SkyscraperCity Forum banner

Praias de São Francisco do Sul - SC

33086 Views 16 Replies 11 Participants Last post by  xistracinho
Meu primeiro thread aqui, espero que gostem! Vou primeiro postar umas garimpadas da net de Ubatuba e Itaguaçu, e conforme for passando o tempo ponho outras do meu pc aqui também...

Antes, uma breve explicação sobre as praias que vou postar:

Itaguaçu

A 16 quilômetros do centro, esta praia ganhou visibilidade nos últimos anos, deixando de ser um balneário semi-deserto para dar espaço às casas de veranistas.
Possui faixa de areia larga, à exceção das épocas de ressaca, e mar um tanto perigoso, com ondas fortes e vários pontos de repuxo. Durante a temporada, dois postos salva-vidas tomam conta dos banhistas. Mesmo assim, o risco de afogamento é grande.
No canto esquerdo da praia, ao é do morro João Dias, a areia escura é tida como monazítica e bastante procurada para a cura do reumatismo. Nesse canto também há uma bica d´água simples, deixada à disposição por um pescador local.

Ubatuba

Situada a 16 quilômetros do centro da cidade, a praia de Ubatuba é separada de Itaguaçu por um pequeno morro com um belo conjunto de pedras.
O mar um tanto bravo é bastante procurado por surfistas mas também dá espaço para banhistas que gostam de ondas. A faixa de areia larga costuma sediar campeonato de vôlei de praia durante o verão.

Enseada

Com três quilômetros de extensão, esta praia é a mais procurada por veranistas. De todos os balneários, é o que oferece melhor infra-estrutura em termos de serviços e hospedagem.
Localizada a 20 quilômetros do centro, possui formato de ferradura, deixando o mar calmo, com poucas ondas.
Na praia é possível alugar pedalinhos e caiaques. Os passeios de escuna e de banana-boat também fazem sucesso.

Praia do Molhe

No final da Enseada há praia formada entre os molhes do Terminal Marítimo da Petrobrás e o Morro da Enseada é bastante reservada. Para chegar a ela é necessário passar por um pequeno caminho que ladeia o Terminal.
Pequena, com algumas rochas na areia, um costão recoberto de mata nativa e ondas fortes, é bastante procurada por surfistas, pescadores de arremesso e nudistas ocasionais.

Praia da Saudade

Também conhecida como Prainha, este é o grande ponto de surfe da Ilha, servindo de sede para os campeonatos da região. É nela que estão concentrados os bares mais badalados da alta temporada.
Com formato de ferradura, é ladeada por dois costões. Em um deles está o mais importante sambaqui de São Francisco do Sul.

Balneário de Capri

Distante 19 quilômetros do centro, obriga os visitante a passarem por seis quilômetros de estrada de terra.
Localizada entre a boca da barra e a praia do Forte, possui praia calma, com poucas ondas e pouco movimento.
A procura é maior por conta do Iate Clube, um dos maiores do Estado. Outra atração do lugar são as ruínas do antigo leprosário, lugar onde os portadores de lepra eram isolados.

Praia do Forte

Localizada a 17 quilômetros do centro, é muito procurada durante o verão. Uma mureta no início da praia separa a área aberta a banhistas da área reservada aos militares, que têm no pé do Morro João Dias, junto ao Forte Marechal Luz, uma aprazével colônia de férias.
No canto direito, o mar possui ondas calmas e a areia escura possui características monazíticas e é procurada para a cura do reumatismo.
Indo para a esquerda da praia, o mar deixa de ser calmo e dá lugar às ondas e a região conhecida como Sumidouro é particularmente procurada por surfistas.

Praia Grande

A mais extensa praia de São Francisco do Sul é palco anual do maior campeonato de pesca de arremesso do sul do Brasil.
Possui cerca de 25 quilômetros de extensão e é praticamente deserta, com formação de dunas ocasionais. O mar grosso, voltado para o oceano, espanta os banhistas, exceto pelos surfistas, que se concentram no canto esquerdo da praia.

Retirado de: http://www.guiasantacatarina.com.br/saofranciscodosul/atrativos.php3

São Francisco possui outras 5 praias, mas não tenho foto delas. Se por um acaso tiver, postarei aqui.

Só uma observação: como a Praia Grande tem mais de 20km de extensão, só coloquei a pontinha dela no mapa.

Fotos:

Itaguaçu:

Ubatuba com o morro do Forte ao fundo:

Ubatuba com a Enseada ao fundo:

Itaguaçu com as ilhas ao fundo:

Ubatuba:

Nesta última foto quem sabe eu não seja um dos que está na praia, já que minha casa é a 30m da foto e eu vivo na praia :D

Postei essas garimpadas só para iniciar o thread, vou procurar mais algumas aqui no computador!

