SkyscraperCity banner
1 - 11 of 11 Posts

·
Registered
32 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Projeto urbanístico de Paulo Bastos prevê parque de 1,3 milhão de m² sobre túnel

Nova via na região Sul de São Paulo ligará a Avenida Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes sob área verde de 4,5 km. Arquiteto também projetou a construção de apartamentos para a realocação dos moradores

Ana Paula Rocha

A prefeitura de São Paulo deve licitar no segundo semestre de 2009 a construção de um túnel que ligará a Avenida Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, na Zona Sul da cidade, e de um parque com 4,5 km de extensão acima da nova avenida. O projeto foi criado pelo arquiteto Paulo Bastos e é estimado em R$ 2,2 bilhões.

"Em 2001, fui convidado para criar um projeto urbanístico que previsse a construção de uma nova via na região Sul de São Paulo entre um parque com 4,5 km de extensão. Além disso, o projeto requalificaria as áreas já construídas da região", explica o arquiteto Paulo Bastos. "Mas quando o atual governo resolveu retomar o projeto, decidimos não fazer mais a nova via pela superfície, e sim por meio de um túnel que levaria a região do Jabaquara à saída da Rodovia dos Imigrantes. Isso fez com que o parque ganhasse mais espaço na sua largura", completa. A área estimada do novo parque é de 1,3 milhão de m².

A maior dificuldade do projeto, que integra a operação urbana Águas Espraiadas, será a remoção das famílias que habitam o local. "Além do parque e do túnel, o projeto prevê a erradicação das favelas, que serão recolocadas em conjuntos habitacionais em terrenos próximos ao túnel", explica Bastos.

A nova obra da prefeitura de São Paulo será dividida em três etapas: a execução do túnel, a criação do parque e a construção de apartamentos para os moradores. Segundo a Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), a Prefeitura pretende financiar as obras por meio dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), títulos municipais vendidos à iniciativa privada para que ela construa acima da metragem mínima permitida pela lei de zoneamento. Ainda não há data prevista para o lançamento do edital de licitação.

Fonte:
http://www.piniweb.com.br/construca...bastos-preve-parque-de-13-milhao-142229-1.asp

·
Gabriel
7,483 Posts
Achei ótimo! Só acho que essa é a prova definitiva de que se não fazem um túnel no lugar do Minhocão é por pura falta de vontade! O centro que se exploda...

·
Brasil-Belindia é aqui
19,231 Posts
Achei ótimo! Só acho que essa é a prova definitiva de que se não fazem um túnel no lugar do Minhocão é por pura falta de vontade! O centro que se exploda...
Não é bem assim. Parte do trajeto do elevado Costa e Silva passa próximo aos túneis do metrô, além de galerias de água, esgoto, gás,etc (o custo para remanejá-las não é pequeno), fora que o custo de desapropriação das áreas próximas ao Minhocão são maiores que essas da Água Espraiada.

·
Banned
824 Posts
Bem, eu preferia um túnel sob a região do minhocão, mas fiquei muito contente com essa também...

Poxa, resolver o problema do minhocão seria fechar com chave de ouro o conjunto de grandes obras até a Copa...

·
Registered
2,627 Posts
Amei o projeto! A região precisa mesmo de uma revitalização!

No caso do Minhocão, com certeza o custo é caríssimo, pois alí as desapropriações não de casas de classe média ou pequenas favelas, mas sim de muitos edifícios. Além é claro das galerias subterrâneas, metrô...

Espero que seja rapidamente concluído esse projeto! :)

·
Gabriel
7,483 Posts
Ué, que desapropriações deveriam ser feitas pra fazerem um túnel no lugar do Minhocão?

Sei que com o centro e o Minhocão sempre tem problemas...

·
Registered
50 Posts
Então quanto ao caso do minhocão já provaram haver alternativa usando o leito dos trilhos da antiga fepasa entre o Bras e a Barra Funda, aprofundando a linha do trem e usando outra parte da area para uma avenida no nivel da rua, assim interligando zona leste a zona oeste, e ainda retirando a cicatriz urbana que as linhas de trem na região causam,

a unica maior interferencia seria na região da luz, pois teria que haver um tunel, talvez esta proposta inviabilize a linha onix pro aeroporto de guarulhos, mas seria o caso de estudar, pq seriam dois tuneis paralelos, requerendo mais estudos

·
Moderator
38,496 Posts
Ué, que desapropriações deveriam ser feitas pra fazerem um túnel no lugar do Minhocão?

Sei que com o centro e o Minhocão sempre tem problemas...
Com um túnel de metrô embaixo, fica muito mais difícil de fazer um túnel viário. Não é impossível, mas a viabilidade é baixa. Mas nada impede de fazer um túnel em uma região próxima, ou uma grande avenida que aproveite o espaço que vai ser deixado com as futuras revitalizações da região por onde passam as linhas da CPTM. De qualquer forma, é um projeto bem mais complexo, pois não existe só o túnel de metrô. Como disse o Ramos, tem uma série de equipamentos de infraestrutura que não existirão no túnel da Roberto Marinho. Esses equipamentos exigem remanejamento, o que encarece a obra.

·
Gabriel
7,483 Posts
^ Ah, que seja, mas como você mesmo disse, o túnel não precisaria passar exatamente pela São João... o importante é fazer a ligação Leste-Oeste m))

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Realmente, se essa obra for mesmo executada, não há motivos para não demolirem o minhocão e construirem um túnel lá, mesmo que seja com traçado diferente!

1 - 11 of 11 Posts