SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 19 of 19 Posts

·
Registered
8,985 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Eu não conhecia este site muito interessante sobre o projeto Integração Centro da CPTM:

http://www.icentro.com.br/

Fora agregar diversas informações sobre o projeto que não são mais citadas no site da CPTM, há um filme sobre o estado das obras em Março/2006:
http://www.icentro.com.br/filmes/pic_20_03_2006.mpg
(quase 10 min, uns 60 MB)

Nele aparecem as obras já concluídas da plataforma 4 na Luz, as diversas obras na estação Luz em si, as obras à época em andamento dos sanitários da estação Brás (concluídas agora no começo de maio) e as obras do novo CCO Brás

Há também muitas fotos das obras desde 2001 até Março/2006.

Já que a CPTM não divulga muita coisa, pelo menos as empresas do consórcio divulgam... :)

·
Registered
8,985 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Não dá para saber só pelo que está publicado no sites do projeto e da CPTM. Meu chute é que eles não tem certeza do que terão verba para fazer, então vão fazendo o que dá e anunciando depois de feito.

Meu feeeling: a linha B vai ser mudada da Julio Prestes para a Luz, e nada mais acontecerá.

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Se mudarem a linha B para a Luz e extender as linhas D e E para barra funda já vai dar uma diferença significativa nos deslocamentos, pq cá entre nós, descer na barra funda, pegar trem até luz, e depois ter que baldear de novo para seguir viagem sentido sudeste e leste é um pé no saco e demora muito!!

Se o Expresso leste chegasse até barra funda já iria dar uma aliviada na linha 3, pq uma pequena parte iria pegar o trem na estação corinthians-itaquera e descer na barra funda para depois baldear pro metrô e seguir até as estações republica e anhangabaú, pois mesmo com a baldeação será bem mais rapido do que disputar lugares e percorrer mais de 10 estações....

·
Registered
8,985 Posts
Discussion Starter · #5 ·
richter30 said:
Se mudarem a linha B para a Luz e extender as linhas D e E para barra funda já vai dar uma diferença significativa nos deslocamentos, pq cá entre nós, descer na barra funda, pegar trem até luz, e depois ter que baldear de novo para seguir viagem sentido sudeste e leste é um pé no saco e demora muito!!

Se o Expresso leste chegasse até barra funda já iria dar uma aliviada na linha 3, pq uma pequena parte iria pegar o trem na estação corinthians-itaquera e descer na barra funda para depois baldear pro metrô e seguir até as estações republica e anhangabaú, pois mesmo com a baldeação será bem mais rapido do que disputar lugares e percorrer mais de 10 estações....
A linha D ia até Barra Funda até não muito tempo atrás... isso também deve acontecer fácil. Agora, a E até Barra Funda eu não acredito não. Não discordo nem um pouco de como seria legal (desde que os intervalos fossem mantidos ou diminuídos através da circulação de mais composições).

·
Registered
8,985 Posts
Discussion Starter · #7 ·
DMA Brasil said:
Alguém sabe quantas plataformas terão cada estação? (curiosidade mesmo...:D)
Lá não diz, mas você pode tentar contar nas imagens...

Estação Brás:
- Cobertura espacial de aço – 1.100 toneladas
- Telhado – 13.800 m2
- Fechamento de policarbonato – 4.400 m2
- Laje pré fabricada – 3.500 m2
- Estrutura de concreto – 4.400 m3
- Revestimento de piso– 14.000 m2
- Movimento de terra – 18.400 m3

Estação da Luz:
- Impermeabilização de estrutura – 10.000 m2
- Estrutura de concreto – 12.400 m3
- Movimento de terra – 61.000 m3
- Reaterro – 6.000 m3
- Pavimentação – 4.600 m2
- Restauração da gare:
Alvenaria – 7.300 m2
Forro – 3.700 m2
Vidro – 3.000 m2
Estrutura metálica (Área de Projeção) – 5.800 m2

Via Permanente e Rede Aérea:
- Trilhos TR 57 – 2.500 t
- Execução de via corrida – 9.500 m
- Montagem de AMV’s – 90 cj
- Instalação de cabos (Fio de contato e Mensageiro) – 34.450 m

