Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 47 Posts

·
Registered
16,240 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Praias e Lagos do Norte || da Bahia

O Norte baiano é uma região que se localiza nas margens do Rio São Francisco. A microrregião de Juazeiro, a maior cidade da região, concentra ilhas, dunas e praias ribeirinhas ao longo das margens sanfranciscanas. O turismo na localidade está em crescente expansão, atraindo turistas de todas as partes do Brasil. O destino está em processo de consolidação e é formado pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova e Sobradinho.

Mapa da Microrregião de Juazeiro

☆☆☆ JUAZEIRO

Juazeiro da Bahia, principal ponto de divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco, mantém-se com um próspero comércio às margens do Rio São Francisco e um moderno polo agroindustrial, com intensa atividade de exportação. A cidade ainda guarda alguns monumentos da arquitetura civil do século passado, tendo se modernizado com a urbanização da orla fluvial e a reforma dos arcos da ponte Eurico Gaspar Dutra, agora ocupados por pequenos bares e restaurantes. Na região de entorno as ilhas guardam paisagens belíssimas, fato desconhecido pelos que insistem na imagem estereotipada de um Sertão assolado pela Seca. Distante 500 km de Salvador e 722 km do Recife, o município possui 215 mil habitantes e uma vasta rede de serviços. O turismo pode variar tanto para dentro dos limites municipais (Vale do Salitre, Junco, Maniçoba) quanto para a área ribeirinha (ilhas, praias urbanas, centro histórico e serviços). No thread, o foco são as praias e ilhas da região.

Ilhas do São Francisco || Juazeiro

☆☆☆ 01

Barcos atracados no Povoado de Rodeador. 15 km da Sede Urbana.

☆☆☆ 02

Pôr do Sol na Ilha de Country, localizada no bairro de mesmo nome.

☆☆☆ 03

Barco na enseada do Bairro Angary.

☆☆☆ 04

Vista de embarcação a partir da Orla Urbana.

☆☆☆ 05

Cruz da Ilha do Fogo

☆☆☆ 06

Vegetação na Orla de Country.

☆☆☆ 07

Margem do povoado de Rodeador.

☆☆☆ 08

Cor da água na Ilha do Fogo.

☆☆☆ 09

Pôr do Sol no Povoado de Rodeador.

☆☆☆ 10

Igrejinha de São José, padroeiro do Rodeador.

☆☆☆ 11

Faixa de terra da Ilha do Fogo.

☆☆☆ 12

Frequência da Ilha do Fogo

☆☆☆ 13

Água na Ilha do Fogo.

☆☆☆ 14

Imediações do Povoado de Rodeador.

☆☆☆ 15

Ilha de Nossa Senhora.

☆☆☆ 16

Vegetação da Ilha de Nossa Senhora.

☆☆☆ 17

Fim do dia na Ilha do Fogo.

☆☆☆ 18

Formação na Ilha do Fogo.

☆☆☆ 19

Fim do dia no Rodeador.

☆☆☆ 20

Areias da Ilha do Fogo.

☆☆☆ 21

Lancha no rio.

☆☆☆ 22

Banhistas na Ilha do Fogo.

☆☆☆ 23

Galhos da Ilha do Fogo.

☆☆☆ 24

Barcos do Angary.

☆☆☆ 25

O rio das águas de Ouro.

☆☆☆ SOBRADINHO

A maior atração turística deste município é o Lago do Sobradinho, considerado o maior lago artificial do mundo. Tem uma área de 4 mil quilômetros quadrados de espelho d´água e capacidade de armazenamento de 34 bilhões de metros cúbicos de água, oriundas do Rio São Francisco. A facilidade de acesso ao público incentivou a prática de esportes náuticos, os quais vêm se intensificando, especialmente a vela-hobbie-cat, laser, wind-surf e jet-ski. A pesca do surubim é outra atividade de lazer que atrai pescadores amadores e profissionais, além de ser uma importante atividade econômica.

Foi distrito de Juazeiro e está localizado a 47 km da cidade que foi desmembrado. Sua população é de 22 mil habitantes e a Chesf constitui na maior fonte de emprego e renda da localidade. Sobradinho foi idealizada inicialmente para servir de acampamento aos trabalhadores que seriam necessários para se construir a barragem. Porém, após a construção, muitas famílias decidiram adotar o lugar como moradia e fixaram residência na cidade em uma das suas vilas (São Joaquim, São Francisco e Santana). O lago de Sobradinho é uma represa artificial, feita na década de 1970 para a construção de uma das maiores hidroelétricas do Brasil e a maior da Bahia, a usina hidrelétrica de Sobradinho. Está localizada ao norte do estado, cercada pelos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, que foram inundados durante a construção da hidroelétrica e formação da represa.

Lagos do São Francisco || Sobradinho

☆☆☆ 01

Copa Vela em Sobradinho.

