SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Banned
3,149 Posts
acho importantissimo que diminuam bastante a quantidade de calçadas de pedra portuguesa nas cidades brasileiras, aqui no rio já tão fazendo isso. elas são muito bonitas quando tão concentradas num praç pouco movimentada, mais são péssimas como calçamento de ruas muito movimentadas

copacabana já deu adeus as calçadas portuguesas, só o calçadão mantém (por motivos óbvios)

·
**16º ano**
**17º ano**
25,738 Posts
Eu não gosto desse tipo de piso, os da Av. Rebouças são uma porcaria, mas ao menos é melhor que os pisos atuais da cidade.

·
Registered
4,451 Posts
Este é um dos 4 ou 5 tipos de calçada previsto pela prefeitura como padrão para SP, inclusive existe uma cartilha com os modelos e regras para a construção das mesmas (já publiquei um tópico com a cartilha auqi no SSC, tem no site da prefeitura).

Aqui no meu bairro a prefeitura esta aplicando em várias calçadas no entorno de escolas municipais este piso, assim como praças, e de fato está melhor que anteriormente.

·
Registered
11,534 Posts
acho importantissimo que diminuam bastante a quantidade de calçadas de pedra portuguesa nas cidades brasileiras, aqui no rio já tão fazendo isso. elas são muito bonitas quando tão concentradas num praç pouco movimentada, mais são péssimas como calçamento de ruas muito movimentadas

Para os desinformados:
As pedras portuguesas sao uma das melhores invencoes urbanas do mundo.

Ela permite que a agua penetre o solo, pois cada pedra e separada. Isso reduz muito os alagamentos.

O Rio e quase todo de pedra portuguesa. Acontece, que depois de um certo tempo, os preguicosos comecaram a juntar as pedras com concreto (nao e o jeito correto - tradicional), dai da no mesmo. Mas as areas com pedras portuguesas originais facilitam bastante o escoamento.

Fatos interessantes da vida ;)

·
Registered
11,534 Posts
alem do mais

a calcada de copacabana ficou padronizada como qquer cidade do mundo: cimento...

cade o orgulho na originalidade da galera aqui ein?

as pessoas nao valor as coisas unicas...
isso que nos falta brasileiros... sempre tivemos nossas caractericisticas originais, agora querem perder isso... copiando os outros, tsc tsc

·
Banned
3,278 Posts
Nao gosto da ideia de padronizar um tipo de calcada para toda a cidade, cada bairro deveria ter a sua, como se cada lugar tivesse uma personalidade propria... Uma calcada adaptada para cada bairro, claro , todas bem conservadas e limpas.

·
Registered
1,574 Posts
Basta mostrar a calçada em pedra portuguesa com aquele mosaico em ondas em qq lugar do mundo que vem a cabeça a cidade do Rio. Virou um dos símbolos da cidade e eu sou contra a sua retirada! As calçadas da orla são de grande movimento dia e noite e estão em ótimo estado (basta preservar). Tudo bem que a cidade não precisa ser toda assim mas sou a favor da sua permanência em alguns pontos de destaque! Pois faz parte da nossa identidade!

·
How about a magic trick?
4,796 Posts
Padronizar é preciso!

Mas isso é apenas mais um projeto que nao vai sair do papel. Pode ate ser aplicado em algumas vias, mas em geral o poder publico nao tera fiscalizaçao sobre reformas.

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Quem passa pela Av. Nossa Senhora de Copacabana, é diz que aquele cimentão é melhor do que as pedras portuguesas, só pode estar maluco. Além de ser estéticamente horrível, já apresenta rachaduras em praticamente toda a sua extensão. Alias o Rio Cidade que fizeram numa das principais avenidas do bairro mais famoso do Rio, foi um atentado ao bom gosto. Aquilo ficou com cara de bairro de "periferia". Parece que foi até de propósito, visto que no Leblon a prefeitura parece ter tido todo cuidado de reurbanizar a Ataulfo de Paiva, dando uma feição mais condizente com o bairro que está. Já em Copacabana parece que houve um retrocesso.

·
Registered
174 Posts
Eu particularmente não gosto das pedras portuguesas, acho que suja muito fácil, gasta muito tempo do trabalhador juntar todas aquelas pedrinhas e quando as pedras começam a descolar os remendos são horríveis.

Sou favorável a este "piso intertravado" postado pelo Edmundo, que também permitir que a água penetre ao solo.

Assim como o Kauã acho que deveria haver uma padronização das calçadas por bairros da cidade. Iria ficar muito bonito e organizado.

·
Banned
3,149 Posts
muckie said:
alem do mais

a calcada de copacabana ficou padronizada como qquer cidade do mundo: cimento...

cade o orgulho na originalidade da galera aqui ein?

as pessoas nao valor as coisas unicas...
isso que nos falta brasileiros... sempre tivemos nossas caractericisticas originais, agora querem perder isso... copiando os outros, tsc tsc
o caso de copacabana foi mal feito, foi uma escolha do projetista, mas se vc pegar outros bairro, como catete, flamengo... vc verá que as calçadas são muito mais bonitas, pq aguentam uma grande quantidade de pessoas circulando, coisa que as pedras portuguesas não aguentam. não adianta nada ser "original" com algo que não funciona pra tal utilização. é extremamente custosa a manutenção das pedras portuguesas, e acaba resaltando mais a sujeira que outros tipos de piso (novamente copacabana foi uma mé escolha do projetista, existem pisos muito melhores)

vai a rua Marquês de abrantes no Flamengo e me diz se não é infinitamente melhor e mais bonita que a senador vergueiro (uma do lado da outra) a marquês tá com outro tipo de calçamento (só colocou detalhes com pedras portuguesas para enfeitar) e a senador vergueiro fica um bando de buracos no chão e com cara de suja sempre.

