Skyscraper City Forum banner
1 - 1 of 1 Posts

·
...
Joined
·
44,160 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou hoje (24) 31 bibliotecas para comunidades dos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri, no Acre.

O próximo passo é a capacitação de agentes de leitura que serão os responsáveis pela manutenção das bibliotecas, pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura em suas comunidades. Os agentes voluntários são escolhidos em reuniões de consulta comunitária. Segundo a coordenadora nacional do programa Arca das Letras, Cleide Cristina Soares, o programa está em fase de interiorização.

'Estamos entregando um lote de 300 bibliotecas no estado do Acre e estamos na fase de interiorização de distribuição desses lotes. Fizemos uma agenda em Rio Branco, Porto Acre, Brasiléia e ainda teremos várias agendas ao longo do ano de forma que as 300 bibliotecas sejam distribuídas para as comunidades rurais do estado”.

A coordenadora disse que o programa Arca das Letras está presente em 26 estados brasileiros e, a partir de julho, deve começar a atender no Distrito Federal. “Já chegamos a 1.711 municípios e 5.166 comunidades rurais. O objetivo do programa é incentivar a leitura no meio rural e facilitar o acesso ao livro para os estudantes. Hoje em dia, temos vários exemplos no programa Arca das Letras de melhoria nos índices de educação das comunidades rurais”.

De acordo com a coordenadora, em 2008, o programa vai priorizar as comunidades rurais que fazem parte do programa Territórios da Cidadania. “O MDA articulou uma rede de parceiros que garante os livros, as penitenciárias fabricam os móveis das bibliotecas e os municípios garantem o material de fabricação dessas arcas. Isso faz com que a gente amplie a meta programada”.

Cleide informou que, para este ano, inicialmente, estava prevista a confecção de 500 bibliotecas para atender os municípios do Territórios da Cidadania. “Esse número já foi atingido em junho e a tendência é chegarmos a 1.000 novas bibliotecas até o fim do ano.”

A idéia do MDA é implantar uma biblioteca com acervo inicial de, aproximadamente, 200 livros para que as comunidades possam ampliar e transformar a arca em uma biblioteca comunitária que atenda as necessidades dos moradores.

Fonte: Agência Brasil
 
1 - 1 of 1 Posts
Top