☆☆☆ 02

Vista da Barragem.

☆☆☆ 03

Vista do Lago.

☆☆☆ 04

Vista do lago a partir da barragem.

☆☆☆ 05

Aspecto de entorno.

☆☆☆ 06

Esporte no lago.

☆☆☆ 07

Idem.

☆☆☆ 08

Sol

☆☆☆ 09

Aventurando.

☆☆☆ 10

Barragem.

☆☆☆ 11

Barco no lago.

☆☆☆ 12

Altura fantástica.

☆☆☆ 13

Atividade de piscicultura no lago.

☆☆☆ 14

Pôr do Sol em Salitre.

☆☆☆ 15

Lagos e Ilhas de entorno.

☆☆☆ 16

Rodovia estadual sobre a Barragem.

☆☆☆ 17

Chico Periquito.

☆☆☆ 18

Idem.

☆☆☆ 19

Margens do lago.

☆☆☆ 20

De uma serra.

☆☆☆ 21

Vegetação local.

☆☆☆ 22

Idem.

☆☆☆ 23

Chico Periquito.

☆☆☆ 24

Eclusa.

☆☆☆ 25

Barragem.

☆☆☆ CASA NOVA

Casa Nova é um município brasileiro do estado da Bahia. Segundo o IBGE, sua população é de 70.796 habitantes e faz parte da microrregião de Juazeiro. Casa Nova é um dos pontos mais remotos da Bahia. Situado na divisa com Piauí e Pernambuco, o município possui seu principal povoamento na barranca do Rio São Francisco, enquanto seu grande território se estende sertão adentro, com caatingas, várzeas, chapadas e serras. Possui o maior rebanho de caprinos de todo o Brasil, e agora vive um período de desenvolvimento baseado na irrigação, que lhe trouxe, entre outras frutas, as milagrosas videiras, capazes de produzir vinhos extraordinários, pela doçura e luminosidade. O incentivo a essa atividade enoturística, que interliga Casa Nova diretamente ao grande pólo representado por Juazeiro, é fundamental para o desenho do novo perfil socioeconômico da região.

Saindo de Juazeiro, em direção a Remanso (BA) pela BR 235, são exatos 96km até a entrada para as Dunas. Não há nada indicando a entrada, apenas uma placa. Seguindo pela estrada - que é cascalhada - há apenas uma bifurcação logo no início, e é só se manter a esquerda. São 28 km até o início das Dunas. Não há infraestrutura no local. Mas o cenário é paradisíaco e os fortes ventos criam ondas ribeirinhas dando impressão litorânea.

Dunas do São Francisco || Casa Nova

☆☆☆ 01

Perspectiva de entrada.

☆☆☆ 02

Praia sertaneja.

☆☆☆ 03

Aspecto das ondas.

☆☆☆ 04

Idem.

☆☆☆ 05

Areias claras.

☆☆☆ 06

Idem.

☆☆☆ 07

Idem.

☆☆☆ 08

Uma das ilhas de entorno.

☆☆☆ 09

Idem.

☆☆☆ 10

Serras de entorno. Muitas nuvens cobrem o sol escurecendo a cor da água.

☆☆☆ 11

É nesse ritmo aí. Odeio fotografar com nuvens.

☆☆☆ 12

Presença constante deles.

☆☆☆ 13

Idem.

☆☆☆ 14

Detalhes tão pequenos de nós dois...

☆☆☆ 15

Casal tendo um fds de puro amor ao curtir uma praia.

☆☆☆ 16

Vegetação local.

☆☆☆ 17

Cenário convidativo.

☆☆☆ 18

Versão litorânea.

☆☆☆ 19

Piscinas formadas na beira do lago.

☆☆☆ 20

Idem.

☆☆☆ 21

Idem.

☆☆☆ 22

Faixas de areia.

☆☆☆ 23

Idem.

☆☆☆ 24

Vegetação local.

☆☆☆ 25

A temperatura da água é muito agradável.

☆☆☆ 26

E um até a próxima.​

·
Registered
16,240 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Obrigado querido :)
Sobre sua pergunta eu não sei explicar bem haha

O Anderson faz falta nessas horas, ele quem sabe explicar com detalhes. Mas acho que é o início da formação da Chapada, a gente chama aqui de Chapada Norte. Perto da Serra do Mulato (?) Anderson, socorro rsrs

·
.
177,763 Posts
Lugares lindos e desconhecidos de grande parte dos baianos que moram no litoral. Fiquei impressionado com essas dunas de Casa Nova!! Só tinha ouvido falar da cidade por conta da produção de vinhos e espumantes, mas a paisagem é espetacular. Preciso conhecer!!!:cheers:
Thread ficou lindo, Harrisson!:applause::applause:

·
Registered
16,240 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Ficou muito bom, natureza encantadora do norte baiano. :cheers:

