SkyscraperCity banner

1 - 20 of 23 Posts

·
instagram: t.l.rekarte
49,920 Posts
Discussion Starter #1
Em agosto deste ano, eu fiz minha primeira viagem para São Félix/Cachoeira(são cidades vizinhas, separadas pelo rio Paraguaçu), esta viagem faz parte de um antigo desejo de conhecer o recôncavo, região de grande importância histórica da Bahia :)

História:
A cidade, no entanto, tem sua origem no aldeamento dos índios Tupinambás. Em 1534, esse aldeamento tinha cerca de 20 palhoças habitadas por mais ou menos duas centenas de índios. Com a chegada dos portugueses para explorar a terra e o comércio de madeira, tentaram escravizar os índios, forçá-los ao trabalho, iniciando a plantação de cana-de-açúcar, montagem de engenhos de açúcar e alambiques; entretanto a lavoura só prosperou com a chegada de escravos negros vindos da África em 1615.
São Félix teve participação ativa na independência da Bahia(1822-1823).
São Félix já era um povoado próspero com casas sobradadas e o comércio já desenvolvido com recursos para se manter. Na verdade, a qualificação de povoado era àquela altura uma ficção burocrática, e a 15 de dezembro de 1857, por ato assinado pelo presidente da província, João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, criava-se a freguesia de Senhor Deus Menino e São Félix. Em termos de administração civil, porém, o povoado permaneceria.
A sede foi elevada à categoria de cidade através do Ato Estadual de 25.10.1890, com a denominação de São Félix do Paraguaçu, topônimo que se estendeu para o município, simplificado novamente para São Félix, por Decreto Estadual de 08.07.1931.

Dados:
Área: 95km²
População: 14.099
Distância até a capital: 110km
Região: Recôncavo Sul

Ponte de Ferro por onde passa o trem, construída no reinado de D. Pedro II

Fábrica de Charutos

Subindo o morro...

Chuva chegando...

Barragem de Pedra do Cavalo

Infelizmente a chuva me impediu de tirar mais fotos em São Félix e Cachoeira:eek:hno:

·
Moderator
33,710 Posts
Belo registro, Rekarte, a Bahia é um tesouro mesmo, em cada lugar sempre há uma joia preciosa, São Félix e Cachoeira são dois exemplos.
Valeu por compartilhar com a gente, ótimo thread. :)

·
Registered
94,152 Posts
Muto bom, acredito que Cachoeira tenha conseguido preservar mais o seu patrimônio do que São Felix, muita construção histórica da cidade foi ao chão.
A Danneman transformou-se em espaço cultural ou continua fabricando charutos?

·
Registered
3,527 Posts
Ótimo thread ! eu que já fiz dois thread sobre Cachoeira nunca tive interesse de fazer de São Félix, mas vendo suas fotos adorei pegou bons ângulos, o recôncavo é pura magia!

·
Soteropolitano
8,803 Posts
Valeu, Rekarte, pelas fotos!
São Félix tem mais coisa a ser mostrada, mas a chuva impediu.
Ah, aquele prédio do Dannemann é, além de fábrica de charutos, um centro cultural (chegou a entrar?). Aqui o site do centro cultural (há outro na Suíça que eles construíram por causa do sucesso do de São Félix): http://www.centroculturaldannemann.com.br/

E aqui o site da fábrica: http://www.dannemann.com

·
:)
9,594 Posts
Linda São Félix.
Juntamente com Cachoeira, é uma das maiores jóias da Bahia.
Fotos excelentes, Rekarte, parabéns.:applause:

·
Soteropolitano
8,803 Posts

·
49,920 Posts
Discussion Starter #10
^^
Eu gostei da versão em "preto e branco":yes:
a versão "holga" dá impressão que é uma foto antiga,hehe =)

·
49,920 Posts
Discussion Starter #11
Muto bom, acredito que Cachoeira tenha conseguido preservar mais o seu patrimônio do que São Felix, muita construção histórica da cidade foi ao chão.
A Danneman transformou-se em espaço cultural ou continua fabricando charutos?
Sim, Cachoeira tbm é bem maior do que São Félix, então tem muitos mais prédios colonias preservados, infelizmente a chuva me impediu de tirar mais fotos de Cachoeira tbm, então não pude tirar fotos de todas as partes históricas da cidade =/
Agora meu desejo é conhecer Santo Amaro e São Francisco do Conde:cheers:

·
Soteropolitano
8,803 Posts
Agora meu desejo é conhecer Santo Amaro e São Francisco do Conde:cheers:
Oxe, você foi como pra Cachoeira?
Recomendo também Maragogipe. E mais ainda no carnaval!! Ela é toda colonialzinha, reformada, bem cuidada. E o carnaval é bem familiar, todo o mundo de máscaras, as crianças na rua sem pai nem mãe atrás, muita liberdade. Lindo!

Aqui 3 fotos que fiz lá em 2012:

Santo Amaro tem belos "resquícios" da época colonial: acho que Cachoeira é incomparável; talvez Lençóis (além de outras cidades da Chapada Diamantina, como Rio de Contas) chegue um pouquinho perto, mas com arquitetura diferente, época diferente, sem igrejas (cuja arquitetura adoro analisar).

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,588 Posts
Aquele posto de gasolina ao lado da igreja, na segunda foto, atrapalhou a ambiência do local...uma pena. Mas no geral a cidade é muito rica historicamente, gostei muito do prédio da Biblioteca e do Paço municipal! Percebi que a cidade permitiu uma mistura de estilos, não preservou muita coisa do casario, porém mesmo assim ainda é uma cidade interessante de se ver.

·
49,920 Posts
Discussion Starter #16
^^
Eu tirei fotos de Cachoeira também:yes:

Oxe, você foi como pra Cachoeira?
Recomendo também Maragogipe. E mais ainda no carnaval!! Ela é toda colonialzinha, reformada, bem cuidada. E o carnaval é bem familiar, todo o mundo de máscaras, as crianças na rua sem pai nem mãe atrás, muita liberdade. Lindo!
Na ida eu fui pela aquela entrada depois de Amélia Rodrigues, na volta eu passei por Santo Amaro mas já era de noite, então não deu para ver muitas coisas
anotei aqui Maragogipe para ir também:cheers:

·
:)
18,427 Posts
Belo registro, Rekarte! Tenho saudades de Cachoeira e de São Félix!

É impressionante como chove muito no Recôncavo. Nas vezes que fui, ou estava nublado ou chovia.

1 - 20 of 23 Posts