SkyscraperCity Forum banner

Pre-War Angola photos (before 1975)

14167 Views 43 Replies 22 Participants Last post by  Rekarte
Luanda Classics

Luanda from the air (partial city views)

big hypermarkets in Luanda... man, we are talking of the early 70´s not in the USA but in Angola:cheers:

See less See more
35
1 - 20 of 44 Posts
Sempre tem algo de familiar !
O hipermercado Jumbo era muito comum nas cidades brasileiras d'outrora !

Obrigado por mostrar !
Cidade de Nova Lisboa en ele centro del país

new construction

a video of Nova Lisboa with a correspondent talking about Nova Lisboa

http://video.google.com/videoplay?docid=-3943950812934380047&q=nova lisboa&hl=de
See less See more
17
Ótimas fotos.
Adorei as fotos!!! Achei muito interessante e uma raridade!!!! Bem que meu pai dizia que era bem bonita essa cidade!!! Estava pensando em trabalhar lá antes da revolução ter estourado. Ainda bem que não foi....
Pelas fotos aéreas nota-se uma grande semelhança entre a zona central de Luanda e as nossas cidades na época é claro.
Muito interessante o tópico! :eek:kay:
Fiquei desconcertado ao ver essas fotos. Achei a cidade linda, os jardins e parques impecáveis. Aquela livraria parecia ser enorme.

Talvez até melhor do que as cidades portuguesas da época.
Fiquei desconcertado ao ver essas fotos. Achei a cidade linda, os jardins e parques impecáveis. Aquela livraria parecia ser enorme.

Talvez até melhor do que as cidades portuguesas da época.
I 100% agree with what you said!:yes:
Here are more personal photos showing Luanda taken from blogs on the internet

carnival

this is a wonderful partial view of a public garden, looks like Europe but it is in Angola:cheers:

more city pics

entry to an open air cinema

night pictures takin in early 1970´s

I am sorry for the bad quality of some pictures!
See less See more
31
one more Luanda picture

I am a big fan of motorsports.:cheers: Angola had/has two international autodromes, one in Luanda and one in Benguela. The one in Luanda was built by a Brazilian architect, btw!

See less See more
7
Cidade de Lobito

one of its wide open boulevards

one "island" part of the city

industrial part of city (partial view)

inside city street

during Christmas

café

some carnival pictures in the streets of wonderful Lobito

If some is interested in old videos of Lobito, here is one (Sights and Sounds of Lively Lobito 1970):)

http://video.google.de/videoplay?docid=2650650378610653189
See less See more
53
tá cheio de país africano q era muito organizado e rico antes dos europeus deixarem o poder.

essas fotos são de qdo Portugal estava no poder. 1 ano depois da Independencia, Angola entrou em guerra civil, por 27 anos.

Angola é só um exemplo de muitos.
See less See more
Angola conseguiu a certa altura suplantar a nível de desenvolvimento Portugal a todos os níveis. De facto, neste país gozava-se de uma liberdade que em Portugal era impensável sequer gozar, com medo de tudo e de todos, já que vigorava na altura um dos regimes ditatoriais mais repressivos e retrógadas da Europa o q infelizmente veio atrasar Portugal em muitos aspectos face aos seus vizinhos Europeus, mesmo em relação a Espanha. A título pessoal, os meus avós paternos estiveram radicados em angola, mais concretamente em Luanda por quase 40 anos e infelizmente tiveram de deixar o país sem absolutamente nada, só com a roupa q tinham no corpo, isto por causa daquele q terá sido quiçá, um dos processos de descolonização mais injusto e mais terrível, q custou milhares de vidas aos 2 paises, numa guerra estúpida e fraticida e enm q muitos Portugueses tiveram q deixar para trás tudo aquilo q com muito esforço e trabalho cosntruiram naquele país:eek:hno: O meu avô paterno tinha uma loja de ferragens de razoável dimensão, bem no centro de Luanda, mas 2 dos seus empregados quis matá-lo a ele e aá minha avó.Para tal agrediram-os e queimaram a loja e a sua casa, só q os 2 conseguiram safar-se a muito custo com a ajuda de vizinhos. infelizmente tudo aquilo q ele tinha, teve q deixar para trás; o mesmo aconteceu a muitos Portugueses, muitos deles com um padrão de vida altíssimo, mesmo para os níveis de hoje...Ainda em vida, o meu avô paterno dizia-me q Angola era um país formidável, belissimo, incomensuravelmente rico; chegava-me a dizer q se plantassemos "cornos" cornos nasceriam,tal era a riqueza das suas terras:lol::)
Mas se o processo de descolonização tivesses sido conduzido de uma forma mais justa e equitativa para ambas as partes em conflito, talvez neste momento os 2 paises estivessem num outro patamar de desenvolvimento(o mesmo digo para outras nações q passaram pelo mesmo).
See less See more
Here is another city called Benguela

