda, poderiam fazer aqueles eventos (como no natal) mais vezes por ali, são tão boas essas feirinhas da Praça Cívica (organizadas e higiênicas)

E o museu Zoroastro Artiaga, não está funcionando??? Fui lá a dois meses com um colega meu de Curitiba (q adora essas coisas.. rs) e estava fechado, sem nenhum cartaz avisando, alguém sabe sobre???

Aliás, e a Sexta no Hotel (acho q era assim que chamava), acabou tbém???

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Há tempos estão querendo revitalizar a praça, inlusive os arquitetos da Opus Incorporadora tiveram seu projeto classificado em segundo lugar e previam a construção de vários prédios públicos ao invés do prédio do centro administrativo... http://www.bc.arq.br/pracacivica.html
O projeto que ficou em primeiro lugar teve somente a avenida Goiás restaurada... talvez agora continuem com o projeto até a praça, que previa a realização de eventos onde hoje é o "estacionamento"...

·
...
1,658 Posts
Ótima notícia, a praça cívica é um charme a parte da cidade. O espaço pode e deve ser melhor aproveitado.

Quanto ao projeto "Grande Hotel Revive o Choro" se é esse referido pelo Roberto, segundo o Dm, ele passou a ser executado no clube de Engenharia sob nome "Quinta do Choro" em notícia de 2 de abril desse ano.

"Quem estava triste com o fim das apresentações do Clube do Choro, que aconteciam na porta do Centro de Memória e Referência de Goiânia, Grande Hotel, não precisa mais se lamentar. As noites de roda de choro, encontro com os amigos e reunião de tribos agora acontecerão às quintas-feiras no Clube de Engenharia de Goiás. Antes, o Clube do Choro se apresentava no Grande Hotel Revive o Choro, ou Chorinho, para os “íntimos”, agora é a vez do projeto Quinta do Choro, que de lágrima mesmo não tem nada."

http://www.dm.com.br/materias/show/t/clube_do_choro_est_de_volta_s_quintas_feiras

·
Registered
2,292 Posts
A Praça Civica merece essa revitalização, é um lugar tão bonito além de muito importante para a história de Goiânia e hoje, infelizmente é um pouco esquecida.

·
Registered
56 Posts
Fiquei empolgado. Será que sai mesmo? Nunca acredito... Pelo menos se passar um novo asfalto ali será ótimo. É deprimente ver aquele espação que serve pra estacionamento com aquele asfalto deprimente, carcomido.

Seria hora também de pensarem no local que será escolhido para colocar a homenagem a Pedro Ludovico Teixeira. Tenho um palpite: no local do Monumento às Três Raças.

·
Registered
2,292 Posts
Fiquei empolgado. Será que sai mesmo? Nunca acredito... Pelo menos se passar um novo asfalto ali será ótimo. É deprimente ver aquele espação que serve pra estacionamento com aquele asfalto deprimente, carcomido.

Seria hora também de pensarem no local que será escolhido para colocar a homenagem a Pedro Ludovico Teixeira. Tenho um palpite: no local do Monumento às Três Raças.
E aquele monumento as Três Raças como está hoje é mais deprimente ainda..
Mal cuidado e pouco lembrado, sendo um dos locais mais conhecidos da praça.

1 - 9 of 9 Posts