SkyscraperCity Forum banner

Primeira amostra de Floriano - Piauí

43634 Views 34 Replies 25 Participants Last post by  mynamewyllheume
COM VOCÊS, FLORIANO, a Princesa do Sul do PIAUÍ.

Imagens de AGAMENON PEDROSA e de outros fotógrafos garimpadas da internet. Em breve, fotos autorais mostrando mais e melhor o resto da cidade.




Vegetação

O cerrado é a vegetação predominante na região, mas há regiões onde se verifica a mistura de caatinga, também. Na agricultura, os destaques são para a castanha de caju e a mandioca. Exporta óleos de amêndoas e babaçu, algodão em pluma e arroz.

Clima

Justamente por se localizar no interior do estado, Floriano apresenta clima tropical semi-árido. As temperaturas ficam entre 29 e 37 graus centígrados e as chuvas são mais escassas do que no norte do Piauí - com período seco de seis meses. As chuvas predominam entre os meses de novembro e abril.

Hidrografia

O Rio Parnaíba é o principal curso d'água de Floriano, separando-a do município vizinho e maranhense de Barão de Grajaú. Por este motivo, é o segundo porto fluvial do Piauí.

Curiosidades

Floriano conta com uma comunidade árabe que exerce forte influência em sua cultura. Vários imigrantes oriundos da Síria se estabeleceram lá a partir do final do século XIX.

A cidade é para quem é apaixonado por carros: o Museu do Automóvel de Floriano expõe, em um galpão de 288 metros quadrados, vários tipos de veículos antigos – desde caminhões até bicicletas. Além disso, conta com um acervo de revistas, acessórios e fotos.

Folclore

Fazem parte do rico folclore florianense dois tipos distintos de herança: a oriunda do Português, do Índio e do Negro e aquela herdada dos árabes. Nesta se enquadram figuras como o "Seu" Salomão Mazuad, Calixto Lôbo, David Kreit, Faiz Salim, Gabriel Zarur, Millad Kalume, Dra. Josefina Demes e outros, cada um sendo a personificação de uma característica inerente ao povo árabe, positiva ou não. Naquela temos o Cavalo Piancó, o Pastoril, o Cabeça de Cuia, a porca do dente de ouro, Abraão Mentira e outros.

População

População: 54.591 habitantes (CENSO 2000) Área Total: 3.403,7 km²

Economia

Principal centro educacional do sul do estado do Piauí e do Maranhão, Floriano exerce influência sobre quase trinta municípios maranhenses e piauienses.

Hoje, Floriano está consolidada como grande Pólo Educacional, atendendo nivel fundamental, médio normal e proficionalizante, bem como o ensino superior de qualidade, através de universidades públicas e particulares.

Segunda cidade do estado do Piauí, sede do município de mesmo nome, Floriano situa-se na margem direita do médio Paraíba, numa altitude de 85m e a 253km de Teresina. Tem clima tropical e a temperatura varia de 29 a 37º C.

Floriano é o segundo porto fluvial do Piauí e liga-se a Teresina pela rodovia federal BR-230. Exporta óleo e amêndoa de babaçu, algodão em pluma, arroz, gado, telhas e tijolos. Anualmente a cidade realiza uma feira agropecuária.

O comércio de miudezas e tecidos é bem desenvolvido (talvez influência dos árabes lá estabelecidos), assim como o de produtos farmacêuticos.

A região de Floriano é a 3ª região fiscal do Piauí que mais arrecada Tributos, perdendo apenas para a Grande Teresina e a Grande Picos.

História

A cidade de Floriano é originária de quatro antigas sesmarias, a maioria doada a Domingos Afonso Mafrense, em 1676. Foi ele o responsável pela implantação das primeiras fazendas, com o cultivo da cana-de-açúcar e pecuária extensiva – que depois veio a se estabelecer como atividade mais importante.

Com a morte de Mafrense, trinta de suas fazendas foram doadas aos jesuítas, que as administraram. Os jesuítas foram expulsos das fazendas em 1760 e as terras passaram para o Estado, atingindo significativo crescimento.

Historicamente a cidade foi fundada pelo agrônomo Francisco Parentes, que lá inaugurou a primeira escola de agronomia das Américas. Essa instituição se destinava à educação de filhos dos escravos (ambos os gêneros), órfãos e libertos pela Lei de 28 de setembro de 1871.

Em 1897, o pequeno povoado, que se chamava Colônia Rural de São Pedro de Alcântara, foi elevado à categoria de cidade, com o nome atual, em homenagem ao marechal Floriano Peixoto. A valorização da borracha de maniçoba, a chegada dos árabes mercantilistas e a navegação fluvial também contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade.

wikipedia.com

Entrada da cidade, com o monumento ao padroeiro São Pedro de Alcântara:
1

2

3


Igreja matriz:
4

5


vista de parte da praça Dr. Sebastião Martins
FOTO DA DÉCADA DE 90
6


Câmara de Vereadores
7

Outro lado


Casarões
8

9

10

11


Cais da beira-rio
12 - FOTO DA DÉCADA DE 90. Antiga Usina Elétrica, hoje museu, teatro e espaço para apresentações ao ar livre. Logo após, o 1º prédio da cidade: Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara; hoje é o Terminal Turístico Beira Rio, com restaurante, bares e lojas.


