SkyscraperCity banner
1 - 20 of 79 Posts

·
Banned
2,912 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Resolvi abri esse thread para discussão da cidade em 3d é possivel construirmos.
5 pontos basicos, claro que podem ser mais passos

1o. passo.

Discussão do Plano piloto ou mesmo um plano diretor
Planeja-la para o futuro

cidade para pessoas e não para carros

2o passo

Discutir o traçado dessa cidade

3o passo
Criar um comitê de aprovação de projetos

4o passo
como incorporadores propor arquiteturas a serem aprovadas

5o passo

construi-las

·
Taking On The World
26,410 Posts
acho q pra começo de conversa a gente podia escolher uma região LEGAL, em algum lugar do Brasil... pra construir nossa cidade. Algo como aquela CHRISHEEM q o cara construiu. Uma cidade real, que faz de conta a gente virou prefeito-ditador, com amplos poderes, e vamos conseguir transformar a cidade.

ou então, se alguem tiver a sugestão de uma área muito legal que não tenha cidade... no caso, vamos fazer a cidade do zero, é valido tb.

único problema é que no tutorial do Pingyao, acho q não ensina a copiar o RELEVO do terreno pra dentro do Cinema4D.

·
Registered
1,858 Posts
O projeto é pra lá de interessante, mas vai requerer uma organização enorme pra não virar bagunça! Como bom e velho jogador de SimCity eu topo entrar nessa. Agora é a hora de arrebanhar fiéis interessados...hehehe...!

·
Taking On The World
26,410 Posts
ok... pra começo de conversa... vcs gostariam de uma cidade tropical? Uma cidade mais nas montanhas? Uma cidade mais num estado ao sul do Brasil... mais fria mas ao mesmo tempo no nivel do mar?

No interior? Numa ilha? Em uma peninsula, perto de um lago?

Um lugar muito legal pra gente REFAZER uma cidade é Rio Grande. Tem porto... fica numa peninsula muito legal, mas a cidade tem um skyline mediocre.

·
Registered
21,613 Posts
ok... pra começo de conversa... vcs gostariam de uma cidade tropical? Uma cidade mais nas montanhas? Uma cidade mais num estado ao sul do Brasil... mais fria mas ao mesmo tempo no nivel do mar?

No interior? Numa ilha? Em uma peninsula, perto de um lago?

Um lugar muito legal pra gente REFAZER uma cidade é Rio Grande. Tem porto... fica numa peninsula muito legal, mas a cidade tem um skyline mediocre.
Isso que é difícil, cada um tem um gosto! Eu particularmente gosto de cidades frias e planas, então o ideal seria um lugar na região de Guarapuava (PR), serra catarinense (que tem muito lugar) ou até mesmo serra gaúcha =P. Se a cidade atingisse um tamanho considerável nem haveria necessidade de um centro maior próximo...

·
Raposa Feroz !!!
6,950 Posts
Estava achando que vcs queriam desafios...
Deveriam fazer num lugar tipo o Jalapão ou até mesmo no interior da Paraíba, hehehehe. Com relevo bastante irregular, sem oferta de água, com altas temperaturas durante o dia e muito frio a noite...

·
Taking On The World
26,410 Posts
Estava achando que vcs queriam desafios...
Deveriam fazer num lugar tipo o Jalapão ou até mesmo no interior da Paraíba, hehehehe. Com relevo bastante irregular, sem oferta de água, com altas temperaturas durante o dia e muito frio a noite...
não é SIMCITY.

pelo contrário.

acho q temos que escolher um lugar que poderia justificar os investimentos e mega arranha-céus na cidade, e o fato da cidade se tornar uma das maiores e mais legais do Brasil. Hong Kong não cresceu do nada...

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Rio Grande tem um solo péssimo.

Eu escolheria alguma cidade sobre um planalto (seja de basalto ou granito), plana, com algum limite como um rio e/ou um lago (nem que seja artificial), que ajudará a dispor os equipamentos de lazer.

Super concordo com uma cidade feita para PESSOAS e não automóveis. Nada de Brasília, sou mais de uma Barcelona.

Porém a idéia de setorizar é interessante, desde que seja racional: um centro financeiro e urbano bem estruturado, com eixos comerciais cortando os subúrbios e ligando alguns mini-centros estratégicos. Prédios altos somente no Centro da cidade, enquanto construções de médio e pequeno porte poderiam se espalhar pela mancha urbana de forma bem planejada.

Poderia ter grandes avenidas, mas que não sejam excludentes como as avenidas modernistas.

Um inteligente sistema de transporte urbano, com propostas alternativas, como os corredores de ônibus, VLT e AEROMÓVEL, um projeto brasileiro MUITO funcional.

Áreas de lazer bem distrubídas e interligadas por ciclovias e calçadões.

Obras monumentais próximas, de modo que falicite a locomoção de turistas e pessoas que as contemple, reafirmando a idéia de uma cidade para pedestres e não somente automóveis.

Um traçado viário bem estruturado e bonito, ao estilo "cidade-jardim", de modo que haja eixos interessantes e monumentais à escala humana.

PROIBIÇÃO de grandes condomínios, sejam de prédios ou casas, e edifícios comerciais de grande porte longe do Centro.

Proposta de uso racional dos espaços, deixando um melhor aproveitamento no Centro, desde prédios geminados à grandes construções verticais.

