SkyscraperCity Forum banner

Primeiro shopping do Sul e segundo do país passa por reformas

7863 Views 26 Replies 9 Participants Last post by  Yuri S Andrade
Revitalização impulsiona 'novo' Com-Tour em LONDRINA
Restaurante self-service, com capacidade para 280 pessoas, e uma academia de ginástica gratuita estão entre as novidades a serem implantadas

Reforma do shopping deve culminar com a instalação do supermercado São Francisco

Um restaurante self-service, especializado em comida japonesa e carnes nobres, com capacidade para 280 pessoas, e uma academia de ginástica ao ar livre e gratuita estão entre as novidades que devem ser implantadas no Shopping Com-Tour (Zona Oeste).

As informações são do Grupo Évora, de Maringá, que assumiu a administração do condomínio do shopping em fevereiro de 2007. Desde então, foi iniciada uma série de reformas, que pretende fortalecer o Com-Tour, criado há 34 anos, sendo o primeiro shopping do Sul do Brasil e o segundo do País.

O restaurante, que deve começar a funcionar em junho, pertence à rede Kyoto (com lojas em São Paulo e Maringá) e vai ocupar uma área de 620 metros quadrados, num mezanino, que integra a praça de alimentação do shopping.

Já, a instalação da academia está sendo estudada pelo Grupo Évora como forma de atrair maior número de pessoas para o Com-Tour. Trata-se de um projeto nos moldes do que existe em Maringá, segundo Joaquim Toledo, diretor de expansão do Grupo Évora.

''São as chamadas ATIs (Academias para Todas as Idades), com todos os equipamentos (adequados ao ambiente externo) para exercício físico, que fazem sucesso há algum tempo em vários locais públicos da cidade de Maringá'', explica, informando que os recursos para o projeto fazem parte do orçamento das obras de expansão do shopping. Toledo diz que o grupo planeja ainda uma espécie de brinquedoteca, também gratuita, para o público infantil.

A revitalização do Com-Tour deve culminar com a instalação do supermercado São Francisco, pertencente ao Grupo Évora, que entrará no lugar do Almeida Mercados - que deixará o Com-Tour ainda neste semestre. A nova loja vai ocupar uma área de 2.400 metros quadrados - o dobro do espaço utilizado hoje pelo Almeida -, terá 185 funcionários e um mix que envolve cama, mesa e banho; presentes; rotisseria e lanchonete; adega e floricultura.

Segundo Joaquim Toledo, diretor de expansão do Grupo Évora, a instalação do São Francisco deve começar ''imediatamente'' após a saída do Almeida e o prazo para a conclusão é de 90 a 120 dias. Ele informa que o grupo está investindo R$ 4,5 milhões na nova loja.

''As obras que ainda faltam para a reforma do shopping devem correr junto com a instalação da loja. Portanto, o São Francisco passará a funcionar com tudo pronto'', diz Toledo. Segundo o diretor, o grupo ainda aguarda a aprovação do projeto arquitetônico pela Prefeitura para iniciar a substituição da cobertura do Com-Tour, que hoje é de amianto e passará a ser mais alta e de telha termo-acústica. Ao mesmo tempo, todo o piso será substituído por granito.

Toledo informa que já foram reformados os banheiros e concluída toda a parte de prevenção de incêndio. O shopping também já teve dois blocos cobertos (antes eram a céu aberto) e o conjunto de lojas do piso principal remodelado. Além disso, no piso inferior, com saída para a Rua Olímpia, funcionam quatro novas lojas e outros dois espaços devem começar a ser construídos. Para fazer a ligação entre os pisos, foi instalado um elevador, que levará os frequentadores também ao mezanino, onde ficará o restaurante japonês.

No caso da praça de alimentação, o objetivo é, dentro de três meses, formar um mix com lanchonetes, choperia, sorveteria, creperia, além de restaurantes. Uma das lanchonetes fará ligação com o Cine Com-Tour.

Os quiosques e lanchonetes que funcionam hoje nas demais áreas do shopping devem integrar a praça, liberando o espaço da frente do supermercado para circulação de pessoas e eventuais feiras. A revitalização também deve atingir o estacionamento, que aumentará o número de vagas e passará a ser cobrado (R$ 1,50 a hora). Compras a partir de R$ 10 darão direito a uma hora grátis (para compras maiores, o prazo será estendido).
1 - 20 of 27 Posts
"Inaugurado em dezembro de 1970, o Shopping João Pessoa é o shopping mais antigo de Porto Alegre, chamado inicialmente de Centro Comercial João Pessoa, pois o termo "shopping" ainda era pouco conhecido no Brasil. É composto de cerca de 50 lojas, distribuídas em quatro pisos. Conta também com 4 cinemas, totalizando mais de 800 lugares e estacionamento coberto."
esse shopping ficou com uma estetica boa. mudou bastante e para melhor. o nivel das lojas tambem deu uma melhorada (tem ate uma loja da boticario agora). antes ele estava abandonado e falido somente com lojas do tipo de 1,99. ainda tem algumas lojas assim mas ja deu uma grande melhorada e o movimento teve um crescimento bom. só que é muito pequeno, nem sei se da pra ser considerado um shopping. mas da pra ser um mini shopping se melhorarem mais um pouco, ja que tem ate cinema e uma praça de alimentaçao. so falta algumas lojas dos tempos anteriores do da reforma serem substituidas por outras de melhor nivel e ja daria pra considerar aquilo como um shopping pequeno.
Esse negócio de "o primeiro isso", "o primeiro aquilo" NUNCA é confiavel ;)
o thread é antigo...
Eu já vi a loja do São Francisco nele...
Ficou bonita!
Shopping Com-Tour - Lo

