SkyscraperCity banner
1 - 20 of 29 Posts

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Rapaziada,

Antes de mais quero dar-me a conhecer, porque depois de vários meses a acompanhar as obras da CRIL decidi registar-me!

Depois, queria apresentar-vos um projecto para Lisboa (peço desculpa aos que vieram pelo título, mas isto não é um novo projecto de construção para Lisboa) e ao mesmo tempo deixar um repto aos foristas lisboetas/alfacinhas como eu!

Sou jovem, maluco (talvez) e sonhador, e estou farto de ver a minha cidade a ser mal tratada por políticos com outras agendas. Por um lado tenho alguma dificuldade em perceber como alguns problemas tão flagrantes não são resolvidos e por outro como conseguem inventar as soluções mais mirabolantes para problemas que nem existem.

Mas isto de falar é muito fácil e não foi assim que fui educado. Sempre me ensinaram que ou faço melhor ou me calo. E eu acho que consigo fazer melhor!
Portanto o desafio é o seguinte: concorrer às eleições para a câmara de Lisboa!
Ora mas eu não sou o dono da verdade nem o posso fazer sozinho! Por isso queria vir aqui deixar o repto para todos aqueles que não se revejam no que é feito nem no modo como é feito para nos juntarmos e formarmos uma lista para a câmara! As regras são simples: ter vontade de fazer algo melhor por Lisboa, que se me permitem é das cidades mais belas do Mundo. A ideia é devolver a cidade aos cidadãos! (do ponto de vista técnico apenas é preciso recolher 7500 de lisboetas até 15 de Agosto)

Aceitam-se sugestões e demonstrações de interesse!

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Ora e como nenhuma candidatura que se preze pode ficar completa sem uma lista inicial de intenções, aqui vai ela:

- Resolver de uma vez por todas o drama do estacionamento nos passeios, paragens em segunda fila e horário de cargas e descargas. Algumas ideias para fazer isto: portagens na entrada em Lx, maiores parques nos interfaces de transportes públicos, fiscalização efectiva, aumento das tarifas. Obviamente a ideia subjacente é fomentar a utilização de transportes públicos ou bicicletas!

- Criar vias cicláveis: Por exemplo fechar as laterais da Av Liberdade e República e criar apenas vias de biciletas.

- Atribuir a manutenção dos canteiros das nossas ruas aos reformados da zona (mediante um pagamento).

- Estimular a criação de um orgão de informação local. Em todas as cidades do país há um jornal local mas em Lisboa não faço ideia do que se passa por exemplo em Telheiras ou nas Olaias.

- Criar uma incubadora de empresas como o DNA Cascais

- Criar na baixa uma zona turística por excelência, onde as lojas seriam exclusivamente para produtos portugueses de alta qualidade, funcionando como montra do país, do povo e da cidade.

- Mandar o Aeroporto para Alcochete sim senhor, mas fazer da Portela um aeroporto de luxo para um segmento muito alto.

- Envolver os desempregados em tarefas de manutenção da cidade (p.e. limpar grafitis)

- Remover a maior parte dos mupis da Lisboa, que são autênticos entraves à circulação de pessoas nos passeios.

- Criar garantias de que os Outdoors políticos são removidos na semana seguinte às eleições!

- Criar em Belém um forte núcleo museológico.

- Fazer alguma coisa com o Pavilhão de Portugal (museu dos Descobrimentos, talvez?)

E agora os meus sonhos/utopias:

- Acabar com a praga das varandas em alumínio!!!!
- Tirar os contentores de Alcântara e fazer lá a feira popular porque penso que é um equipamento que, se bem planeado, faz falta a Lisboa!
- Acabar o palácio da Ajuda!

Que acrescentavam, modificavam, sugeriam?

·
'tou na lua...
41,754 Posts
As marquises é uma luta incessante do pessoal daqui... não sou grande fã delas, por acaso... sou de Coimbra, mas se vivesse aí só poderia ser num bairro típico, pois é onde sinto mais personalidade da cidade... as zonas novas são tão descaracterizadas...

·
Registered
11,873 Posts
Feira popular na zona ribeirinha nem pensar!

·
Moderator
181,750 Posts
Vieste parar no fórum certo :lol:

De seguida meto as minhas intenções/críticas:

+ Importante - Reabilitar/Revitalizar/Requalificar o CH todo, promovendo preços mais baratos das casas para qualquer pessoa.

Já existem algumas incubadoras em Lisboa.

Marquises vão todas abaixo sim senhora.

Portela servirá para fazer um CBD.

Acabar todos os planos urbanísticos que de momento estão a meio.

Fazer alguma coisa ao Rio Seco.

Melhorar toda a zona Oriental da Cidade.

Feira Popular podia ir para outro local da zona ribeirinha sem ser alcântara.

Vias cicláveis já existe projecto.

Criar mais parques na cidade.

