SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 6 of 6 Posts

·
Registered
Joined
·
813 Posts
Discussion Starter · #1 ·




O Viaduto Engenheiro José Joaquim Lopes de Brito, construído pela Prefeitura de Feira de Santana no cruzamento da avenida João Durval Carneiro com avenida Getúlio Vargas, será oficialmente entregue aos feirenses nesta quarta-feira, 21, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. A solenidade está marcada para começar às 19h30.
Com mais de 300 metros de extensão - a parte que passa sobre a Getúlio Vargas tem mais de 90 metros de comprimento, o viaduto é a primeira etapa do Programa de Integração Urbana, que está sendo posto em prática pela prefeitura. Outros três equipamentos estão sendo construídos e o quinto deverá ser iniciado dentro de mais algumas semanas.
“Vamos inaugurar uma obra e colocar em prática o programa que vai modernizar o trânsito na cidade, preparando-a para os desafios deste setor para as próximas décadas e solucionar o problema de fluidez no tráfego neste ponto, mas que reflete em todo trânsito da cidade”, afirmou o prefeito José Ronaldo. “Esta é a maior intervenção no trânsito da cidade em todos os tempos”, completou. Está prevista a aplicação de cerca de R$ 40 milhões no programa.
O prefeito salienta que os técnicos lhes afirmaram que o viaduto garantirá a fluidez na intersecção, que é uma das mais movimentadas de toda cidade. “Nos horários de pico, milhares de veículos passam pelo local em ambos os sentidos. O viaduto representa ganho de tempo, um dos problemas da contemporaneidade que precisam ser solucionado, e segurança para todos”, disse.
NECESSIDADE
Em Feira de Santana existem mais de cem mil licenciados pela 3ª Ciretran. “Cada vez mais o comércio se expande, detalhe que leva as pessoas a procurar os bairros periféricos. Milhares fazem o trajeto das suas casas para o trabalho, geralmente no centro, nos próprios veículos, mesmo o transporte público sendo eficiente. Daí a necessidade deste viaduto”, considerou.
José Ronaldo também destacou o projeto arquitetônico do viaduto, que considera bonito. “Os nossos técnicos capricharam e o equipamento está integrado com a paisagem urbana. É, sem dúvidas, uma bela peça arquitetônica que vai engrandecer ainda mais a Princesa do Sertão”, falou.
O secretário de Planejamento, Carlos Brito, afirma que o primeiro passo foi dado: “Podemos dizer que foi uma passada grande, mas dentro das nossas possibilidades técnicas e financeiras. Nesta quarta-feira, seguramente, vamos iniciar uma nova etapa na nossa história”. Diz mais que o projeto é bem mais amplo.
HOMENAGEADO
O engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito é considerado um dos maiores urbanistas de Feira de Santana. Autor da primeira planta da cidade e responsável-técnico de diversas obras que tornaram Feira uma cidade com amplas avenidas e belas residências.
Foi servidor municipal. Ocupou o cargo de secretário de Viação e Obras Públicas, foi professor do Colégio Santanópolis, do Instituto de Educação Gastão Guimarães e da Escola Normal. J. J. Lopes de Brito morreu aos 92 anos. Foi um dos feirenses que contribuíram para a construção da história da Princesa do Sertão.
 

·
BAHIA
Joined
·
7,658 Posts
Parabéns a Feira de Santana. Sua paisagem urbana está cada vez mais ganhando contornos de uma metrópole. Estou ansioso para a conclusão do Complexo Viário da Cidade Nova.

P.S.: As fotos, principalmente a primeira, se não colocasse legenda (e se não tivesse aquela Farmácia Santana) eu colocaria a mão no fogo que era o Viaduto Ib Gatto, no bairro do Poço em Maceió
 

·
Capital do Forró
Joined
·
16,129 Posts
muito bom

e os outros ja estão adiantados assim???

cada viaduto vai ser diferento do outro, ou todos são iguais???
 

·
Registered
Joined
·
833 Posts
Gostei das fotos do viaduto. Dá um ar diferente a cidade. Sem falar que melhora o transito da cidade.
 

·
Registered
Joined
·
1,549 Posts
Gostei das fotos do viaduto. Dá um ar diferente a cidade. Sem falar que melhora o transito da cidade.
Fj_sinval, este viaduto ficou show de bola mesmo. Eu gostei. Só achei acanhado para o fluxo do local, principalmente nos momentos de pique. O trânsito nesta avenida João Durval flui normalmente em três pistas, uma delas passa pela lateral do viaduto e vira para a direita na avenida Getulio Vargas, que passa por baixo do tal viaduto Engenheiro Lopes de Brito, as outras duas faixas seguem em frente e são reduzidas para apenas uma quando chegam no viaduto. Colocaram na parte de baixo do viaduto uma sinaleira para controlar não sei o que. Ela está contribuindo ainda mais para formar uma grande fila parada na lateral do viaduto quando o sinal fecha. Resultado, com certeza, em breves dias o trânsito no local ficará saturado e bastante congestionado com o afunilamento que está ocorrendo.
Antes da construção eu já havia observado esse detalhe e comentado com um secretário municipal, mas não foi dada importância alguma. Pois aí está a questão, não tem como alargar o tal viaduto.


------------------------
FSA, a Cidade Princesa!
 
1 - 6 of 6 Posts
Status
Not open for further replies.
Top