SkyscraperCity banner
1 - 20 of 37 Posts

·
Registered
2,906 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Em matéria de investigação e desenvolvimento tecnológico em Portugal, eu sugiro que comentem caso o nosso país embarcasse em colaboração com a Agência Espacial Europeia, o nosso próprio programa espacial ! :)

Relembro que a ESA não tem apenas o centro aeroespacial de Kourou a lançar satélites, outros países europeus possuem centro de lançamento mais pequenos para o lançamento de foguetões de transporte de satélites, como são uma janela para o seu desenvolvimento ! :bowtie:
A Noruega e a Suécia possuem centros destinados para esse fim.

Assim não seria má ideia nós construirmos a nossa própria base de lançamento de foguetões, e equipar em Portugal fábricas e centros de pesquisa em foguetões pequenos que tornem o lançamento individual de satélites mais baratos, como teríamos uma grande oportunidade de desenvolvimento de nicho. :cheers:

O melhor lugar para concentrar esta infra-estrutura seria no Alentejo, devido ao custo pequeno e a facilidade de construção da infra-estrutura (eu sugeria a zona entre Évora e Beja, desviada para o lado do Sines, ficando aproximadamente nesta zona, sem interferência da aviação comercial civil ), equipado com torres de lançamento, gruas sobre carris ferroviários para o transporte dos foguetões para a torre de lançamento, fábricas de montagem, depósito de érgois e outras instalações anexas.

Fábricas de aviação em Évora e outras possíveis na Margem Sul ser as fornecedoras de componentes para os foguetões, e uma crescente oportunidade de emprego para universitários e engenheiros especializados, dando azo para termos uma grande base para viabilizar o nosso próprio desenvolvimento de foguetões, com a grande colaboração europeia ! :)

·
Here since 2007
2,291 Posts
Tenho a ideia que a Ilha de Santa Maria nos Açores está apontada como futuro local de controlo de satélites lançados pela ESA.

·
Registered
2,906 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Os Açores são estratégicos devido a instalação de centros de rastreio de lançamento de foguetões e mísseis, por parte dos EUA e da UE.
A minha ideia de termos um programa espacial não significa que vamos desenvolver foguetões independentemente de pertencermos a ESA, como aliás temos um departamento espacial que só está a marcar passo. :eek:hno: (Centro Espacial Português :lol: )
Enquanto temos uns economistas que tentam repescar projectos económicos gastos para relançarmos tecnologicamente, eu creio que um investimento na indústria espacial não seria uma má ideia !

É óbvio que nós não temos condições para criar um centro apto para o lançamento de foguetões de carga pesados ao estilo do Ariane-V cujo desempenho é optimizado em lançamentos de bases espaciais equatoriais. No entanto, lançadores (foguetões) mais pequenos como os Haas romeno (17 m), o Safir iraniano (22 m) ou o Vega italiano (30 m) seriam exequíveis como protótipos que podiam ser testados pelo nosso programa espacial. :cheers:

Portanto, seria uma forma de aniquilar aqueles velhos do Restelo que só atrasam o nosso progresso económico e tecnológico. :nuts: :cheers:

·
Banned
829 Posts
Há tanto dinheiro atirado ao ar, que gastar somas ridiculas em projectos na Lua vem mesmo a calhar. Julgo que Portugal pode emprestar a tecnologia dos balões de São João à Agência Espacial Europeia.

·
Registered
2,906 Posts
Discussion Starter · #6 ·
O dinheiro gasto na guerra do Iraque ou nas injecções de capital em bancos europeus e americanos devido a crise de liquidez já davam para financiar duas viagens tripuladas a Marte com a duração média de três anos terrestres! :colgate: :lol:
(O custo da missão está avaliado em um bilião de dólares ! Com isso financia-se milhares de missões robóticas a Marte... :nuts: )

Os projectos de missões de sondas robóticas a Lua não são exorbitâncias financeiras extremas, mas são da ordem de centenas de milhões de euros, com tendência a baixar.

Verdadeira exorbitância espacial era planear uma sonda inter-estrelar para Alfa de Centauro :lol: , que exigia 40000 toneladas de combustível nuclear para impulsionar o motor de fusão capaz de percorrer a distância até aquela estrela em menos de 50 anos :nuts: .

·
Banned
1,003 Posts
Programa espacial em Portugal ? :lol::lol::lol::lol::lol::rofl::rofl::rofl:

Nós nem temos um programa de governo, nem mesmo os programas informáticos funcionam :lol::lol::lol::lol::lol:

Até o PoSat foi "Made in UK" com alguns Portugueses a espreitarem pela janela para ver como era construido .... ridículo :bash:

Deixem-se de tretas, nós não temos onde cair mortos e agora querem um programa espacial, um TGV e mais não sei o quê..... :eek:hno: Fantasias de novos ricos :banana:

·
Here since 2007
2,291 Posts

Nós nem temos um programa de governo, nem mesmo os programas informáticos funcionam :lol::lol::lol::lol::lol:

Até o PoSat foi "Made in UK" com alguns Portugueses a espreitarem pela janela para ver como era construido .... ridículo :bash:

Deixem-se de tretas, nós não temos onde cair mortos e agora querem um programa espacial, um TGV e mais não sei o quê..... :eek:hno: Fantasias de novos ricos :banana:
Made in UK mas págo por Portugueses! E caso não saibas, até a NASA ficou surpreendida com a durabilidade do nosso pequeno satélite... Devia ter durado 10 anos... mas em 2003 continuou a enviar sinal para Lisboa! Desligou-se há pouco tempo.