"Inaugurado em dezembro de 1970, o Shopping João Pessoa é o shopping mais antigo de Porto Alegre, chamado inicialmente de Centro Comercial João Pessoa, pois o termo "shopping" ainda era pouco conhecido no Brasil. É composto de cerca de 50 lojas, distribuídas em quatro pisos. Conta também com 4 cinemas, totalizando mais de 800 lugares e estacionamento coberto."
Flick, eu não posso fazer afirmações com relação aos shoppings mais antigos do país, no entanto, eu já essa informação em um livro de arquitetura. O Com-Tour perderia apenas para o Shopping Eldorado em São Paulo.

Não sei quais foram os critérios utilizados, mas não se trata de mera propaganda do tipo "o meu é melhor que o seu".
^^^E nem seria mérito nenhum ter o primeiro shopping.
mérito seria não ter nenhum hehe
^^

Também não sou muito fã de shoppings. No entanto, isso demonstra que desde cedo Londrina desenvolveu uma cultura de shopping-center. Só para ilustrar, o Shopping Catuaí (Londrina-PR) com seus 82.000 m² de ABL é o maior shopping da Região Sul e o 6º maior do país.

De todo modo, os shoppings centers não chegam a atrapalhar o comércio de rua de Londrina, que é relativamente bem forte.
Flick, eu não posso fazer afirmações com relação aos shoppings mais antigos do país, no entanto, eu já essa informação em um livro de arquitetura. O Com-Tour perderia apenas para o Shopping Eldorado em São Paulo.

Não sei quais foram os critérios utilizados, mas não se trata de mera propaganda do tipo "o meu é melhor que o seu".
A questão é que o João Pessoa é anterior à moda do termo shoppings, como o próprio texto que eu postei diz. Isto distorce muito os fatos e os pesquisadores brasileiros, credo, são péssimos!

Por mim, o João Pessoa poderia não ter existido, e assim com o Sapox, preferia não disputar títulos como este. Mas não deixei passar batida a afirmção errônea de que o shopping de Londrina foi o primeiro, porque tenho quase certeza de que não foi. :D
^^

Sim Flick, a informação pode até ser errônea, mas ela não é usada como forma de propaganda, até porque 99% dos londrinenses não tem a menor idéia disso.

Aliás, pouquíssimas pessoas freqüentam o Com-Tour, que até possui uma formatação interessante. Ele é meio aberto, no mesmo estilo dos shoppings outlet, que imperam atualmente nos novos projetos americanos e em menor escala no Brasil.

Enfim, a primeira (e única) vez que eu ouvi dizer que o Com-Tour seria o segundo shopping mais velho do Brasil foi em um livro de arquitetura da editora EDUEL.

Flick esse João Pessoa ainda funciona?
^^ Sim, e apesar de ser horroroso, tem lojas decentes, até.

Site do shopping:

http://www.shoppingjoaopessoa.com.br/

Uma foto antiga do shopping:

Ele até que era interessante quando foi inaugurado. :eek:
Nossa... as lembranças mais longinquas da minha vida são na "superfestas" do João Pessoa!

Ô época boa! Eu era feliz e sabia!
OLOKO!!!!!!!!! Desenterraram um defunto!
Nossa... as lembranças mais longinquas da minha vida são na "superfestas" do João Pessoa!

Ô época boa! Eu era feliz e sabia!
Nossa, eu ainda nem era planejado nesta época. Desde que nasci o João Pessoa é símbolo do que há de pior. hahaha

Procurei fotos dele na net e não achei. Os porto-alegrenses fazem de conta que ele não existe. :D
^ Eu nasci em 1983, o Iguatemi jah existia hehehe! :D Lembro quando tinha entre 5 e 8 anos nós íamos direto no João Pessoa, pq nao tínhamos carro então o Iguatemi ficava fora de mão pra nós q morávamos no Menino Deus. A classe alta/metida de POA sempre achou o JP palha, a classe-média podia falar mal mas tava sempre por lá, o que não acontece mais (fala mal e não vai :D).

Eu pessoalmente adorava! Mas criança né...
^^ Tu é 5 anos mais velho que eu. Achava que tu tinha mais, não sei porque... :?

Eu na verdade conheci o João Pessoa em 2005. =P

Yuri, o Iguatemi em São Paulo e o Méier no Rio de Janeiro disputam o título de primeiro shopping do Brasil, em 1966 já haviam 2 shoppings no país.
^^

Então, a pesquisa do pessoal deve ter sido furada. O que eu quis dizer é que não se tratava de mero boato publicitário, pois quase ninguém tem consciência da "antigüidade" do Com-Tour (aliás quase ninguém tem consciência do Com-Tour). Eu li a informação em um livro de arquitetura.

Flicks, em que bairro/rua fica o João Pessoa?
^ Desculpe a intromissão, bairro Azenha.
^^

Não querendo ser chato, mas onde é o Azenha? Zona Sul, Leste, Norte? Em Porto Alegre eu conheço a Cidade Baixa, Menino Deus, Moinhos de Vento, Higienópolis e Petrópolis. É perto de algum desses?
1 - 20 of 27 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.