Aumentar os km de eléctrico no CH.

·
Registered
27 Posts
- Resolver de uma vez por todas o drama do estacionamento nos passeios, paragens em segunda fila e horário de cargas e descargas. Algumas ideias para fazer isto: portagens na entrada em Lx, maiores parques nos interfaces de transportes públicos, fiscalização efectiva, aumento das tarifas. Obviamente a ideia subjacente é fomentar a utilização de transportes públicos ou bicicletas!
Acho que só aqui perdias pelo menos metade dos votos. Não o meu, mas de todos aqueles que se fosse possível levavam literalmente os carros até à porta de casa/trabalho.

No entanto há que mudar mentalidades. Força nisso!

Mas criar parques de estacionamento na periferia pode não ser fácil.
Por exemplo, em Odivelas, estacionar junto ao metro do Senhor Roubado/Odivelas, a partir das 8h30, é uma missão impossível.

- Criar vias cicláveis: Por exemplo fechar as laterais da Av Liberdade e República e criar apenas vias de biciletas.
Não existe já um mega projecto de total requalificação da Avenida da Liberdade?

- Atribuir a manutenção dos canteiros das nossas ruas aos reformados da zona (mediante um pagamento).

- Envolver os desempregados em tarefas de manutenção da cidade (p.e. limpar grafitis)
É uma boa forma de combate à solidão e exclusão social, e ao mesmo tempo aumentar o poder de compra dos mesmos.

- Criar garantias de que os Outdoors políticos são removidos na semana seguinte às eleições!
Uma tarefa simples e a meu ver: Essencial!!

Se já coisa que detesto é ver publicidade nos postes da luz, nos caixotes, nas paragens de autocarro, paredes dos prédios, pontes, pilares, tuneis. Tudo serve para colar papeis/cartazes.
E se não são os políticos a dar o exemplo na hora de limpar aquilo que sujaram, quem o fará?

·
Registered
8,456 Posts
Alargar a serio a rede do Metro.
construir silos de estacionamento junto às estações estações na zona externa ao centro da cidade

Incentivar, e tornar o uso de bicicleta mais seguro (o que nao significa construir ciclovias. eu uso bicicleta em lisboa e nao gosto de andar em ciclovias).

incentivar a pintura e manutenção dos edificios, aumentando ou reduzindo o IMI dos mesmos.

acabar de vez com estacionamento em cima do passeio(!).

mas tens azar, porque nao posso votar em lisboa :lol:

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Então vou responder por partes:

- A ideia de uma feira popular em Alcântara era ter algo de parecido com o cais em Santa Monica (California) - bons acessos, muito espaço e não pertence a malhar urbana mas está perto da cidade - Mas este é uma utopia e realmente era mais para trazer ideias para a discussão.

- A ideia dos corredores de bicicletas é pelo menos numa primeira fase garantir a segurança dos ciclistas até que sejam em número suficiente e ganhem massa crítica para ocupar as vias! Acredito que muita gente não ande de bicicleta por receios de segurança!

- Quanto ao problema do estacionamento: sendo realista, em Lisboa não há lugares de estacionamento suficientes para o parque automóvel da cidade. Para além do CH há vários bairros como os de Alvalade ou Campo de Ourique que foram projectados numa altura em que as pessoas tinham menos carros. Penso que é dever da CML garantir a qualidade de vida a todos os habitantes e não beneficiar particularmente um grupo específico que quer ter carro. Ora para solucionar isto há várias alternativas mais ou menos redicais. Por exemplo há cidades no mundo em que uma pessoa só pode ter carro se conseguir provar que tem um estacionamento para ele!
Não querendo ser tão dramático, acho que se podia avançar para a criação de mega estacionamentos vigiados (parques de recolha automóvel), com avenças simbólicas, próximos de interfaces de transporte. E depois sim, partir para o controlo rigido do respeito pelas regras.
Eventualmente algumas pessoas iriam para fora d Lisboa, mas a qualidade de vida aumentava e novas pessoas viriam.

·
Moderator
181,750 Posts
O problema é mesmo atrair a população para o CH...

solução: preços baratos das casas e silos automóveis grátis para moradores.

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Não tenho a certeza que silos autos sejam a solução. Isto é, não creio que alguém que decida ir viver para o bairro alto ou alfama tenha uma expectativa real de conseguir ter um lugar à porta de casa! Penso que a decisão é motivada por muitas outras coisas como seja a proximidade, a facilidade de acesso aos transportes, a identidade do bairro, o ter tudo 'a mão de semear'.

·
Registered
8,456 Posts
silos para os moradores nestas zonas era interessante.. mesmo com uma taxa de aluguer mensal, ja nao "proibia" quem quer ter carro de morar na cidade.

