SkyscraperCity banner
1 - 20 of 93 Posts

·
.
5,648 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Oi, gente. To pensando em fazer uma cidade nova pra todos participarem, mandarem construções e tal, o que acham?

·
Banned
6,771 Posts
ótima ideia, quem seria responsáveis pelo urbanismo,prédios,casas ? Cm funcionaria a divisão da cidade ?

·
Registered
9,632 Posts
ótima ideia, quem seria responsáveis pelo urbanismo,prédios,casas ? Cm funcionaria a divisão da cidade ?
Seria legal fazer desafio para urbanismo da cidade. E para colocar na cidade o modelo deveria ser leve, igual uma licitação para uma cidade, quem fazer mais leve e bonito ganha (ocorria uma votação). :) E os prédios "públicos" aconteceria com desafio próprio para a cidade, igual como "licitação" do modelo mais leve e bonito. Assim teria 2 desafios, o do Nossos Projetos e da cidade.

Porque é complicado ficar esperando 3 semanas para saber o resultado de um desafio, assim teria que esperar duas ou menos semanas.

·
.
5,648 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Seria legal fazer desafio para urbanismo da cidade. E para colocar na cidade o modelo deveria ser leve, igual uma licitação para uma cidade, quem fazer mais leve e bonito ganha (ocorria uma votação). :) E os prédios "públicos" aconteceria com desafio próprio para a cidade, igual como "licitação" do modelo mais leve e bonito. Assim teria 2 desafios, o do Nossos Projetos e da cidade.

Porque é complicado ficar esperando 3 semanas para saber o resultado de um desafio, assim teria que esperar duas ou menos semanas.
Muito bem!

Pra mim a parte mais complicada de administrar uma cidade sempre foi ter que cuidar do urbanismo. Dessa vez o ideal é que todos participassem também dessa área.

O ideal para todas as construções é que sejam como os prédios que eu faço no Sketchup pra passar o tempo: totalmente vazios, mas completamente baseados numa planta pra parecerem mais reais. Algo que também deixa os modelos leves é não ter texturas com fotos, e poucos detalhes, como esquadrias de vidros, por exemplo.

E para prédios públicos e marcos da cidade, essa ideia de concursos é perfeita!

Enfim, acho que primeiro precisamos dessa fase de brainstorming, depois eu posso agrupar e organizar todas as ideias. Quem tiver mais sugestões, por favor, tô aberto...

·
Registered
9,632 Posts
E se pegasse o mapa dos americanos? 'haha
Inovar Bruno, somos capazes de fazer tão bom quanto eles. Essa nossa mente de pensar que eles são melhor tem que acabar, somos iguais as eles, só que nossa politica é uma mda, então não podemos ir além do que pensamos.
E Craudio, podemos fazendo por parte, até o ponto que seu computador aguente, igual a um loteamento, vai quase completando e o dono vai fazendo novas quadras. :)

Uma ideia, podemos fazer um concurso para a cidade, cada um faz um número x de quadras e ruas. Quem fazer o melhor projeto (escolha da maioria na votação) terá como mapa o projeto ganhador do desafio.

Um urbanista poderia ajudar falando os problemas e as qualidades dos mapas. Será que tem algum aqui no fórum?

·
Santo André, SP
1,510 Posts
O urbanismo tem que ficar no PC responsável de colocar os prédios pra não dar muito problema. Aí o pessoal vai mandando as casas/prédios ocas (detalhando com texturas ao invés de relevos, componentes e objetos 3D) de acordo com as normas do bairro de recuo, altura, etc.

Pra quem quiser ver como foi a primeira cidade, o link é esse:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=973420&highlight=
Vejam como foi uma organização simples porém que ficou bem interessante. Repetindo desse jeito pode ficar bem legal.

