SkyscraperCity banner
1 - 20 of 49 Posts

·
22°52'S 47°03'W
20,649 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Neste thread eu vou mostrar uma das cidades do Extremo Oeste paulista: Presidente Epitácio.
Eu não fui, mas emprestei a máquina para um amigo meu que além de fotografar os familiares também fotografou a cidade no nível da rua para mim.
Ele adorou a cidade, muito plana. É muito longe de Campinas: 634km e não muito mais que isso da capital.
Também ficou impressionado com o Rio Paraná, para ele o rio intimida mais que o mar. :eek:
Por fim, as fotos foram tiradas no feriado de Corpus Christi de 2008.

DADOS DA CIDADE

Nome oficial: Município da Estância Turística de Presidente Epitácio
Fundação: 1° de janeiro de 1907
Região: Presidente Prudente
Área: 1.281,78km²
População: 39.403 hab (cont. IBGE/2007)
Densidade: 30,7 hab./km²
CEP: 19470-000
DDD: 18
Altitude: 290m
Latitude: 21° 45' 53" S
Longitude: 52° 06' 19" S
IDH: 0,766
PIB: R$241.877.044,00 (IBGE/2003)
PIB per capita: R$5.888,24

Vamos às imagens! :)

01A - Localização da cidade no Estado

01B - Localização da cidade com Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, a menos de 40km. Meu amigo disse que Bataguassu tem um intenso contado com Presidente Epitácio e por causa disso, Bataguassu segue o Horário de Brasília (GMT-3) e não o do Mato Grosso do Sul (GMT-4)

01C - Visão do alto de Presidente Epitácio no Google Earth

02 - Avenida típica

03 - idem

04 - Uma casa bonita

05 - Um hospital desativado no momento

06 - Quem disse que interior não tem Marinha? :D

07 - Delegacia Fluvial...

08 - Para não esquecer de skyscrapers: Epitácio também tem o seu highrise! É só esse prédio na cidade inteira

09 - região próxima

10 - Prefeitura

Agora, as imagens da maior beleza de Presidente Epitácio: o Rio Paraná

11 - Que imagens (o rio nessa região tem bem mais de 10km de largura)

12 - Profundidade...

13 - A região da barranca

Os dois barcos...:|
14 - Antes de cruzar

15 - Cruzando

16 - Depois de cruzar

17 - Casas de bom padrão

18 - idem

19 - Região beira-rio

20 - idem

21 - Ao fundo, a ponte que vai até Mato Grosso do Sul, com boa parte sobre um aterro.

22 - Parque

23 - Barzinhos

24 - idem

25 - Praia fluvial

26 - idem

27 - Pescaria

28 - Condomínio fechado

29 - idem

30 - construções

31 - Ruazinha tranqüila

32 - Muitas ruas têm asfaltamento ou calçamento, mas outras ainda não...

33 - Ginásio

34 - idem

35 - Avenida

36 - Centro

37 - idem

38 - idem

39 - Pracinha

40 - Colégio

41 - Matriz

42 - interior da matriz

43 - Construção interessante

É isto! Comentem :D

·
Registered
15,757 Posts
Adorei a região beira-rio. Parece ser um bom lugar para passar o tempo.

Mas, a cidade em si no inicio não me agradou. Mas foi melhorando conforme as fotos foram avançando.

Aprovada!

·
Registered
2,794 Posts
Belas fotos!! :eek:kay:

·
Registered
5,770 Posts
A orla do rio Paraná é agradável e o rio é uma espécie de "mar do interior" :D

A cidade tem um centrinho arrumado e bonito, gostei!!!!

·
Christopher
17,520 Posts
lindas fotos!

Esse Paranazão eh belo demais!!! Linda cidade, pacata e agradável!
Deve ser mto bom passar uns dias por ae..

·
Registered
4,718 Posts
Ótimas fotos Fabius! Obrigado por mostrar um pouquinho da região onde vivo!

Eu não conheço muito bem Epitácio, mais sei que essa cidade é um pólo turístico e pesqueiro bem famoso na região. Bastante gente de casas na cidade pra aproveitar o rio.

O que acho incrível é a semelhança com que as cidades na beira do Paranazão tem com as cidades Sul-Mato Grossenses.

·
Registered
12,776 Posts
A cidade tem um prédio somente, risos Na foto, claro!
O Rio Paraná impressiona mesmo, parece até um mar. Gostei do cruzamento dos barcos.
E a cidade pareceu bem calma.

·
5,549 Posts
O Rio Paraná é mesmo bem largo !

