Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Registered
24,544 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Já era hora. Eles são o principal motivo do transito na cidade em horario de pico. sempre me perguntei pq nao cogitaram fazer isso antes!! Será perfeito!!

-----------------------------------------------------------------------

EVANDRO SPINELLI
da Folha de S.Paulo

Até o fim deste ano a gestão Gilberto Kassab (DEM) vai proibir a circulação de caminhões na av. dos Bandeirantes. A medida pode ser ampliada para a marginal Pinheiros e, em horários de pico, para a marginal Tietê. A prefeitura também vai ampliar o rodízio de caminhões em parte do centro expandido de São Paulo.

As medidas devem entrar em vigor com a inauguração do trecho sul do Rodoanel, prevista para novembro, segundo o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes.

O Rodoanel vai ligar a rodovia Régis Bittencourt a Mauá, passando pelo sistema Anchieta-Imigrantes, que leva à Baixada Santista e ao porto de Santos. Como a estrada terá pedágio, havia o temor de que os caminhões continuassem a seguir em direção ao litoral por dentro de São Paulo. Daí a decisão de vetar o tráfego.

Hoje, a circulação dos caminhões é proibida das 5h às 21h em uma área de 100 km2 do centro expandido. Os veículos também precisam cumprir as mesmas regras de rodízio que valem para os automóveis.

Também há rodízio para caminhões com até 6,3 metros de comprimento, que só podem circular na cidade em dias alternados fora dos horários de pico. Esse rodízio também será ampliado.

Estão sendo estudadas vias alternativas para os caminhões que precisam obrigatoriamente seguir para as áreas restritas.

Quando não houver alternativa, como já acontece hoje, a empresa poderá pedir autorização especial de tráfego à área técnica da Secretaria dos Transportes, que estabelecerá condições e horários.

Cargas

Caminhoneiros afirmam que as novas regras dificultarão o carregamento de mercadorias. "Para dar certo, as empresas deveriam mudar de lugar, sair da cidade. Ninguém quer entrar em São Paulo, pegar trânsito, mas é preciso. Temos de descarregar os caminhões e pegar novos fretes", disse Thomaz Evangelista, 74 anos.

As constantes mudanças nas regras de circulação de caminhões na capital são contestadas por quem vive na estrada.

"Por que a prefeitura não impede que os carros rodem com apenas uma pessoa dentro? Os congestionamentos não são causados só pelos caminhões", disse Helena Jacinto Juliani, 44, que há cinco anos acompanha o marido na estrada.

Restrições

As restrições a caminhões foram implantadas em meados do ano passado para reduzir os índices de lentidão no trânsito da cidade, que vinham batendo seguidos recordes em pleno ano eleitoral.

Kassab prometeu, ainda na campanha, ampliar as restrições aos caminhões após a inauguração do trecho sul do Rodoanel. A promessa foi incluída em seu plano de metas, entregue à Câmara em março, mas sem detalhamento.

fonte
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u596285.shtml

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Nós tinhamos comentado dessa possibilidade no tópico sobre a Av. Aguas Espraiadas chegando na Imigrantes. Pelo visto a prefeitura anda lendo o SSC!!

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Já estou careca de tanto ouvir no SPTV sobre congestionamentos de vários KM provocados por quebras de caminhões nas marginais e principais avenidas. Já que esses irresponsaveis não fazem a devida manutenção em seus veículos, então que sejam proibidos de circularem.

·
Registered
2,484 Posts
Mas uma investida egoista e populista da prefeitura de SP, eles pensam com os votos não com a cabeça.
Como vão tirar os caminhoes da principal via da cidade sem alternativas, é tirar os congestionamentos da Marginal Tietê e por em otras avenidas?

·
Nem td que reluz é trilho
4,030 Posts
Essa medida não está dada por certa. Com certeza será estudada ainda. E só decidirão quando tiver certeza. Proibir na Bandeirantes é extremamente válido, não estão proibindo por "populismo", por exemplo.

·
Registered
9,053 Posts
Mas uma investida egoista e populista da prefeitura de SP, eles pensam com os votos não com a cabeça.
Como vão tirar os caminhoes da principal via da cidade sem alternativas, é tirar os congestionamentos da Marginal Tietê e por em otras avenidas?
Releia a matéria e note que no caso da Marginal Tietê, a medida só está sendo considerada para horários de pico.

Eu acho muito válido escalonar o uso de um recurso escasso; hoje já restrições para caminhões nas estradas de acesso a SP em horários da tarde/noite de domingo que são exemplos desse controle.

Eu acho que essa medida de retirar caminhões do horário de pico da Marginal Tietê deveria ser adotada já, não precisaria nem esperar completar o Rodoanel Sul.

