SkyscraperCity Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Banned
Joined
·
1,169 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Privatização do Metrô: TJ impõe nova derrota ao governo de SP


No último dia 4 de abril, o Tribunal de Justiça de São Paulo indeferiu pedido de revisão do edital de licitação da Linha 4-Amarela, proposto pela Companhia do Metropolitano – Metrô. Com essa decisão, o Tribunal mantém a liminar favorável aos metroviários e barra a continuidade do processo de licitação realizado pelo governo estadual.



De acordo com parecer do Tribunal, o processo segue suspenso até que sejam reparadas todas as irregularidades encontradas no edital. As ilegalidades foram apontadas em uma representação entregue ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal de Justiça pelo Sindicato dos Metroviários de SP e pelos deputados estaduais Nivaldo Santana (PCdoB) e Simão Pedro (PT).

Histórico

O artifício utilizado pelo governo paulista para privatizar a Linha 4-Amarela é a implantação da primeira Parceria Público Privada (PPP) do Estado. De acordo com o contrato proposto, o setor público investirá US$ 922 milhões no empreendimento (73% do total) e ainda investirá na modernização e ampliação da Linha C da CPTM, enquanto a iniciativa privada se responsabilizará pelos 27% restantes (aproximadamente US$ 340 milhões).

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo e as demais entidades que condenam a privatização do Metrô questionam a necessidade de entregar à iniciativa privada o serviço público mais bem avaliado pela população paulistana, entre outras irregularidades.

Pelo edital lançado pelo governo estadual, a empresa que formalizar essa parceria terá lucro garantido ao longo das três décadas de vigência do contrato. Outros dois pontos da proposta lançada pelo governo estadual preocupam os trabalhadores e parte da sociedade: o edital proposto pelo governo estadual não dá nenhuma garantia de que os trabalhadores que virão a ser contratados para a Linha 4-Amarela terão respeitados os direitos conquistados ao longo dos últimos anos; além disso, as dezenas de privatizações realizadas ao longo dos últimos anos (tanto em São Paulo quanto em todo o Brasil) demonstram que tal artifício não é sinônimo de benefícios para a população. Muito pelo contrário: em geral, as empresas privadas obtiveram lucros imensos, enquanto os cidadãos e principalmente os trabalhadores dessas empresas foram prejudicados.

Fonte: Sindicato dos Metroviários
 

·
Registered
Joined
·
9,510 Posts
E pq o trecho privatizado seria pior do que o público ? O importante é manter os padrões elevados, quer para grupos que são contratados como funcionários, quer para grupos que são empresas concessionárias. Pode ser bom ou ruim em qualquer dos formatos.
 

·
BAHIA
Joined
·
7,823 Posts
Sabe que é uma boa idéia ? Deveriam fazer PPP nos metrôs de Salvador, Recife, Fortaleza e BH. Para ver se pelo menos essas obras andassem sem precisar de governo corrupto chantagista e favoritista.
 

·
Registered
Joined
·
188 Posts
É só ver quem está por trás dessa representação (sindicato, PC do B, PT) para perceber que não se trata de nenhuma defesa do metrô, e sim de atrapalhar o PSDB na campanha deste ano. Vejam a afirmação da nota: "as dezenas de privatizações realizadas ao longo dos últimos anos... ...demonstram que tal artifício não é sinônimo de benefícios para a população" - será que eles não usam celular? Alguém se lembra do tempo em que para ter uma linha telefônica era preciso pagar adiantado e esperar anos? A questão não é se se deve privatizar ou não, e sim de como viabilizar a expansão rápida e contínua do metrô, que é a única solução para os problemas de transporte e de trânsito em São Paulo. Impedir ou atrasar essa expansão é um crime contra nossa cidade, e é pena que a maioria da população não tome conhecimento dos nomes de quem faz isso para defender seus próprios interesses políticos mesquinhos.
 

·
Registered
Joined
·
154 Posts
PRIVATIZAÇÃO NÃO!!! PPP SIM!!!!!!!!!!!!!! NÃO SE PODE CONFUDIR UM COM O OUTRO AS PPP´S SÃO DISPOSITIVOS DO GOVERNO PARA ACELERAR OBRAS E OBTER RECURSOS PRA AS MESMAS JÁ QUE O GOVERNO TEM DIFICULDADES EM OBTER FUNDOS PRA CONTRUÇÃO DO METRO, OU VCS SE ESQUECERAM A NOVELA QUE FOI PARA O BNDES LIBERAR O DINHEIRO PARA LINHA 2, E POR SINAL O DINHEIRO FOI LIBERADO DEPOIS QUE O GOVERNO ARRANJOU A GRANA DE OUTRO MODO.
PAREM E PENSEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

·
Registered
Joined
·
34 Posts
Sempre achei que transporte público urbano de massa não fosse rentável, acho que a tarifa de metrô é subsidiada em parte pelo Governo de SP.

Sou a favor do estado mínimo, privatizar o que puder, mas se não for rentável com as tarifas atuais, já que o serviço teria neste caso uma Taxa Interna de Retorno, aí fica difícil.

Se eu estiver errado me corrijam.
 

·
Banned
Joined
·
993 Posts
^^ Eu sou a favor do Estado funcionando, não é porque tem corrupção e isso faz o sistema não funcionar que vamos privatizar, o que tem que ser combatido é o problema e não uma de suas conseqüências: temos que combater a corrupção e os corruptos e não simplesmente acabar com uma instituição que é alvo de corrupção.

Sem contar que o Metrô funciona muitíssimo bem, não precisa de nada disso. Se querem uma linha de metrô, que a construam e não simplesmente peguem aquela que o governo construiu.
 
1 - 13 of 13 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top