·
Interessante...
3,446 Posts
Epitácio uma bela cidade, apesar de que algumas áreas da cidade estão em degradação por falta de cuidados da administração pública que não soube aplicar o dinheiro que ganhou com a cheia do rio...

Essa cidade tem toda uma história...

Na verdade o Rio Paraná que aí vemos é um lago artificial feito pela usina hidrelétrica Sérgio Motta. Em alguma fotos a gente percebe que há alguns pedregulhos com telas de proteção. Elas seriam os indicativos até onde o rio poderia subir. Abaixo dessa água toda, a uns 20 metros, tem muitas construções inundadas, o antigo Parque Figueral, parque que existe ainda hoje só que fica em outro local da cidade que não foi mostrado no thread mas é uma das atrações turísticas da cidade, o antigo porto fluvial, várias casas que haviam a beira rio, todas inundadas por causa da represa...

Durante muitos anos, do período de 1996 à 1999/2000, houve uma operação para tirar animais silvestres, reeplantação de figueiras centenárias, ribeirinhos, uma vila inteira, uma localidade conhecida como Porto XV, no MS, para deslocar a população da área que seria inundada. Foram anos. Foi construida uma nova cidade, Nova Porto XV, bem distante do local da cheia.

A cidade de Epitácio e cidades ribeirinhas receberam verbas e muita ajuda na construção das orlas da CESP (Companhia Elétrica de São Paulo), junto com a Camargo Corrêa. Mas como vemos as cidades tiveram melhorias, mas não como o esperado.

O investimento na cidade por causa da cheia do rio poderia ser muito maior do que é hoje. Havia na ciade um clube do SESI SP, um clube muito bom com piscinas, camping e até um hotel de luxo...
Hoje o que se vê lá é o abandono do lugar, se degradando cada vez mais...

Tive bons momentos em Epitácio, principalmente na minha infância, quando minha família saia de Venceslau pra ir pra Epitácio no fim de semana e passar o domingo inteiro no Figueiral (esse nome vem das figueiras centenárias que haviam na prainha pública da cidade e davam o nome e a cara pro lugar)...
Era um churrasquinho, cadeiras de área espalhadas na prainha, e uma criançada brincando na areia do rio e na água, era muita gente... Dava até pra pegar uma cor na areia...
Em 1998 começou realmente a encher o rio...
Fui visitar o lugar onde era o Figueiral nessa época... PQP... Dá até dor no coração de escrever... O lugar, cheio de quisques, vestiários, mini clubes, salão de festa... tudo tava no chão... destruído, as árvores todas cortadas, as figueiras arrancaram até a raiz... o lugar parecia que haviam detonado uma bomba... muito triste...
Andamos a ponte toda pra ver como estava a contrução do aterro... Nossa, tem imagens que não vou esquecer nunca de lá...
A antiga Porto XV tava com uns 80cm de água, um pouco submersa... Um monte de casa de madeira abandonada, o cemitério da cidade com um monte de cruz no chão parcialmente submersas, uma uma cena aterrorisante, sem árvore nenhuma, tudo cortada... foi feio o negócio...

Epitácio tem melhorado utimamente. Na cidade tem alguns atrativos turísticos e festas populares, e vem tendo grandes melhoras com a Friboi, um frigorífico de grande porte instalado na cidade...

A cidade uma das atrações turísticas da região. Aconselho a quem vir pra cá conhecer o novo Parque Figueiral e a orla de Epitácio, são muito boas...

·
22°52'S 47°03'W
20,649 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Agradeço a todos que comentaram! :)

Mas, a cidade em si no inicio não me agradou. Mas foi melhorando conforme as fotos foram avançando.

Aprovada!
É a típica questão de escolha de fotos. Este thread eu montei rápido, talvez tenha dado essa impressão por causa disso...:|

lindas fotos!

Esse Paranazão eh belo demais!!! Linda cidade, pacata e agradável!
Deve ser mto bom passar uns dias por ae..
Eu também acho! Deve ser muito legal conhecer um lugar tão distante e diferente.

Ótimas fotos Fabius! Obrigado por mostrar um pouquinho da região onde vivo!

Eu não conheço muito bem Epitácio, mais sei que essa cidade é um pólo turístico e pesqueiro bem famoso na região. Bastante gente de casas na cidade pra aproveitar o rio.

O que acho incrível é a semelhança com que as cidades na beira do Paranazão tem com as cidades Sul-Mato Grossenses.
Por nada! Agradeça ao meu amigo, que com a longuíssima viagem que fez, fez uma baldeação em Prudente para chegar lá. Realmente o Paranazão é muito impressionante.

