SkyscraperCity banner

41 - 60 of 103 Posts

·
Registered
7,113 Posts
Discussion Starter #42
Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal

Ampliação e remodelação da Torre de Depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal

Iniciou-se, a 13 de Outubro de 2008, a obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Projectada na década de cinquenta do século XX e construída entre 1956 e 1969, a Torre de Depósitos da BNP é da autoria do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro.

O Programa da obra visa alcançar quatro objectivos fundamentais: aumentar a capacidade de armazenamento do acervo documental; actualizar os sistemas técnicos que garantem as condições de preservação das espécies; reforçar a segurança, e, ainda, expandir o espaço público vocacionado para a leitura de colecções especiais (Cartografia, Iconografia e Música), as quais, desde os anos 80, funcionam em espaços adaptados e não originariamente concebidos para o efeito.

A capacidade existente na Torre de Depósitos para armazenamento das colecções – actualmente cerca de 12 500 m2 distribuídos por dez pisos planeados para receber cerca de 2 500 000 volumes – encontra-se praticamente esgotada, tornando imprescindível a sua ampliação. No projecto inicial, o corpo de depósito já fora concebido de molde a permitir a sua extensão para Sul. O projecto de ampliação agora em curso retoma esta concepção, acrescentando cerca de 33 metros a cada um dos pisos 3 a 10, actualmente de 99 metros de comprimento por 15 de largura. Tal representa um acréscimo de cerca de 6 300 m2 que proporciona a possibilidade de acolher mais de um milhão de livros.

Por outro lado, os sistemas tecnológicos instalados na torre desde a sua construção - sistemas eléctrico, anti-intrusão, anti-incêndio, refrigeração e controlo das condições de temperatura e humidade - já se encontram degradados e ultrapassados tecnicamente, não respondendo às actuais exigências de preservação das espécies bibliográficas. Logo que esteja concluída a fase de ampliação, iniciar-se-á uma intervenção profunda no edifício existente que implicará a integral substituição de todos os sistemas técnicos, ficando, assim, todo o edifício dotado de equipamentos actualizados que não só garantirão rigorosas condições de conservação como também maior facilidade de gestão.

No aspecto de reforço de segurança, a obra prevê a construção de uma casa-forte subterrânea, destinada às espécies mais valiosas e raras das colecções da BNP. Com cerca de 600m2, este equipamento contemplará, para além das condições de preservação e conservação e anti-incêndio, requisitos especiais de controlo de acesso, de anti-intrusão, anti-sismo e facilidades de evacuação rápida.

Finalmente, a melhoria mais directamente visível para o público que frequenta a BNP será o novo espaço de leitura situado sob a nova construção, ao nível térreo e com comunicação com a actual Sala de Leitura Geral, fazendo uso da mesma coluna de comunicações verticais com os depósitos. Para este novo espaço, com mais de 1 000 m2, serão deslocados os serviços de leitura de colecções especiais como a Cartografia, Iconografia e Música, jornais de grande formato, o acesso a recursos electrónicos, etc., actualmente instalados noutras zonas do edifício. Esta solução, para além de ser mais funcional para os leitores, que não terão de se deslocar a diversos pontos do edifício para consultar esses materiais, permitirá também rentabilizar os serviços de atendimento.

A obra, projectada por Pardal Monteiro Arquitectos, foi adjudicada à Sociedade de Construções H. Hagen pelo montante de € 9.656.465,04, com IVA incluído, tendo um prazo de execução previsto de 1 020 dias.

Fonte: http://www.bnportugal.pt/index.php?...-nacional-de-portugal&catid=1:2008&Itemid=348

·
Feliz Natal
15,678 Posts
A Fundação Champalimaud é um dos projectos que eu mais espero... Este colegio com o terraço ajardinado é mesmo realista, mostra como a relva ficará seca no verão de Lisboa :lol:

·
Banned
657 Posts
Os projetos estão quase todos muito bons, são um colírio para os meus olhos, a cidade está ficando cada vez mais interessante.

·
Banned
103 Posts
Excelentes projetos, Lisboa eh muito bonita, mas nao acho que o lugar para "projetos de lisboa"
seja no Forum Brasileiro, a nao ser que Portugal esteja para se tornar o 27 estado brasileiro.
a maior parte das cidades brasileiras é influenciada pela arquitetura portuguesa e, na minha opinião, quase todas construções de alguma importância histórica no Brasil são portuguesas. Portanto, acredito que este tópico não esteja fora de lugar num forum de "arquitetura e discussões urbanas".

·
Banned
9,271 Posts
incriveis os projetos portugueses. Lisboa já é uma cidade com áreas bem modernas, estou curioso com relação ao aeroporto de Lisboa pois no ano passado perderam todas as minhas malas lá devido ao caos durante a reforma! Acho que os arquitetos Brasileiros deveriam aprender a fazer uma boa arquitetura com a nação mãe do Brasil que é a nação portuguesa...além de tudo me parece obvio que eles tem mais essa lição a nos ensinar!

·
Registered
7,113 Posts
Discussion Starter #55
Torres Colombo.

Já está concluída uma das torres e a outra está a avançar rapidamente.

Fotos: pauloluso

Fotos: Luis Raposo Alves

Foto: Visconde

·
Goldfinger
2,208 Posts
Aquela cidade da água :drool: é de morrer

Parabéns a Portugal por construir essa bela arquitetura. Lisboa agradece

41 - 60 of 103 Posts