Sistemas
- Implantação de um novo CCO na estação Brás que deverá integrar os atuais CCO´s de Presidente Altino, Luz e Brás em um único local.
- Implantação de um novo sistema de sinalização microprocessado entre as estações Barra Funda e Brás permitindo um intervalo operacional de 3 minutos.
- Implantação no trecho, dos sistemas de Circuito Fechado de Televisão - CFTV,Sonorização das Estações, Transmissão Ótico, Cronometria, Radiocomunicação, Telefonia e Salas de Supervisão Operacional - SSO.
- Implantação do Sistema de Controle e Arrecadação de Passageiros - SCAP com a instalação de novos bloqueios na estação da Luz.

·
Registered
349 Posts
O melhor, na minha opinião, é o seguinte:

Linha A e D - Transformar em expresso, de Perus até Santo andré. Assim, passa pela Barra funda, Luz e Brás ocupando somente 2 plataformas nessas estações.

Linha B - Até Júlio Prestes. por 2 motivos: não cabe na Luz e não precisa chegar até o Brás. Explico mais adiante. Iria ocupar também somente 2 plataformas na Barra Funda.

Linha E - Até a Barra Funda, ocupando tb somente 2 plataformas em cada uma das 3 estações (percebam que a Luz, que só tem 4, já lotou.). Aí está a solução para a linha B: não precisa ir ao Brás pq a Linha E vai até lá e mais longe!!

Linha F - até o Brás somente. Não tem necessidade de seguir pq não é um serviço expresso, e é de menor importância se comparado com as outras...

Acho q isso distribui melhor os usuarios entre as linha e tb no metrô, já q podem optar por 3 estação para fazer a baldeação

·
Registered
8,985 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Bsegretti said:
O melhor, na minha opinião, é o seguinte:

Linha A e D - Transformar em expresso, de Perus até Santo andré. Assim, passa pela Barra funda, Luz e Brás ocupando somente 2 plataformas nessas estações.
Mas o expresso passaria na mesma plataforma que o não-expresso ?
E como fica Mauá, o destino de maior movimento da linha D ?

Bsegretti said:
Linha B - Até Júlio Prestes. por 2 motivos: não cabe na Luz e não precisa chegar até o Brás. Explico mais adiante. Iria ocupar também somente 2 plataformas na Barra Funda.
A Júlio Prestes será desativada... então só ela fosse só até a Barra Funda.

Bsegretti said:
Linha E - Até a Barra Funda, ocupando tb somente 2 plataformas em cada uma das 3 estações (percebam que a Luz, que só tem 4, já lotou.). Aí está a solução para a linha B: não precisa ir ao Brás pq a Linha E vai até lá e mais longe!!
O problema é que a linha E sozinha tem um tráfego muito intenso, levar a linha até a Barra Funda só com via exclusiva. E também seria necessário aumentar a frota para manter o intervalo.

Bsegretti said:
Linha F - até o Brás somente. Não tem necessidade de seguir pq não é um serviço expresso, e é de menor importância se comparado com as outras...
Também acho que a F deveria ficar só no Brás mesmo... mas para quem vem da B não ter que fazer B-E-F ou B-metrô-F, a B precisaria chegar ao Brás.

Bsegretti said:
Acho q isso distribui melhor os usuarios entre as linha e tb no metrô, já q podem optar por 3 estação para fazer a baldeação
Desde que para todo par de linhas haja pelo menos uma para ir de uma para outra sem dupla baldeação...

·
Registered
632 Posts
Na minha opinião, deveria haver somente uma estação no centro que interligasse todas as outras, a Luz por exemplo. Porque do jeito que planejam, fica uma bagunça. Porém sou a favor de estações como Pari, Bom Retiro, Rio Branco, etc., para desafogar as outras do centro e ainda por cima ajudar a revitalizar.

·
17,073 Posts
O maior problema é a estação da Luz que tem só 4 plataformas.