A cidade tem um prédio somente, risos Na foto, claro! O Rio Paraná impressiona mesmo, parece até um mar. Gostei do cruzamento dos barcos.
E a cidade pareceu bem calma.
Muitas cidades do Oeste paulista são assim.
E em Epitácio não podia ser diferente. :D
Curiosidade, o sistema de numeração das ruas de Presidente Epitácio é idêntico ao de Bauru: cada quarteirão de uma rua recebe um número, depois um outro número com a distância que a casa está da esquina.
Exemplo: Rua Mato Grosso, 7-21 (quarteirão 7, a 21 metros da esquina).

Tem até um destacamento da Marinha com embarcações próprias !
Legal
Meu amigo foi até abordado pelos militares, teve de explicar o porquê daquelas fotos. Mas depois não houve problema...

adorei vê-la.
Impressionante o volume de água do rio Paraná hein, realmente a bacia fluvial é gigante.
Isso impressionou mesmo. :)

Epitácio uma bela cidade, apesar de que algumas áreas da cidade estão em degradação por falta de cuidados da administração pública que não soube aplicar o dinheiro que ganhou com a cheia do rio...

Essa cidade tem toda uma história...

Na verdade o Rio Paraná que aí vemos é um lago artificial feito pela usina hidrelétrica Sérgio Motta. Em alguma fotos a gente percebe que há alguns pedregulhos com telas de proteção. Elas seriam os indicativos até onde o rio poderia subir. Abaixo dessa água toda, a uns 20 metros, tem muitas construções inundadas, o antigo Parque Figueral, parque que existe ainda hoje só que fica em outro local da cidade que não foi mostrado no thread mas é uma das atrações turísticas da cidade, o antigo porto fluvial, várias casas que haviam a beira rio, todas inundadas por causa da represa...

Durante muitos anos, do período de 1996 à 1999/2000, houve uma operação para tirar animais silvestres, reeplantação de figueiras centenárias, ribeirinhos, uma vila inteira, uma localidade conhecida como Porto XV, no MS, para deslocar a população da área que seria inundada. Foram anos. Foi construida uma nova cidade, Nova Porto XV, bem distante do local da cheia.

A cidade de Epitácio e cidades ribeirinhas receberam verbas e muita ajuda na construção das orlas da CESP (Companhia Elétrica de São Paulo), junto com a Camargo Corrêa. Mas como vemos as cidades tiveram melhorias, mas não como o esperado.

O investimento na cidade por causa da cheia do rio poderia ser muito maior do que é hoje. Havia na ciade um clube do SESI SP, um clube muito bom com piscinas, camping e até um hotel de luxo...
Hoje o que se vê lá é o abandono do lugar, se degradando cada vez mais...

Tive bons momentos em Epitácio, principalmente na minha infância, quando minha família saia de Venceslau pra ir pra Epitácio no fim de semana e passar o domingo inteiro no Figueiral (esse nome vem das figueiras centenárias que haviam na prainha pública da cidade e davam o nome e a cara pro lugar)...
Era um churrasquinho, cadeiras de área espalhadas na prainha, e uma criançada brincando na areia do rio e na água, era muita gente... Dava até pra pegar uma cor na areia...
Em 1998 começou realmente a encher o rio...
Fui visitar o lugar onde era o Figueiral nessa época... PQP... Dá até dor no coração de escrever... O lugar, cheio de quisques, vestiários, mini clubes, salão de festa... tudo tava no chão... destruído, as árvores todas cortadas, as figueiras arrancaram até a raiz... o lugar parecia que haviam detonado uma bomba... muito triste...
Andamos a ponte toda pra ver como estava a contrução do aterro... Nossa, tem imagens que não vou esquecer nunca de lá...
A antiga Porto XV tava com uns 80cm de água, um pouco submersa... Um monte de casa de madeira abandonada, o cemitério da cidade com um monte de cruz no chão parcialmente submersas, uma uma cena aterrorisante, sem árvore nenhuma, tudo cortada... foi feio o negócio...

Epitácio tem melhorado utimamente. Na cidade tem alguns atrativos turísticos e festas populares, e vem tendo grandes melhoras com a Friboi, um frigorífico de grande porte instalado na cidade...

A cidade uma das atrações turísticas da região. Aconselho a quem vir pra cá conhecer o novo Parque Figueiral e a orla de Epitácio, são muito boas...
Obrigado pelo texto, ajudou muito a compreender como funciona a cidade e o que aconteceu.

·
Registered
4,657 Posts
Linda cidade...possui um perfil muito interessante.
Acho legal a sua mancha urbana, é brusco a trasição do urbano para o rural, isso é bom, restringe uma certa área a crescer, no caso, quase a totalidade da faixa urbanizada.

1 - 20 of 49 Posts