Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 3 of 3 Posts

·
Baiano sim senhor!
Joined
·
41,965 Posts
Discussion Starter · #1 ·
24/06/2008

Mapeamento de novas áreas para cultivo vai ampliar em 10% este ano o número de produtores no município de Barra


Os piscicultores do município baiano de Barra esperam aumentar este ano a produção de tilápia de nove para 15 toneladas por mês, um aumento de 84%. Os filiados à Cooperativa Barra Pescado já contam com 240 tanques-rede instalados. Diante do incremento, eles já estão partindo para a terceira negociação com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com perspectiva de fornecer 50 toneladas de tilápias que serão distribuídas a comunidades carentes cadastradas no programa Fome Zero.


A gestora local do Projeto de Tilápia de Barra, Ivalda Neiva, disse que está previsto para este ano o mapeamento de novas áreas para o cultivo de tilápias no município, com o aumento do número de produtores em 10% até o final de 2008. “A atividade pesqueira sustenta muitas pessoas na região devido à presença dos rios Grande e São Francisco, o que facilita a formação de áreas para a piscicultura em tanques-rede. Após o mapeamento dessas áreas teremos condições de acompanhar e ensinar aos novos cooperados como fazer esse trabalho, pois será muito mais fácil o acesso ao crédito, já que os parceiros confiam em nosso empreendimento”, complementa o presidente da Cooperativa Barra Pescado, Edvaldo Francisco dos Santos.


A Fundação Banco do Brasil, através do Programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), está investindo R$140 mil para a aquisição de um caminhão-baú frigorífico, cuja tramitação documental já está em fase final. O caminhão facilitará a entrega e a garantia do produto congelado. Esses resultados são fruto do Projeto Tilápia de Barra, iniciado em 2005 pelo Sebrae/BA em parceria com a Codevasf, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Barra, EBDA, Colônia de Pescadores de Barra e Cooperativa Barra Pescado.


O projeto surgiu como módulo de capacitação e atualmente segue a metodologia de gestão estratégica orientada para resultados (Geor), do Sebrae, que busca, por meio de metas preestabelecidas e acompanhadas rigorosamente, melhorar o nível de renda do público atendido. Hoje, fazem parte do projeto 24 piscicultores da Cooperativa Barra Pescado.


Este ano o foco estratégico do projeto está voltado para o desenvolvimento e a consolidação da cultura empreendedora; articulação de novas parcerias; capacitação e apoio ao grupo no acesso a mercados; intensificação dos esforços em ações de capacitação e assessoria técnica e gerencial; facilitação de acesso ao crédito, entre outros objetivos. “Para que as metas sejam alcançadas serão desenvolvidas as seguintes ações: capacitação em empreendedorismo, missões técnicas, capacitação e consultoria em comercialização, consultoria tecnológica e acompanhamento e monitoramento, através de reuniões periódicas, com o grupo gestor do projeto”, conclui Ivalda Neiva. (AE)

Fonte:Correio da Bahia
 

·
BAHIA
Joined
·
7,743 Posts
E Barra já é indo em direção ao noroeste! Que o desenvolvimento chegue à região de Irecê, Xique-Xique e arredores. Com o projeto de irrigação Baixio de Irecê, essa região vai mais do que crescer. É o agro-negócio, a pecuária e a psicultura, mostrando que o desenvolvimento sustentável é aquele que abrange todo o estado, é multi-setorial e inclui socialmente o seu povo!
 
1 - 3 of 3 Posts
Status
Not open for further replies.
Top