Obrigado amigo! :)

Lugares lindos e desconhecidos de grande parte dos baianos que moram no litoral. Fiquei impressionado com essas dunas de Casa Nova!! Só tinha ouvido falar da cidade por conta da produção de vinhos e espumantes, mas a paisagem é espetacular. Preciso conhecer!!!:cheers:
Thread ficou lindo, Harrisson!:applause::applause:

O problema é somente ao acesso a essas dunas, foi a minha segunda vez e continua do mesmo jeito: complicado haha
Agora, eu acho a cor do rio mais bonita em Juazeiro :cheers:

Belíssimo thread Harrisson!
Belas paisagens. Realmente a Bahia é um país a parte: de todos as paisagens possíveis, vegetações, jeitos... Que lugar incrível. Preciso conhecer essa região do Estado.

A Bahia é incrível mesmo, muito diverso. Em todas as regiões há algo diferente. É uma terra abençoada. Muito obrigado pela presença! :eek:kay:

Thread bonito e caprichado que mostra lugares lindos e paradisíacos.
Parabéns Hari, você arrasou!:applause:
Valew Cerrado, ainda vou postar no Facebook hehe
Quem sabe agora você faz uma visita. Creio que das grandes cidades só falta Juazeiro para conhecer. Assim fazemos uma foto nossa, ficarei honrado ao lado de um dos gigantes do SSC baiano!

Um show de fotos, quantos lugares fantásticos, impressionante a diversidade.
É impressionante mesmo, tem de tudo: caatinga, seca, água, praia, peixe, jegue, baianos, gaúchos :lol:

Seus tópicos são muito massas, Harri!
Essa região é muito bonita.
Que bom tê-lo aqui cara!!
Essa região é meu xodó, eu estava em dívida para representá-la :lol:

·
Registered
546 Posts
Esse platô de sobradinho e as dunas de casa nova são inacreditáveis, o brasil possui muitas surpresas da natureza, olha a cor da água ...
um dos melhores thread q já vi
:applause:

·
SSA-BA a terra de Oxalá
2,170 Posts
Belíssimas imagens!Parabéns pelo Thread!

Gostei muito das dunas de Casa Nova! :cheers:

• Like
Reactions: Harisson Souza

·
Na Suíça Sertaneja
23,341 Posts
O Vale do São Francisco sempre guarda belas surpresas para quem não o conhece, e o Lago de Sobradinho e as Dunas de Casa Nova são algumas delas. Por essas e outras que essa região é tão apaixonante e mágica!

Lindíssimas fotos, excelente thread, Harisson! Cada vez mais vc se supera! :applause:

·
Registered
16,240 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Esse platô de sobradinho e as dunas de casa nova são inacreditáveis, o brasil possui muitas surpresas da natureza, olha a cor da água ...
um dos melhores thread q já vi
:applause:
Eu tinha fotos melhores dele, mas perdi. Essas fotos de Sobradinho foram captadas do Facebook que reduz muito a qualidade. Uma pena.

Que bom que gostou, fico agradecido ;)

Belíssimas imagens!Parabéns pelo Thread!

Gostei muito das dunas de Casa Nova! :cheers:

É bom para tanta coisa, é um sossego! hehe

O Vale do São Francisco sempre guarda belas surpresas para quem não o conhece, e o Lago de Sobradinho e as Dunas de Casa Nova são algumas delas. Por essas e outras que essa região é tão apaixonante e mágica!

Lindíssimas fotos, excelente thread, Harisson! Cada vez mais vc se supera! :applause:
Tudo indica que estarei por aí no período junino. Se tudo der certo vamos ver se arrumamos um tempo para fotografar :)

·
Registered
2,447 Posts
Sensacional cara. Ahhh como eu tenho vontade de um dia pegar o carro e cruzar a bahia de leste a oeste... O Sul e o norte (juazeiro), bem como conquista, jequié eu conheço, mas eu nunca fui além da chapada diamantina na direção oeste!
Vergonha de mim mesmo.
Esse plateau que o colega se referiu.. nossa.. belíssimo! As dunas de sobradinho então...
Parabéns pelo thread!

·
Registered
5,402 Posts
... o mais belo de todos que já vi aqui no Fórum. Belíssimo. To com vergonha por que desconhecia tamanha beleza. A Bahia é incrivelmente bela. Salve a Bahia e Juá!!!

·
Na Bozolândia...
45,979 Posts
Eitaaaaaaaaaa,matando as saudades de Sobradinho e Juazeiro,fiquei impressionado com a barragem de Sobradinho um espetáculo quando acionam a eclusa.Da próxima vez quero conhecer Casa Nova e comprar os bons vinhos...valeu Harrison!:applause:

• Like
Reactions: Harisson Souza
1 - 20 of 47 Posts