Para dar uma melhor agilidade e tornar viavel a integração, 2 linhas tem que compatilhar a mesma via....

E quem disse que a B não cabe na luz?? já viram o tamanho da plataforma e o qto que sobra dela com os trens de 8 carros ???

elas foram projetadas pra receber os trens de 12 carros da linha B sim, assim como as plataformas do Brás!

Realmente ter que descer na barra funda vindo pela B, depois pegar A, descer na Luz, pegar E ou D pra acessar a F é um pé no saco...só nessas 3 baldeações gasto mais de meia hora pra chegar no brás se tivesse que pegar a linha F ou mesmo se quisesse descer na estação.

O metrô tb seria uma boa opção, mas se pegar no horario da tarde vc não desce no brás e tem 6 paradas, além de ter que dar mó rolê!

·
Registered
632 Posts
^^ linha C na Luz? Se Pari fosse ficar entre Luz e JP, eu seria totalmente contra, é muitoooooooo perto, de uma você consegue ver a outra.. Pari não será entre Luz e Brás?
Acho que não adotariam a idéia de ter a JP interligada com a Luz recebendo outras linhas, então vão ter que se virar com a Luz, Brás ou Barra Funda.. mas é um desperdício, JP tem plataformas livres..

·
Banned
2,419 Posts
^^^^ Deixa eu ver se entendi, vocês estão dizendo em conectar Luz, Julio Prestes e a futura Pari? Acho uma ótima idéia, ia ficar uma super-mega-hiper estação, toda subterrânea!!!

·
Registered
154 Posts
caros colegas a linha b vai até a luz sim e del á não passará, irá até a luz pois se vcs repararem há uma plataforma com o dobro do tamanho normal onde caberia perfeitamente dois trem de 12 carros, provavelmente os trem da linha b irão fazer na luz o mesmo esquema que os trens da linha c na estação de osasco.

·
Registered
19,703 Posts
DMA Brasil said:
^^^^ Deixa eu ver se entendi, vocês estão dizendo em conectar Luz, Julio Prestes e a futura Pari? Acho uma ótima idéia, ia ficar uma super-mega-hiper estação, toda subterrânea!!!
Pensando melhor agora, o mais prático seria uma ligação semi-subterrânea até JP, construindo-se uma passarela ligando as plataformas CPTM da Luz através da lateral sul da faixa ferroviária que passa mesmo pelas costas da JP. Daí haveria um pequeno trecho subterrâneo até as plataformas da JP, isso minimizaria custos e complexidade.

Já a ligação pedestre com a hipotética Pari seria desnecessária, o que disse seria um túnel ferroviário que começaria depois dessa estação, ou qualquer ponto após ou um pouco antes do viaduto da CPTM sobre o Tamanduateí, daí se construiria uma nova plataforma da CPTM subterrânea embaixo da Pinacoteca ou da Av. Tiradentes, ligada diretamente ao subsolo atual da Luz. Essa plataforma subterrânea possibilitaria a Luz receber mais linhas com mais praticidade. O túnel ferroviário teria menos de 1,5km, reemergindo atrás da JP, ou seja, relativamente barato, acho que toda a obra sairia por menos de 300 milhões de dólares. Essa plataforma subterrânea já poderia ser dimensionada para o futuro Expresso Guarulhos/Aeroporto.

·
17,073 Posts
Mas logo após a estação barra funda sentido luz em um trecho mais a frente já tem um trecho pronto, inclusive se prestarem atenção, os 2 trilhos que fazem a ligação dos trilhos da Linha B para os trilhos das linhas D, E ( que ainda não foram extendidas até barra funda), e A, estão lá, só não finalizaram com seus respectivos AMV para ficar conectado o desvio....

E é justamente no ponto onde os trilhos da linha B mais se aproximam dos demais trilhos....

Quem tiver na barra funda e pegar o trem da linha A, fica prestando atenção no lado direito do trem, onde dá pra ver os trilhos da linha B, que verão os trilhos da "ligação" incompleta com os trilhos da linha A, D e E

1 - 19 of 19 Posts
Status
Not open for further replies.