·
Banned
6,771 Posts
Uma pessoa que conhece de urbanismo poderia fazer o plano da cidade e também um plano diretor, demarcando área residencial,comercial, mistos e marcando área para a construção dos prédios públicos e também limite de altura,recuo etc.Acho que assim como uma cidade é feita de estilos diferentes,arquitetos e concursos é bem raro, assim também podia ser essa cidade a pessoa que detém o plano da cidade iria adicionando os edifícios feitos por nos foristas, assim seria uma cidade idealizada por nós foristas...Poderia também criarmos prédios residenciais para a classe B,C,D e não somente a A, talvez seria colocar em prática aquele dilema ''É possível classe B,C,D consumirem boa arquitetura''.Enfim.

·
renan silva
3,777 Posts
bom,eu estava lanejando uma,más e muito complicado.
uma coisa que eu não gostei ta 1ª cidade,era mitas exigencias pra tudo,mais boa iniciativa

·
Registered
9,632 Posts
Mas é assim que deve funcionar, se não vira um Paraguai. Mas o Plano Diretor o uso de solo tem que ser razoável até uns 10 andares para menos. Prédios muito altos pesam de mais o modelo.

Uma pessoa que conhece de urbanismo poderia fazer o plano da cidade e também um plano diretor, demarcando área residencial,comercial, mistos e marcando área para a construção dos prédios públicos e também limite de altura,recuo etc.Acho que assim como uma cidade é feita de estilos diferentes,arquitetos e concursos é bem raro, assim também podia ser essa cidade a pessoa que detém o plano da cidade iria adicionando os edifícios feitos por nos foristas, assim seria uma cidade idealizada por nós foristas...Poderia também criarmos prédios residenciais para a classe B,C,D e não somente a A, talvez seria colocar em prática aquele dilema ''É possível classe B,C,D consumirem boa arquitetura''.Enfim.
Então alguém fala o que tem que fazer e acontece um desafio para ver qual ficou melhor, depois manda para o prefeito da cidade. E quem cuida do Plano Diretor seria alguém que conhece de urbanismo.

Também daria para abrir uma coleção no Armazém com árvores e itens para paisagismo. Ficaria mais fácil de encontrar modelos bons e leves.

·
Santo André, SP
1,510 Posts
^^ No Armazém 3D do Sketchup tem uns modelos 2D criados com imagens que não pesam nem 300kb. Dependendo da árvore, dá pra usar até as do próprio pacote do SketchUp.

·
.
5,648 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Bom, gente, com base no que voces postaram anteriormente, lanço agora um concurso pro mapa da cidade.

Quem fizer o melhor mapa com obrigatoriamente:

Centro Histórico (baseado nos nossos)
Centro Comercial (comércio popular C/D)
Centro Comercial (A/B)
Bairro Misto (comercial+residencial) a/b
bairro misto c/d
bairro misto com forte influencia estrangeira (nao portuguesa) b/c
bairro comercial reduto das artes e vida noturna
bairro residencial b/c
bairro residencial a/a
bairro operario ligado ao parque industrial
bairro residencial d/d
pelo menos um espaço verde em cada bairro
pelo menos um curso d'agua (lago, rio,lagoa,mar,represa, queda d'agua etc)
pelo menos 20 quadras por bairro (distribuidas racionalmente, hein, nao me façam um bairro de 2x10, rs)
representaçao da distribuiçao de edificios com mais de 5 andares

Nao é preciso fazer nada muito elaborado/inovador/revolucionario, pra ter espaço pra gente fazer futuras revitalizaçoes/intervençoes.

Eu vou fazer um também, pra voces entenderem melhor como eu quero!

·
Meh
105 Posts
Acho que cheguei meio tarde pra postar isso, mas aí vai. Não seria melhor, ao invés de fazer um mapa limitado, separar algumas pessoas para cuidar do urbanismo e planejamento da cidade? (Como se fosse uma cidade a ser projetada mesmo) Acho que assim bairros seriam adicionados conforme a necessidade...

Sobre a divisão do pessoal, tenho certeza que alguns entendem mais sobre determinados assuntos, o que pode aumentar a qualidade dos projetos, aliás ficaria meio enfadonho escolher um mapa feito por uma pessoa apenas, mesmo que seja só um esboço.

Bem, é só minha opinião, mas está aí! :)

1 - 20 of 93 Posts