Aprovar projetos que tenham o mínimo de CONTEXTUALIZAÇÃO.

E mais um monte de coisas que poderemos ir desenvolvendo... :D

·
Banned
2,912 Posts
Discussion Starter · #11 ·

Eu escolheria alguma cidade sobre um planalto (seja de basalto ou granito), plana, com algum limite como um rio e/ou um lago (nem que seja artificial), que ajudará a dispor os equipamentos de lazer.

Super concordo com uma cidade feita para PESSOAS e não automóveis. Nada de Brasília, sou mais de uma Barcelona.

Porém a idéia de setorizar é interessante, desde que seja racional: um centro financeiro e urbano bem estruturado, com eixos comerciais cortando os subúrbios e ligando alguns mini-centros estratégicos. Prédios altos somente no Centro da cidade, enquanto construções de médio e pequeno porte poderiam se espalhar pela mancha urbana de forma bem planejada.

Poderia ter grandes avenidas, mas que não sejam excludentes como as avenidas modernistas.

Um inteligente sistema de transporte urbano, com propostas alternativas, como os corredores de ônibus, VLT e AEROMÓVEL, um projeto brasileiro MUITO funcional.

Áreas de lazer bem distrubídas e interligadas por ciclovias e calçadões.

Obras monumentais próximas, de modo que falicite a locomoção de turistas e pessoas que as contemple, reafirmando a idéia de uma cidade para pedestres e não somente automóveis.

Um traçado viário bem estruturado e bonito, ao estilo "cidade-jardim", de modo que haja eixos interessantes e monumentais à escala humana.

PROIBIÇÃO de grandes condomínios, sejam de prédios ou casas, e edifícios comerciais de grande porte longe do Centro.

Proposta de uso racional dos espaços, deixando um melhor aproveitamento no Centro, desde prédios geminados à grandes construções verticais.

Aprovar projetos que tenham o mínimo de CONTEXTUALIZAÇÃO.

E mais um monte de coisas que poderemos ir desenvolvendo... :D
^^^^

Disse tudo so esqueceu uma coisa.................uma cidade com copnscito sustentaveis........

·
Registered
5,466 Posts
Peraí , pouco interessa o solo , a cidade é virtual esqueceu?? :lol: Ou vc vai quere fazer furos no terreno para ver a resistência ?

realismo demais não ajuda nesse caso.

·
Registered
1,024 Posts
eu adoraria fazer uma cidade em uma penínçula, pois o skyline fica simplesmente divino, e tudo fica mais bonitinho, mesmo sendo feio...

que tal criar uma pool, em primeiro lugar?
ai teria que escolher o "anfitrião" ou seja, o cara que vai botar a mao na massa, usar o seu pc...
ai fariamos uma comissao para escolher os projetos "cabíveis", ou usamos pools para isso...

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Peraí , pouco interessa o solo , a cidade é virtual esqueceu?? :lol: Ou vc vai quere fazer furos no terreno para ver a resistência ?

realismo demais não ajuda nesse caso.
O solo é a chave de tudo! Com um solo rochoso, os custos com fundações são menores, o que diminuirá no custo total de uma obra, seja urbanística, pública ou particular. Este fator poucas vezes é levado em consideração, porém em POA há uma valorização dos bairros que ficam sobre maciços graníticos e uma desvalorização das áreas sobre rocha sedimentar, geralmente na beira de rios.

·
Registered
1,858 Posts
Numa península? Não...vamos sair do litoral e procurar locais que ainda não foram explorados urbanisticamente. Acho que deveríamos abrir um poll para a escolha do terreno, mas antes temos que decidir qual será o estilo da cidade.

·
Registered
5,466 Posts
O solo é a chave de tudo! Com um solo rochoso, os custos com fundações são menores, o que diminuirá no custo total de uma obra, seja urbanística, pública ou particular. Este fator poucas vezes é levado em consideração, porém em POA há uma valorização dos bairros que ficam sobre maciços graníticos e uma desvalorização das áreas sobre rocha sedimentar, geralmente na beira de rios.
Flickings meu querido , eu sei, mas para esse projeto "virtual" tanto faz.Podemos construir Dubai num Pântano .

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Seria legal na região de ilha solteira, na divisa de SP com o MS.

É uma ilha artificial, tem bastante água, e fica numa posição estrategica entre as regioes produtoras de soja/gado e os mercados consumidores. O unico problema seria talvez a temperatura: varia entre 7C no dia mais frio a 40C no dia mais quente. Mas vários dias de sol na região seria uma boa, pra aproveitar a água dos caudalosos rios q banham a região.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Flickings meu querido , eu sei, mas para esse projeto "virtual" tanto faz.Podemos construir Dubai num Pântano .
é tão virtual ao ponto de não levar algo tão crucial como o solo em consideração?

pelo q entendi era pra ter uma ideia mais ou menos compativel com a realidade...

·
Registered
5,466 Posts
é tão virtual ao ponto de não levar algo tão crucial como o solo em consideração?

pelo q entendi era pra ter uma ideia mais ou menos compativel com a realidade...
Se for assim , então a viagem foi minha.Na realidade no Brasil muitos utilizam métodos que levam em conta a experiência e a prática na construção de pequenas fundações e os aspectos técnicos são mutias vezes negligenciados por conta do "custo" de perfuraçôes.

.

1 - 20 of 79 Posts