É com atitudes como a tua que nunca mais saimos da cepa torta! Se nunca nos aventurarmos em construir um novo satélite nunca vamos desenvolver a tecnologia em solo português! Deviamos seguir o exemplo dos sul coreanos. Até TGV eles constroem! Os maiores navios do mundo são lá construídos... Jogos Olímpicos, grandes cidades, marcas automóveis que dão cartas no mundo... enfim, e tiveram em guerra há 50 anos atrás! Eram pobres e não tinham recursos! Apenas puseram pessoas inteligentes à frente e hoje são uma potência económica!

·
Registered
4,676 Posts
Deviamos seguir o exemplo dos sul coreanos. Até TGV eles constroem! Os maiores navios do mundo são lá construídos... Jogos Olímpicos, grandes cidades, marcas automóveis que dão cartas no mundo...
... quase 50 milhões de habitantes... Ah, espera, essa parte é mais difícil de fazer como eles. Mas estou disposto a tentar. Há por aí mulheres dispostas a ajudar neste grande desígnio nacional? :D

O Reliant Robin que eles usaram é entre 200 a 400kg mais leve que um Fiat Uno. E o Fiat Uno só pesa entre 700 e 900kg...
Podia-se era usar um Aixam 400. Também conhecido por "mata-velhos" ou "papa-reformas".

·
Registered
2,906 Posts
Discussion Starter · #14 ·

O Irão também já lançou um satélite, e o orçamento necessário para o seu lançamento até foi inferior a linha de TGV Lisboa/Caia :lol:
Mesmo integrados na ESA temos condições para sermos mais participativos! A Europa necessita de um transbordador (space-shuttle) próprio, e nós até podíamos dar uma mãozinha, caso tivéssemos organizado como deve ser ! :bash:

Mas nós não conseguimos arranjar nenhum cluster qualificado como deve ser, nem o governo é capaz de organizar um :nuts: :bash: :lol:

·
Registered
2,906 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Estamos integrados na ESA e não temos e bem nenhum programa espacial específico. É assim que devemos continuar.
Mesmo assim, isso não impediu um país pobre como a Roménia de criar um lançador ligeiro chamado Haas similar ao Safir iraniano, com capacidade de satelização similares (capazes de lançar um satélite do tamanho do PoSat), e nós com maiores recursos nem somos capazes de ir avante com um projecto desses ! :nuts: :eek:hno: :lol:
Até a base do Montijo serviria perfeitamente para lançar um foguetão desses :lol: !
A Europa necessita de avanços espaciais brevemente, como um space-shuttle europeu, que participam as agências espaciais de vários países europeus, e nós nem aproveitamos essas oportunidades !

·
Registered
7,667 Posts
Entristece-me verificar que um povo que esteve na origem da diáspora dos Descobrimentos, no que toca à exploração espacial é aquilo que sabemos, onde ficou o espírito caracterizador das grandes empresas em que o desejo era descobrir? Onde ficaram os portugueses ousados? Perdidos em sentimentos derrotistas e fatalistas talvez..

·
Here since 2007
2,291 Posts
Entristece-me verificar que um povo que esteve na origem da diáspora dos Descobrimentos, no que toca à exploração espacial é aquilo que sabemos, onde ficou o espírito caracterizador das grandes empresas em que o desejo era descobrir? Onde ficaram os portugueses ousados? Perdidos em sentimentos derrotistas e fatalistas talvez..
Faço minhas as tuas palavras!

·
Banned
3,766 Posts
Não faz qualquer sentido Portugal ter um programa espacial. Não temos dimensão para tal projecto. Estamos, e muito bem, envolvidos na ESA, que em bloco, tal como a UE, pode alcançar grandes feitos.

·
Registered
2,906 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Concordo plenamente ! :)

·
Registered
319 Posts
Um programa espacial??? ... ehh pahh isso não dá votos :x se desse já estava mais que construído! Seria até o melhor da Europa e tudo... porque cá passamos sempre do 8 para o 80, não sei se já reparam!!!

Um programa espacial, se calhar faz mais falta cá, do que uma TTT ou uma nova AE Porto/Lisboa, mas como não é aliciante para o pessoal de Lisboa :/

Uma central destas devia ser construída no Alentejo sim..., mas perto da fronteira com Espanha. Para além de ser muito útil para nós, sempre servia para os espanhóis virem para cá gastar algum!

cumps ;)

1 - 20 of 37 Posts