originalidade só é bom quando se pode mostrar que funciona, no caso não funciona. Pra funcionar não basta ser bonita quando nova, tem que funcionar em todos os aspectos, tem que ter manutenção razoável, acessível ao lojista de manter bem cuidada, que permita obras com um tempo razoável (as calçadas portugues levam horas ou mesmo dias para serem colocadas pedrinha por pedrinha, tempo no qual obstrui a passagem) os bairros que não tem mais elas ou onde elas foram retiradas nas áreas de grande movimento se percebe nitidamente como elas são problemáticas.

e quanto a escoamento de chva, existem diversos outros tipos ainda mais eficientes que as calçadas portuguesas

fatos interessantes da vida ;)

·
Banned
3,149 Posts
Kauã said:
Nao gosto da ideia de padronizar um tipo de calcada para toda a cidade, cada bairro deveria ter a sua, como se cada lugar tivesse uma personalidade propria... Uma calcada adaptada para cada bairro, claro , todas bem conservadas e limpas.
exatamente isso que o rio cidade fez e que muita gente reclama, preferiam a cidade toda com pedra portuguesa, esburacada, aparência de suja, manutenção complicada e demorada, remendos sempre aparentes e etc...

a idéia do rio cidade era jutamente que cada bairro tivesse a sua cara no urbanismo, mas que tivesse fatores que unissem a cidade.

o problema é que muita gente acha que um piso que é bom prum lugar é bom pro outro, o tipo de calçamento deve ser condizente a renda do bairro (para que o IPTU possa pagar a manutenção) dev ser resistente a quantidade de pessoas que circulam sobre ele e deve ter uma manutenção eficiente, de maneira a ficar bonito sempre

é como dar uma ferrari prum retirante, é um carro lindo, mas se o cara num tem dinheiro pra manutenção, se o cara vai carregar galinha e porco no carro e o cara vai andar em estrada de terra com o mesmo num adianta de nada ser um carro lindo inicialmente, vai ficar horrivel.

cada calçaento deve ser compatível com seu uso

·
Gabriel
7,483 Posts
Eu também sou contra o mosaico português pra calçadas! Acho que eles só devem ser usados em praças, pra formarem desenhos e ajudarem a compor o visual da mesma (não me sinto bem falando desse jeito formal, mas melhor do que escrever "praça" de novo, hehehe!)...

Antes eu também era a favor de calçadas diferentes pra cada bairro, mas agora não sei não, viu... fico imaginando se colocam uma calçada legal em bairro A e uma péssima em bairro B... se a calçada do bairro C "pega" e todos gostam dela, e o pessoal (pessoal nada, né, na verdade uma meia-dúzia de fanáticos como nós! m)) ) ia achar ruim... ACHO que no final das contas o ideal seria uma calçada padronizada, e calçadas temáticas apenas para lugares diferenciados, por exemplo, uma calçada com alusão ao Japão no bairro da Liberdade, e por aí vai...

·
Registered
11,640 Posts
Eu apoio a padronização, fica mais bonito e organizado! Aqui no meu bairro cada prédio tem a sua calçada, diferentes... As calçadas são bonitas e tal, mas fica aquela mistureba que eu não gosto muito...

·
Banned
3,278 Posts
Eu prefiro calcadas personalizadas para cada bairro, ate mesmo a calcada de pedra portuguesa tem seu lugar, por ex: eu nao consigo imaginar a praia de copacabana sem aquelas ondas... desde claro que bem conservadas ...
Vou citar como ex Tokyo "sei que nao gostam mas eh o ex que conheco e gostei" cada bairro tem um tipo de calcada e ate os postes de iluminacao mudam de acordo com o bairro "adoro postes de iluminacao heheh" tem todo tipo de calcadas em areas nobres granito, perto de pracas e parques aquele bloquinho como esse ai abaixo, e uma variedade enorme de pisos tem ate lugar pra calcada de asfalto
por ex: nao acho que na paulista esse bloquinho de certo... primeiro ele nao eh para locais de grande trafego de pessoas e carros " na Av Paulista tem muitas entradas de garagem" suja com facilidade e como eh poroso a sujeira penetra e nao sai mais, nao adianta lavara ...nao eh um material nobre nao combina com a imagem da Av Paulista ou Faria Lima nessas avenidas acho que o granito ou algum tipo de ceramica ficaria bem... enfim acho que nao devemos nos impor um limite... devemos usar de bom senso

·
Que que eu escrevo aqui?
2,288 Posts
muckie said:
Para os desinformados:
As pedras portuguesas sao uma das melhores invencoes urbanas do mundo.

Ela permite que a agua penetre o solo, pois cada pedra e separada. Isso reduz muito os alagamentos.

O Rio e quase todo de pedra portuguesa. Acontece, que depois de um certo tempo, os preguicosos comecaram a juntar as pedras com concreto (nao e o jeito correto - tradicional), dai da no mesmo. Mas as areas com pedras portuguesas originais facilitam bastante o escoamento.

Fatos interessantes da vida ;)
Discordo e muito, pra mim o mosaico português é um dos piores calçamentos que já existiram, só serve pra enfeitar calçadão de praia, pra áreas centrais onde há muito movimento além de não combinar as pedras ficam se soltando é péssimo(ainda mais se não é grudado com cimento), quanto a escoamento da água então é melhor sugerir cascalho para calçamento, nada a ver esse negócio, e o calçamento da foto de piso poroso tem o mesmo efeito de absorção da água. Isso sem falar que com o mosaico português fica impossível fazer guia para cegos, o piso fica muito imperfeito para se caminhar entre outras coisas.

1 - 20 of 23 Posts