O prefeito Iris Rezende, o secretário municipal de Turismo, Euler Morais e o vice-presidente de governo do Banco do Brasil, Maguito Vilela, participam de uma audiência com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, amanhã, às 11h, em Brasília.
O encontro tem como finalidade convidar a ministra para participar do lançamento do Plano Municipal de Turismo, previsto para a primeira quinzena de maio, que tem o intuito de promover, de forma planejada, a qualidade dos destinos e serviços turísticos da Capital; entregar a Carta Consulta e apresentar alguns projetos da Prefeitura de Goiânia na área de turismo.
De acordo com o secretário de turismo, Euler Morais, o plano será desenvolvido em 2009 e 2012 e trabalhará para gerar uma infra-estrutura turística na Capital. “É um projeto muito extenso. Que vai da qualificação e capacitação dos agentes de turismo até a criação de um grande pólo turístico”. O Plano Municipal executará ações que viabilizem Goiânia como sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.”O que tiver que ser feito, planejado e executado deve ser feito até em 2012”, alerta Euller Moraes.
Na oportunidade será entregue a Carta Consulta visando à capitação de recursos do Prodetur, Programa de Desenvolvimento Regional do Turismo, onde o Ministério do Turismo tem um convênio de 1 bilhão de dólares com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na carta a Semtur vai pleitear recursos no valor de 40 milhões de dólares, que segundo o secretário será investido em infra-estrutura turística em Goiânia.
Outro assunto da pauta com a ministra será a assinatura de um protocolo de integração entre o prefeito Iris Rezende e os prefeitos de Goianira, Teresópolis, Nerópolis, entidades empresariais do trade turístico e sociedade civil organizada para assegurar a realização de um estudo técnico, ambiental, e locacional das áreas da margem da Barragem do João Leite para que “possamos avaliar o tipo de empreendimento que poderia ser implantado para alavancar as potencialidades do turismo na Região e ao mesmo tempo preservar todo a área”, explica Euler Morais.
A Semtur levará alguns planos de trabalho, para apreciação da ministra, relacionados à sinalização turística da Capital, a formação de banco de dados, implantação de turismo nas escolas municipais, projeto de capacitação, treinamento e qualificação a taxistas, recepcionistas de hotéis, etc, que vão transformar Goiânia em uma cidade adequada para receber turistas de todo o mundo e reivindicar recursos para que a secretaria possa participar de eventos nacionais na área.
A construção de um banco de empregos no setor, em parceira com o trade turístico, a viabilização de treinamento para agentes de turismo, a implantação de postos e centros de atendimento a turista e um anteprojeto visando à realização de um Natal turístico, que vire tradição em Goiânia, são alguns dos planos que Semtur apresentará, também, na audiência.
Além desses assuntos a comitiva vai aproveitar a oportunidade para levar para Ministra o licor de baru. “Vamos divulgar os produtos do nosso Estado”, conta o secretário.
http://www.goiania.go.gov.br/