Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 85 Posts

·
...
44,162 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O deputado estadual Manoel Pioneiro (PSDB) apresenta hoje, no plenário da Assembléia Legislativa, o projeto de Lei Complementar que institui a Região Metropolitana de Belém. A proposta pretende alterar o artigo 25, parágrafo terceiro da Constituição Federal e o artigo 50, parágrafo segundo da Constituição do Estado, aumentando o número de municípios integrantes da nova área.

O parlamentar destacou, para compor a nova região metropolitana, os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal, Barcarena e Abaetetuba. A distância entre esses municípios e Belém não chega a 100 quilômetros em linha reta.

Além de propor a criação de uma RMB maior, mais ampla e abrangente, Manoel Pioneiro também ressalta no projeto a criação de Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM), com recursos oriundos de um percentual de 1% da quota-parte do Fundo de Participação do Estado repassado a esses municípios; mais 1% da arrecadação de ICMS; 2% do total arrecadado pelo Estado sobre o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de dotações orçamentárias da União, Estado e municípios da área envolvida.

PLANEJAMENTO

O projeto contempla, também, a criação da Companhia de Transporte Metropolitano (CTM), com a responsabilidade de planejar, coordenar e administrar o transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém, seja ele rodoviário, ferroviário, metroviário e aquaviário.

Segundo Pioneiro, a RMB precisa, hoje, de estudos conclusivos e propostas técnicas concretas para a implantação de metrôs e trens urbanos interligando o município de Ananindeua e os conjuntos Cidade Nova ao centro de Belém.

Ele espera, hoje, contar com a sensibilidade dos parlamentares e aprovar a matéria para apreciação imediata pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa.

Fonte: Portal ORM

·
...
44,162 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^

CIDADE POPULAÇÃO PIB TERRITORIO

BELÉM / 1.408.847 / 11.277.415 /1.065
ANANINDEUA/ 484.278 / 2.174.697.000,00 /185,057
MARITUBA/ 93.416 / 209.547.266,00 /103,279
BENEVIDES/ 43.282 / 129.024.891,00 /187,868
SANTA BARBARA/ 13.714 / 33.587.199,00 /278,151
SANTA ISABEL/ 51.763 / 135.244.185,00 /717,615
CASTANHAL/ 152.126 / 717.508.000,00 /1.029,19
BARCARENA/ 84.560 / 1.974.938.045,00 /1.310,33
ABAETETUBA/ 132.222 / 277.493.000,00 /1.610,74

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
É agora, sem uma política certa para o desenvolvimento das cidades em questão.. fica complicado aumentar apenas para aumentar.

:D

·
Registered
4,657 Posts
Eu não vejo a entrada de Abaetetuba e Castanhal muito boa não...são cidades bastante longe, e tbm tenho meu pé atrás ao inserir Sta Isabel.

A única que incluiria no momento seria Barcarena, que tem ligação e fluxo direto de pessoas e econômica de forma bem maior que as demais, e está aqui ao lado.

Bem que nessa leva poderia vir a emancipação de Icoaraci e Ilha de Mosqueiro!

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Na verdade, teriam q entrar outras cidades da região do salgado, as quais sofrem tanta influência qto as cidades citadas no texto.

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Eu não vejo a entrada de Abaetetuba e Castanhal muito boa não...são cidades bastante longe, e tbm tenho meu pé atrás ao inserir Sta Isabel.

A única que incluiria no momento seria Barcarena, que tem ligação e fluxo direto de pessoas e econômica de forma bem maior que as demais, e está aqui ao lado.

Bem que nessa leva poderia vir a emancipação de Icoaraci e Ilha de Mosqueiro!
Desculpa CH, mas não concordo em nada com o q vc falou!

·
Registered
7,869 Posts
Eu acho que se Castanhal e Abaetetuba(dificil esse nome, quase nao sai)... são integradas com Belem e possuem um facio e rapido acesso a cidade... não teria o pq ficarem de fora da RMB...

Agora se não existe integração... dai não sei!! Ou se cria uma integração metropolitana, ou se cria integrações mais "secundarias" de forma região e não metropolitana...