12.1 - Prédio do Terminal Turístico no início dos anos 90.


13

14

15

16

17

18

19


Final da Av. Getúlio Vargas, com o detalhe do passeio de carro do encontro de colecionadores
20


Vista do cais a partir da cidade vizinha: Barão de Grajaú - Maranhão. Observem o restaurante Flutuante, à direita, na lâmina das águas do Rio Panaíba, instalado desde a década de 60, e tem excelentes pratos de peixe.
21

22

23

24


25
Edit.

Parte da usina de biodiesel
26


Estádio Tibério Nunes, para 8.000 pessoas
27


CEFET - UNED de Floriano
28


Entrada do Teatro Cidade Cenográfica - O 2º maior do mundo a céu aberto. A Cidade Cenográfica foi projetada para um público de 20.000 pessoas por apresentação, possuindo uma sala de cinema e teatro climatizada para 150 espectadores, escola de arte, biblioteca, museu e telecentro.
29


Av. João Luis Ferreira com Av. Getúlio Vargas (Foto de celular)
30


Av. Eurípedes de Aguiar (Foto de celular)
31


Residência
32


EM BREVE, MAIS...
See less See more
36
1 - 20 of 35 Posts
Parabéns pelo thread! :)

Adoro essas cidades de divisa! Os casarões têm uma bela aparência, até surpreendente e contrastante com a visão que o senso comum traz do interior piauiense. A região do cais e a Igreja matriz são bonitinhos...
Olha Floriano aqui!!!!!!!!as fotos estão ótimas Valeu

Mas, além de teresina, já apareceu aqui Parnaiba, São Raimundo NOnato, Dirceu Arcoverde e São Lourenço do Piaí :)
que surpresa essa cidade!!! Muito charmosa com esses casarões, o cais, a igreja, gostei de tudo nessa cidade. A melhor do Piauí que apareceu até agora.
Valeu cara ! Foi muito legal conhecer Floriano !

:cheers: :cheers:
Gostei muito dos casarões e das construções antigas, inclusive da igreja matriz. Só essa câmara dos vereadores, com cara de disco voador made in URSS, que eu achei ridícula.

Valeu! :eek:kay:
é bem simpática e acho que irá fazer fronfeitra com o Maranhão do Sul! :D
gostei Alberto! muito bom o Thread!
Floriano-polis do Piauí hehe

O Parnaíba já foi mais largo e profundo.
O desmatamento agravado pela marcha da soja está acabando com o velho monge.

Esse vale poderia ser tão mais próspero....
See less See more
Bonita e simpática Cidade, mas já foram mostradas outras Cidades do interior do PI por aqui! Interessante... o Piauí e o Maranhão tem várias Cidades que são separadas apenas por um rio, Teresina x Timon e agora Floriano x Barão de Grajaú.
Adoro essas cidades arrumadas do interior do NE!!!
Gostei do Patrimonio Historico bem conservado!!
E o ginásio me chamou a atenção!
parece ser muito pequeno...
HEhuehuehueh
Tá por fora ams... já rolaram várias cidades do PI aqui...
E eu achei Floriano com um aspecto bem arrumado :D
Bonita e simpática Cidade, mas já foram mostradas outras Cidades do interior do PI por aqui! Interessante... o Piauí e o Maranhão tem várias Cidades que são separadas apenas por um rio, Teresina x Timon e agora Floriano x Barão de Grajaú.
Os dois estados já foram um só e o vale do parnaíba é onde está a maior parte da população do Piauí daí tantas cidades próximas.

Acontece o mesmo com Magalhães de Almeida, Joaquim Pires, Nova Iorque, Boa Esperança, Alto Panaíba...
See less See more
Muito bom conhecer um pouco de Floriano. Gostei da cidade.
boas fotos

alguns predios novos e bonitos como a camara
mto legal a orla e os prédios históricos.

qdo puder poste umas fotos mais amplas pra gente ter uma noção melhor da cidade.
Gostei muito dos casarões e das construções antigas, inclusive da igreja matriz. Só essa câmara dos vereadores, com cara de disco voador made in URSS, que eu achei ridícula.

Valeu! :eek:kay:
:lol: :lol: :lol:

é verdade, também não acho a Câmara esses primores, e ainda pintam as colunas com esse azul!!
See less See more
Floriano-polis do Piauí hehe

O Parnaíba já foi mais largo e profundo.
O desmatamento agravado pela marcha da soja está acabando com o velho monge.

Esse vale poderia ser tão mais próspero....
Bom, o desmatamento da mata ciliar não é necessariamente por causa da soja no sul do estado. Esse problema é bem mais antigo. O assoreamento vem já de longos anos, e infelizmente está desgastando muito mesmo o Parnaíba, que como vc mencionou, poderia mesmo ser mais aproveitado economicamente, a exemplo do São Francisco.
See less See more
1 - 20 of 35 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top