Valeu!
1 - 17 of 17 Posts
Realmente as praias de São Francisco são muito bonitas. Vou sempre para a praia do Forte, na área destinada aos militares (meu cunhado é do Exército)...mas conheço a Enseada e a Prainha tbm.
Eu sou apaixonado por lá! Minha família tem casa em Ubatuba desde 1934, foi a primeira ou segunda casa de veraneio de Ubatuba! E eu não pretendo ir embora tão cedo! haha

Falando em casas, a beira mar de Ubatuba, Itaguaçu, Capri e Prainha tem várias mansões. É um refúgio pacato para os milionários, e também para os 'normais'. :p
Quem tem grana, e quer fugir do agito de Florianópolis e Balneário Camboriú, vem para São Francisco do Sul.

Fotos de três casinhas de lá que achei no computador (tirei essas fotos há 3 anos já):

Agora, praia do Forte. Três fotos só, não tava muito afim de sair do carro. Pro outro lado tem um forte militar (por isso o nome da praia), mas do ângulo que eu tava no carro não dava pra tirar fotos, outro dia eu tiro... :nuts:

As montanhas apagadinhas ao fundo são do Paraná:

O navio passa pertinho da praia:

Prainha (é mais conhecida como Prainha do que como Praia da Saudade). É o point dos surfistas na ilha. E, por muita coincidência, eu estava tirando umas fotos pra acabar de vez com a bateria da câmera, e quando vou ver uma foto que tirei, um cara fazendo uma manobra de surf! :lol:

Tem esse nome porque começa aqui:

E termina aqui (fotos tiradas por mim sentado no mesmo lugar):

Manobra:
Praia da Enseada. O mar estava com uma cor linda neste dia! E super liso. Na praia da enseada não existem muitas ondas, mas este dia estava mais liso que o normal. Só faltou um solzinho para melhorar a foto! As fotos em que o céu estiver nublado foram tiradas pelo meu irmão, e as que o céu está azul, por mim. (isto vale para todas, não só para estas abaixo, exceto as já postadas acima, que são todas por mim, e as que fugirem desta regra eu aviso).

Barcos de pescadores e algumas raras ondas (de nem 20cm de altura)

Rio Acaraí, divisa entre Enseada e Ubatuba:

Ubatuba, meu amado refúgio de verão! É uma pena que Ubatuba e Itaguaçu sejam meio "esquecidas". Tipo, é triste ver tanto mato assim. São os moradores que cuidam dessa área entre a rua e o mar. Acho que seria tão mais bonito se ou tivesse uma calçadinha, ou um gramado com jardim 'uniforme' até o fim da praia... Pensei em comentar foto por foto, mas ia ser muito trabalhoso. "Atrás do mar" é a praia de Enseada. Aquelas pedras são a divisa de Ubatuba e Itaguaçu. Se não me engano, todas as manhãs é possível ver os pescadores puxando suas redes de volta para a areia. Mas, é num horário que eu ainda estou dormindo. Geralmente acordo às 9h30 para ir para a praia. O mar de Ubatuba é "de lua". Tem dias que não tem onda nenhuma nenhuma, como no dias das últimas fotos ali, que tinha praticamente onda nenhuma, mas teve dias que eu cheguei a pegar onda de 1,5m de altura, e as ondas podem chegar a 2m de altura ou mais, mas eu não encaro! :lol:
Todo ano é realizado um pequeno campeonato de surf lá.

Enseada ao fundo:

Pedras, meu lugar favorito para pensar na vida! É o lugar favorito também de alguns maconheiros ou de casais em busca de privacidade à noite. :lol:
Divisa entre Ubatuba e Itaguaçu.

Itaguaçu. Praticamente igual à Ubatuba, porém o mar é mais violento, ou pelo menos há muito mais registro de afogamentos em Itaguaçu do que em Ubatuba. É tão parecida que é tecnicamente a mesma praia. O nome de Ubatuba é, ou foi antigamente, Praia Itamirim de Ubatuba, enquanto de Itaguaçu é Praia Itaguaçu de Ubatuba. O nome Itamirim e Itaguaçu vem por causa das rochas, significa "pedra pequena" e "pedra grande", respectivamente. As pedras pequenas são as que eu postei acima, e as pedras grandes são as que tem na outra ponta de Itaguaçu, na divisa com a praia do Forte (é uma baita divisa, são 2h30 de caminhada pelas pedras e trilhas).