photos are late 1960´s and early 70´s

See less See more
18

This city is called Lubango (formerly Sá da Bandeira), it is located in the mountains and it was untouched by the war

huge artificial public swimming pool/lake

public rose garden:cheers:

taken early 70´s

motorace in Lubango

no this is not Brazil but in Angola:)

and this is also in Angola

See less See more
34
Angola conseguiu a certa altura suplantar a nível de desenvolvimento Portugal a todos os níveis. De facto, neste país gozava-se de uma liberdade que em Portugal era impensável sequer gozar, com medo de tudo e de todos, já que vigorava na altura um dos regimes ditatoriais mais repressivos e retrógadas da Europa o q infelizmente veio atrasar Portugal em muitos aspectos face aos seus vizinhos Europeus, mesmo em relação a Espanha. A título pessoal, os meus avós paternos estiveram radicados em angola, mais concretamente em Luanda por quase 40 anos e infelizmente tiveram de deixar o país sem absolutamente nada, só com a roupa q tinham no corpo, isto por causa daquele q terá sido quiçá, um dos processos de descolonização mais injusto e mais terrível, q custou milhares de vidas aos 2 paises, numa guerra estúpida e fraticida e enm q muitos Portugueses tiveram q deixar para trás tudo aquilo q com muito esforço e trabalho cosntruiram naquele país O meu avô paterno tinha uma loja de ferragens de razoável dimensão, bem no centro de Luanda, mas 2 dos seus empregados quis matá-lo a ele e aá minha avó.Para tal agrediram-os e queimaram a loja e a sua casa, só q os 2 conseguiram safar-se a muito custo com a ajuda de vizinhos. infelizmente tudo aquilo q ele tinha, teve q deixar para trás; o mesmo aconteceu a muitos Portugueses, muitos deles com um padrão de vida altíssimo, mesmo para os níveis de hoje...Ainda em vida, o meu avô paterno dizia-me q Angola era um país formidável, belissimo, incomensuravelmente rico; chegava-me a dizer q se plantassemos "cornos" cornos nasceriam,tal era a riqueza das suas terras
Mas se o processo de descolonização tivesses sido conduzido de uma forma mais justa e equitativa para ambas as partes em conflito, talvez neste momento os 2 paises estivessem num outro patamar de desenvolvimento(o mesmo digo para outras nações q passaram pelo mesmo).
That´s interesting to read! :)

Do you know how many times I have scratched my head what Angola would have turned into WITHOUT this silly war.:eek:hno:

Angola had bad luck, it would have needed a Nelson Mandela like in South Africa and not USA and Russia who helped to destroy this beautiful country.

Angola´s decolonisation was a sheer mess, one of the worst if not the worst of all in Africa.

Without a war and a smooth decolonisation Angola would have turned out to be the Pride of Africa. :cheers:

Now, many things have to start again. ..but the country is finally moving:) but still the war was so incredibly senselesssssss!

I wanted to show you the pics because I am not sure that many Brazilian knew that Angola was a prosperous country (3rd largest producer of coffee in the world!!), someone said that there were no good countries in Africa outside South Africa and namibia but this was/is not the case.
See less See more
muito bom...
os angolanos é que devem ficar tristes vendo estas fotos.
Matthias faz um post destes no Forum Portugues
1 - 20 of 44 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.