SkyscraperCity Forum banner

Pre-war videos and pictures of Lourenço Marques in Mocambique (before 1975)

6607 Views 20 Replies 16 Participants Last post by  portoimagem-II
Here is a video in colour with music showing how Lorenco Marques (today Maputo) looked like...watch it till the end!:cheers::cheers:

http://en.sevenload.com/videos/4Mzfqyy-LM-no-meu-tempo
1 - 20 of 21 Posts
photos from 1920´s and 30´s

photos from 1960´s and 1970´s

Public Park Vasco da Gamas

:applause:
muito interesante. nao tinha ideia que maputo aparentaba ser tao desenvolvido na esa epoca.
Acho mais bonita que Luanda!
Vivi aí quando era bebê, antes da independência, no bairro da Polana. Meu pai contava que a cidade era linda, cheia de jardins e no geral o padrão de vida era bom.... Não tinha miséria!!! Eu tinha um babá homem :yes:, que era normal por lá. Adorava ele!!!!! Prevendo um conflito, que acabou acontecendo, viemos para o Brasil. :)

Acho mais bonita que Luanda!
Meu pai dizia que era o contrário, que Luanda era mais bonita :eek:kay:
Belíssimas fotos.
O mais interessante é ver que em Moçambique o tráfego corre pela esquerda ("mão inglesa").

Em 1928, Portugal e as outras colônias mudaram o sentido de circulação da esquerda para a direita. Mas Moçambique não, pois todos os países que fazem fronteira com MZ usam a mão-inglesa. Logo, mantiveram-na.
espero que maputo volte a ser como era nos anos 70, vendo essas imagens, compreendo o que a minha mãe dizia de moçambique quando morava lá, era muito dsenvolvida
Realmente me impressionou o desenvolvimento de Maputo nessa época!
Não mudou mta coisa ate hj
boa aprte da infra-estrutura de moçambique,foi construida na epoca da colonização portuguesa

mas espero q com a onda de crescimento,o país esteja em uma trilha para se tornar um país melhor pra se viver
Não sou saudosista, até porque já nasci depois da queda do império, mas a realidade é que, apesar de tudo, Moçambique enquanto provincia ultramarina de Portugal, era muito mais desenvolvida do que actualmente. É verdade que havia uma grande diferença no nível de vida entre caucasianos e negros, mas mesmo assim viviam melhor que actualmente.
Nossa... muito melhor e muito mais bem cuidado do que é hoje. tenho uma prima que mora nessa cidade.
A cidade era super bem cuidada na época.
lembra cidades brasileiras antigamente.
^^Verdade!

Talvez só se diferencie pelos tamanhos das avenidas!
Cidades do Brasil não tinha esse senso de futuro.
O que acontecia que fazia Portugal ser, aparentemente, menos desenvolvido do que suas colônias ?

Fotos de cidades portuguesas da época mostravam menos desenvolvimento do que essas de Maputo.
Vivi em Moçambique quando era pequeno, depois da independência. As opiniões são unânimes quer de africanos quer de portugueses: Era bem melhor antigamente.
1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.