Skyscraper City Forum banner
1 - 6 of 6 Posts

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Globo (ON-Line)

Programa Um bilhão de árvores leva Lula a Belém.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (08) à governadora Ana Júlia Carepa (PT) que irá ao Estado do Pará no dia 30 de maio para lançar o Programa "Um Bilhão de Árvores" e participar da primeira reunião do Fórum de Governadores da Amazônia, idealizados pelo governo do Estado. Lula reuniu-se com os governadores da Amazônia antes do lançamento do Programa Amazônia Sustentável (PAS), no Palácio do Planalto.

Em nome dos nove governadores dos Estados amazônicos, Ana Júlia Carepa entregou a Lula um documento que informa a criação do Fórum de Governadores. Ela convidou o presidente a participar da primeira reunião do Fórum, programada para o dia 30 deste mês, em Belém. Lula não apenas aceitou o convite como decidiu incluir na agenda uma visita às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Informado por Ana Júlia Carepa de que o governo do Pará prepara-se para lançar uma versão estadual da campanha internacional "Um Bilhão de Árvores", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o presidente da República propôs para que o lançamento do programa coincidisse com a sua visita à capital paraense. A governadora concordou.

Segundo a governadora, o programa paraense é ainda mais ambicioso que o das Nações Unidas. "A ONU tem como meta o plantio de um bilhão de árvores em todo o planeta. Mas o governo do Estado decidiu ir além e vai propor o plantio de um bilhão de árvores em território paraense", disse.

Outro compromisso do presidente Lula na capital paraense será a instalação do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Do Conselho participam os governadores dos nove Estados da Amazônia Legal.

Reunião - O presidente Lula reuniu-se com seis governadores e um vice-governador da Amazônia Legal para discutir o Plano Amazônia Sustentável, constituído por uma série de ações destinadas a promover o desenvolvimento sustentável da região. Apenas o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB) não compareceu à reunião.

Os governadores de Mato Grosso, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins e Amapá, além do vice-governador do Maranhão, manifestaram ao presidente a preocupação de que a revitalização do PAS seja mais uma medida de caráter apenas conceitual, sem conseqüências práticas. Lula disse que o governo federal estará empenhado em fazer o plano tornar-se realidade.


Durante a reunião, a governadora Ana Júlia Carepa observou que os governos

estaduais estão entre duas pressões poderosas: uma interna, da população que deseja crescimento econômico e melhora da qualidade de vida; e, da comunidade internacional e nacional que defende a preservação da floresta amazônica. "Precisamos dar respostas adequadas e eficazes a esses dois grupos. E sustentabilidade é a palavra chave para isso", disse Ana Júlia Carepa, que defendeu a idéia que os instrumentos de crédito sejam realinhados, considerando a perspectiva ambiental.

A governadora explicou ao presidente da República que o Fórum de Governadores não objetiva pressionar o governo federal, mas viabilizar soluções para problemas regionais que dependem majoritariamente de entendimentos entre os governos estaduais, como é o caso de obras de infra-estrutura, investimentos na fronteira e combate à violência e ao trabalho escravo. (Texto: Sonia Zaghetto - Secom/Pa)

http://oglobo.globo.com/blogs/amazo...arvores_leva_lula_belem&cod_Post=101529&a=251
 

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
Joined
·
6,350 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Programa Um bilhão de árvores leva Lula a Belém.
Finalmente alguém escreveu "a Belém" sem a crase no "a"

huruuuu
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Que programa legal!!!
Um bilhão de árvores!!!

Muito bom!!!

Sabem que sou apólogo ao meio ambiente, né?!:D
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Que essa iniciativa não fique só no projeto, q realmente saia do papel e ajude a melhorar a imagem do Pará para o resto do país e do mundo.
 

·
Registered
Joined
·
7,723 Posts
Interessante...

Revitalização de areas ja degradadas com o reflorestamento é super bem vindo...
So não entendi uma coisa... serão um bilhão em cada estado??

Mas sei la, não acho muito, um bilhão de arvores...
Porto Alegre sozinha tem 1milhão e meio de arvores em vias publicas... e a area urbana nem ocupa os mais de 400km quadrados do municipio(talvez alguma coisa a mais do que metade)
Seria o equivalente a 500 vezes o numero de arvores das ruas de Poa...
Pra amazonia, não eh muita coisa!!

Independente, ja é uma iniciativa boa :yes:
So espero que não fique só na promessa...
 
1 - 6 of 6 Posts
Top