Continua...
Aqui vão umas outras, que vou comentar por foto, caso seja necessário. Percebi que falei que ia postar fotos do Capri, Praia Grande e Praia do Molhe, e nem postei! Vacilo.

Ilha do Farol, ou também conhecida como Ilha da Paz. É área militar. Uma vez consegui autorização da Marinha para passar o dia lá, é muito legal e muito bonita! Mas na época eu não tinha câmera digital. :/

Outra ilha. O pessoal mais antigo da região, como pescadores ou mesmo alguns familiares meus falaram já ter visto algumas vezes "luzes (OVNIs) pousando nessa ilha". Eu acredito, mas isso vai da crença de cada um.

Praia da Enseada ao fundo...

Boa parte das ruas da região são de areia ou terra. Eu acho muito legal, detesto quando é asfaltado. Pra mim parece que o charme está em ser de terra ou de paralelepípedo/lajotinha, que eu acho muito legal também.

Um veleiro visto da varanda da minha casa:

Caminhão dos bombeiros indo encher o reservatório com água num hidrante que tem ali, e a cerca viva da minha casa:

Ilha do Farol

Para não dizer que não tem fotos da Praia Grande, um Porsche Cayenne S de um cara que mora lá. Levei um susto quando o vi, pena que eu estava dentro do carro, a foto poderia ter ficado de revista com essa poeira atrás se eu tivesse aproveitado. Engraçado é que o cara mora num lugar que ninguém diz que tem um Porsche. Um terreno ali deve estar custando uns R$25 mil (o terreno em frente à minha casa em Ubatuba está a venda por R$1 milhão). Se a casa dele fosse de frente pro mar até tudo bem, mas é na 10ª rua mais ou menos. Tem também outro Porsche e um Citroën C8, que está direto no Centro Histórico de São Chico. Até aparece numa das fotos de um thread que fizeram! :lol:

É isso! Demorei três horas até procurar as fotos, selecionar, redimensionar, colocá-las no imageshack e depois aqui! Então espero que tenham gostado!
Lindas fotos! As praias dessa região são realmente lindas!
As praias de São Chico são muito belas, há para todos os gostos. Mesmo assim parece ignorada pelo governo quanto ao aspecto infra-estrutura e desenvolvimento. Penso que isso só será solucionado com a duplicação da rodovia que liga Joinville a SFS.
Tenho boas memórias dessas praias. Valeu o esforço !
Penso que isso só será solucionado com a duplicação da rodovia que liga Joinville a SFS.
Dilma Rousseff disse que até outubro publicará o edital para a duplicação da rodovia que liga Jaraguá do Sul a São Francisco do Sul. Agora é esperar para ver... E é esperar para ver também se o governo de SFS se mova um pouco para atrair o turismo para a região. Se bem que não é do interesse da maioria dos moradores que venham turistas para lá.
Para mim, o aspecto mais interessante dessas praias é são essa montanhas ao fundo.
Bonita região, sem dúvidas.
que beleza o litoral catarinense, gostei do que vi :)
Tem um conjunto belíssimo com praias e patrimônio histórico.
Parabéns pelo Thread,
belas fotos, lindo lugar,
meu irmão mora em Ubatuba, gostaria de contribuir com uma foto que tirei da "Prainha", perdão pela mã qualidade e tamanho da foto!

:eek:kay:
No verão estarei indo pra la.. contando os minutos
Ubatuba e Itaguaçu(principalmente) estão se garantindo cada vez mais como a "area nobre" de São Xico..
Muitas "casinhas" não param de aparecer.
Eu também não vejo a hora de voltar pra lá... O vice do prefeito eleito de São Francisco é lá da região das praias, espero que finalmente eles dêem atenção para lá.

Só não sei se vou tão cedo, pois há chances (ainda que não muitas) da prova da UFSC ser adiada. E há outros vestibulares importantes no dia, não sei se eles fariam a prova junto, e talvez fique só pra 2009. Não estou afim de estudar na praia. :lol:
as praia de SFS são muito bonitas realmente. gosto muito da Praia do Forte

as fotos estão muito boas...me lembro de algumas das suas "casinhas"
Hoje eu fui procurar um terreno para vender no Capri, só para ter idéia de preço, e me deparo com este anúncio:

http://comprar-terreno.vivastreet.c...o-na-paradisiaca-praia-do-forte--sc-/10626327

Aí eu olhei pras fotos... "Parecem minhas fotos...". Olhei bem: "mas SÃO as minhas fotos!!" :lol:
1 - 17 of 17 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.