Já da Av. Bandeirantes precisa mesmo esperar o Rodoanel Sul.

·
Registered
2,484 Posts
Releia a matéria e note que no caso da Marginal Tietê, a medida só está sendo considerada para horários de pico.

Eu acho muito válido escalonar o uso de um recurso escasso; hoje já restrições para caminhões nas estradas de acesso a SP em horários da tarde/noite de domingo que são exemplos desse controle.

Eu acho que essa medida de retirar caminhões do horário de pico da Marginal Tietê deveria ser adotada já, não precisaria nem esperar completar o Rodoanel Sul.

Já da Av. Bandeirantes precisa mesmo esperar o Rodoanel Sul.
Para mim, enquanto não exisite o Rodoanel, uma medida dessa não poderia ser aplicada, sou a favor da retirada, mas não a favor da forma que está sendo feita, sou contra porque vai desentupir a Marginal Tietê, e entupir outras vias..

·
Registered
2,645 Posts
Já era hora. Eles são o principal motivo do transito na cidade em horario de pico. sempre me perguntei pq nao cogitaram fazer isso antes!! Será perfeito!!
É, realmente não há carros na cidade, bem como não há acidentes de automóveis comuns que causam quilômetros de congestionamento... :eek:hno:

·
Viuvo da Mediga
983 Posts
Concordo com essa restrição para a Pinheiros e Bandeirantes só mesmo quando o trecho sul estiver pronto.

Agora, a restrição atual na Marginal Tietê já está de bom tamanho.

Se querem tirar definitivamente esses caminhões dessas vias, que acelerem a construção dos demais trechos como vem se falando.

Se pensam, e podem, acelerar o processo de construção dos dois trechos que faltam por concessão, que assim o façam. Quem esperou 30 anos, pode esperar mais 4 ou 5 (se ambas fossem feitas ao mesmo tempo).

·
Registered
24,544 Posts
Discussion Starter · #13 ·
É, realmente não há carros na cidade, bem como não há acidentes de automóveis comuns que causam quilômetros de congestionamento... :eek:hno:
Não vou nem me dar ao luxo de responder... só quem anda na marginal em horario diariamente sabe o quanto os caminhoes são o principal problema!!

·
Registered
4,446 Posts
Pista expressa da marginal na verdade tem 2 faixas para carros, pois é impressionante ver as imagens das TVs as duas faixas da esquerda sempre são ocupadas APENAS por caminhões....

·
Registered
9,053 Posts
Não vou nem me dar ao luxo de responder... só quem anda na marginal em horario diariamente sabe o quanto os caminhoes são o principal problema!!
Mas será que são caminhões passando por SP ou tendo SP como destino ?
Tem gente que usa a Marg. Tietê e diz que vê muito VUC e caminhões pequenos, que sugerem tráfego intra-métropole... eu não tenho hábito de passar pela Tietê para poder questionar ou validar isso, mas acho que vale a análise.

·
Debeluzo
109 Posts
Infelizmente hoje em dia, caminhões são um mal necessário!

Como abastecer mercados, postos de gasolina, concessionárias de veículos, sem eles? Como dar continuidade as construções civís sem o movimento de caminhões? Alguém já imaginou, entrega de concreto em plena madrugada, ao lado da sua casa? :mad:

IMHO a culpa não são dos caminhões, e sim do crescimento desordenado e da falta de planejamento... :eek:hno:

·
Brasil-Belindia é aqui
19,385 Posts

Como abastecer mercados, postos de gasolina, concessionárias de veículos, sem eles? Como dar continuidade as construções civís sem o movimento de caminhões? Alguém já imaginou, entrega de concreto em plena madrugada, ao lado da sua casa? :mad:

IMHO a culpa não são dos caminhões, e sim do crescimento desordenado e da falta de planejamento... :eek:hno:
De que adianta ter caminhões velhos, mal cuidados, sem manutenção adequada e quebrando quase todos os dias fazendo esse tipo de serviço. Infelizmente o caminhoneiro autonômo hoje em dia é um mendigo com um caminhão velho. O governo federal deveria abrir uma linha de crédito para incentivar a troca dos caminhões, além de rgulamentaro setor regulando os preços mínimos dos fretes e fiscalizar a carga horária máxima que um motorista pode dirigir sem afetar sua saúde.

·
Registered
24,544 Posts
Discussion Starter · #19 ·

trafegando entre 22 as 4 da manha!! simples. uma coisa são os caminhoes de entrga, o q nao é o caso, a grande maioria dos caminhoes na marginal estao apenas em transito. por isso que defendo construcao de centro de descarregamentos nos suburbios e a utilizacao de caminhoes menores padronizados para circular dentro da cidade

1 - 20 of 21 Posts