·
Registered
8,876 Posts
Acabar cm a desertificaçao da cidade, meter leis que controlem a construçao fora de Lisboa, recuperar os habitantes e meter lisboa a crescer em populaçao

projectos inovadores, n deixa-los ficarem parados anos e anos

aumento da linha do metro

·
Registered
20 Posts
Penso que um dos principais problemas da cidade de Lisboa é o excesso de automóveis que continuam a circular numa cidade que não aparenta ter sido concebida para tantos carros.
A solução (já aqui falada) e que eu acho ser uma das mais eficazes seria criar grandes parques de estacionamento gratuitos nos suburbios próximos de estações ferroviárias,incentivando as pessoas a deixar o carro em casa e ir para o trabalho de transportes.(um sistema parecido com este,e sendo o unico que eu conheço é o da fertagus,onde existe um parque de automóveis mesmo ao lado da estação,é pago mas penso que esse preço está incluido no passe mensal do comboio o que eu acho um optimo começo,e que poderia ser colocado em prática em outros locais.
Mas penso que este problema não se resolve unicamente com estes parques,o importante é alterar as mentalidades,ver se levar o carro para Lisboa realmente compensa ou não,lançar através dos orgãos do comunicação anuncios que incentivem as pessoas a deixar o carro á porta de casa por exemplo?
Se um individuo que trabalhe num local fixo,tendo um horário fixo,e mesmo ao pé do escritório haver acessos a transportes publicos pra que trazer o carro? Não sairá mais caro ao final do mes?Não se estará a contribuir para o aumento do transito na cidade?
Obviamente que não estou a falar de tirar o transito de Lisboa,isso é impensável,e não iria trazer nada de benefico á cidade.Falo de uma diminuição de transito,utilizar por exemplo as ruas exclusivamente para transportes publicos e para veiculos que circulem em missão de urgencia,as bicicletas como foi aqui falado também é uma optima ideia de mobilidade,que não é poluente.
Se esta solução fosse posta em prática já nem era necessário cobrar tão caro para estacionar o carro num estacionamento,logo nem era necessário estacionar o carro em cima dum passeio,já que esses mesmos parques até baixavam os preços para meter-mos lá o carro.
As portagens á porta da cidade para quem pretende ter acesso a ela com pagamento de uma taxa á entrada e á saida,penso que também poderia também ser uma solução.

Não sei se estão de acordo ou não com o que eu disse,mas se este thread serve para falarmos sobre este tipo de temas,tenho todo o interesse em discuti-lo com voces. xD

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #17 ·
GregpT, eu quando lancei a thread, para além de discutir os temas era/é para tentar chegar um pouco mais longe! Sendo que o objectivo principal é mobilizar pessoas que não se revejam no actual estado das coisas e sintam que têm um contributo a dar!

E a parte boa de se viver numa democracia, é que podemos mesmo fazer algo para mudar!

Até ao momento, já lancei este mesmo repto noutros foruns e blogs e tenho tido respostas muito positivas! Gostava de ver um movimento de cidadãos organizar-se e fazer algo para mudar esta cidade... talvez um dia o país!

Do que fui lendo, tenho visto neste forum gente com ideias muito válidas e discussões muito interessantes, pelo que para mim faz todo o sentido apresentar os problemas que vejo na cidade e tentar obter junto da 'comunidade' soluções para eles! Digamos que era transformar Lisboa numa cidade OpenSource, em que cada um dá o seu contributo e a comunidade avalia o potencial!

Portanto, Gregpt, discute os temas todos :D

SObre os estacionamentos, um dos modelos que eu acho simples e funcional, é semelhante a esse da Fertagus mas numa escala um pouco maior. Penso que o exemplo é de Glasgow (lembro-me de ter visto no forum, mas não encontro a thread) em que há uns megas estacionamentos nas entradas da cidade e depois as pessoas são encaminhadas para os transportes públicos. Tem até uns shuttles directos para o centro da cidade..

·
Registered
20 Posts
Kraizy admito que acho a tua ideia bastante interessante,e do que tenho-te a dizer é que deves investir ao máximo nela,porque tal cmo tu há muita gente que partilha as mesmas ideias e interesses a nivel de mobilidade urbana.
Sugeria-te por exemplo criares um blog ou algo do genero onde se poderia discutir ideias apenas relacionadas com a mobilidade,onde se colocariam ideias a nivel urbanistico ou até arquitectonico de uma cidade pensada por cada um,baseando-se nesse mesmo tema.

epa...resumindo isto tudo tens aqui apoio na iniciativa :nocrook:

·
Registered
30 Posts
Discussion Starter · #19 ·
ehehe... estou a trabalhar nisso! conto ter novidades em breve! estou a fazer um 'crash course' em joomla para por um site a funcionar!

Mas como muitas das ideias que apresentei no ínicio foram inspiradas aqui pelo forum, faz todo o sentido vir discuti-las aqui primeiro! Já vi neste forum muitas e boas ideias!

1 - 20 of 29 Posts