(Ja palpitei dmais sobre a RM dos outros ;p )

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
Rafael, Castanhal e Abaeté são cidades TOTALMENTE integradas à capital. De Castanhal para Belém não demora mais do q 45 min. Muito rápido!!! Já pra Abaeté só demora mais um pouco devido ter q atravessar de balsa ou ter q ir pela Alça Viária (pontes q interligam essa região com a capital), onde o acesso às mesmas se dá por Ananindeua.

·
Registered
4,657 Posts
O problema é que Abaetetuba fica lá na casa do #[email protected]%&?£, é uma legítima cidade de interior e não possue ligação alguma com sazonalidade diária.
Castanhal e Sta Isabel possuem sim essa sazonalidade, e ainda mais, uma rodovia duplicada de quase 70km liga Belém a Castanhal, passando por Sta Isabel. O problema é o mesmo que passa em Abaeté, são cidades com perfil de interior, e ainda mais, Castanhal é tida como uma cidade que centraliza serviços da região nordeste do estado, claro que há um fluxo entre Castanhal e Belém, coisa mais natural são cidades pólos.
Agora o fator primordial se dá pelo fato de não haver conurbação, não que eu esteja reivindicando esse quesito como fator principal, mas se não há conurbação, pelo menos esta deve estar próxima, como é o caso de Benevides e Sta Bárbara, e incluindo nessa leva, a cidade de Barcarena.

·
Registered
4,657 Posts
São 68km entre Belém e Castanhal.
Aproximadamente a mesma distância entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande, Recife e Caruaru, Caruaru e Campina Grande, e Recife e João Pessoa.
E não necessariamente essas cidades formam uma RM, todas elas são cidades pólos.

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
O problema é que Abaetetuba fica lá na casa do #[email protected]%&?£, é uma legítima cidade de interior e não possue ligação alguma com sazonalidade diária.
A sazonidade entre Abaeté e Belém é clara e evidente. Te dou como exemplo minhas primas q lá residem e fazem faculdade na Unama, assim como 4 pessoas q conheço q são de lá e q tb fazem faculdade na capital. Elas têm vários amigos q tb necessitam de Belém para galgar melhores degraus na vida. Além do q grande parcela da população q reside nas cidades de Abaeté, Vila do conde, Vila dos Cabanos, Barcarena possuem familiares na capital ou possuem residência por aqui. Essas cidades são dependentes de Belém, devido a carência de hospitais, de grandes centros comerciais e de faculdades, além de servços gerais. Belém exerce influência no dia-a-dia e nos costumes dessa população, na musicalidade e na culinária tb. Ao menos qdo eu vou pra essas cidades, sinto não ter ido tão distante!

·
Registered
7,869 Posts
^^ Conurbação não quer dizer muita coisa... acho que a questão eh integração... ou vcs acham que Curitiba eh mesmo conurbada com todas as "milhares"(eh pq são muitas, nao lembro o valor exato de cabeça) cidades metropolitanas?!

Se não me engano, algumas chegam a estar localizadas a ate 2h de Curitiba... 2h eu acho mt coisa... até uma hora, acho consideravel... da pra ter uma boa integração a essa distancia, dependendo dos acessos e da influencia da cidade principal!

·
A Metrópole da Amazônia!
4,110 Posts
^^ Conurbação não quer dizer muita coisa... acho que a questão eh integração... ou vcs acham que Curitiba eh mesmo conurbada com todas as "milhares"(eh pq são muitas, nao lembro o valor exato de cabeça) cidades metropolitanas?!

Se não me engano, algumas chegam a estar localizadas a ate 2h de Curitiba... 2h eu acho mt coisa... até uma hora, acho consideravel... da pra ter uma boa integração a essa distancia, dependendo dos acessos e da influencia da cidade principal!
A maioria das grandes capitais brasileiras possuem cidades em suas regiões metropolitanas muito distantes, isso fica bem nítido nas 3 maiores capitais nordestinas, nas 2 maiores do sul do país e nas clássicas grandes metrópoles nacionais, porém axo q o q realmente caracteriza uma região metropolitana é um conglomerado urbano (conurbação), mas incluir cidades q realmente sofrem influência direta da capital é corretíssimo. A inclusão dessas cidades aí do texto já é discutida há tempos devido a forte influência q a capital exerce sobre elas.

1 - 20 of 85 Posts