SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
...
Joined
·
44,064 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A Prefeitura de Belém assinará, nesta quarta-feira (18), uma ordem de serviço que marca o início da segunda e terceira eta pas do projeto Vila da Barca e Macrodrenagem do Paracuri. O evento acontecerá às 16h, na Avenida Bernardo Sayão com a Rua Veiga Cabral.

A Vila da Barca é, hoje, o maior programa habitacional em construção do Brasil e o único núcleo residencial da Amazônia com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Toda água usada nas casas será devolvida com praticamente 100% de pureza ao meio ambiente.

O projeto está sendo efetivado em três fases: na primeira, que foi entregue em dezembro de 2007, foram beneficiadas 136 famílias. As obras da segunda etapa contemplam mais unidades habitacionais e obras de infra-estrutura. A terceira etapa prevê a construção de mais 406 unidades habitacionais. Um investimento de R$ 43.994 milhões. O projeto vai beneficiar o total de 2.500 famílias.

Até o final de 2008, aproximadamente 25 mil pessoas que vivem às margens e no entorno do Rio Guamá serão beneficiadas pela urbanização da área. O projeto inclui também a expansão da rede de il uminação pública e sistemas de abastecimento de água e esgotamento. A orla da Baía do Guajará terá ampla área de lazer, com um píer, quadra poliesportiva, galeria de arte, praça de alimentação, barracão de escola de samba, centro cultural com laboratório de informática, núcleos comerciais, biblioteca e quatro igrejas.

Uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e professores mantêm contato com os moradores e desenvolvem trabalho de assistência e programas de capacitação com cursos de informática, artesanato e culinária.

Macrodrenagem do Paracuri - O projeto vai melhorar as condições de vida da população residente às margens do Igarapé Paracuri, na vila de Icoaraci. As obras vão ampliar e melhor a rede de abastecimento de água e esgoto, além otimizar o serviço de coleta de resíduos sólidos e a construção de rede de microdrenagem para erradicar pontos de alagamento. O investimento é de R$ 55 milhões, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Gov erno Federal, por meio da Caixa Econômica Federal.

A macrodrenagem permitirá que seja erradicado o assentamento irregular ao longo do Igarapé Paracuri e vai assegurar intervenção de infra-estrutura, saneamento e abastecimento de água no trecho compreendido entre as ruas Dois de Dezembro, Travessa Soledade e Oito de Maio, com o saneamento ambiental da área. O projeto beneficiará aproximadamente 40 mil habitantes.

Estão previstos os seguintes serviços para o Projeto do Paracuri:
- 1.085 m de canal, sendo que 600m em talude natural, 185m em galeria e 300 m de dragagem;
- 88.600 m³ de aterro;
- 640 Unidades Habitacionais;
- 11 Km de Rede de Drenagem;
- 230 Poços de Visita;
- 369 Bocas de Lobo;
- 33 Km de Meio Fio;
- 34.000 m3 de Base e Sub-Base;
- 9000 t de CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado à Quente;
- 32 Km de Passeio em Concreto;
- 02 Quadra Poliesportiva;
- 15 Equipamentos Esportivos e de Lazer;
- 30 Bancos em Conc reto;
- 6.000 m2 de grama em placa;
- 300 mudas de arvores nativas.

Serviço - PMB assina ordem de serviço da segunda e terceira etapas das obras do projeto Vila da Barca, nesta quarta-feira (18), às 16h, na Avenida Bernardo Sayão com a Rua Veiga Cabral.

Fonte: Comus
 

·
...
Joined
·
44,064 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Hoje passei pela Bernardo Sayão e pode constatar a precariedade em que vivem aquelas pessoas, o governo e a prefeitura tem que tomar alguma ação para mudar aquela cena, fiquei desolado com aquela situação dessas pessoas :eek:hno:


sobre essa noticia postada, fico muito feliz que essa pessoas serão beneficidas com essas obras!
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Adriano, tu axas q vai dar tempo pra prefeitura finalizar essa obra da vila da barca? Qdo ele pretende entregar essas outras casas?
 
1 - 3 of 3 Posts
Top