SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 36 Posts

·
DESIGN
Joined
·
1,607 Posts
Discussion Starter · #1 ·














Porto Olímpico
Rio das montanhas, matas e ondas do mar. Berço azul e verde do modernismo tropical, é lá que nascem os gestos amplos, curvos e generosos. Queremos são aberturas para os quatro ventos, por onde a natureza se impõe a gerar espaços para o carioca se encontrar e festejar o novo tempo que nunca deixou de começar. Os edifícios propostos desenham enquadramentos, visadas, sem interrupções nem bloqueios para o convívio das pessoas.
O projeto parte de grandes esplanadas, como um contraponto à cidade, quase sempre fechada em si mesma. Localizadas acima dos estacionamentos, conformam grandes áreas verdes que protegem as entradas e ampliam o espaço do transeunte, criando ambientes do convívio. Os edifícios são conservativos de energia e ecologicamente amigáveis, concebidos para utilizar recursos naturais e materiais de baixo custo energético. Em todos os níveis, existem beirais ou varandas ajardinadas, gerando sombra e possibilitando a abertura das esquadrias mesmo em dias de chuva.

Terreno Leste

Serão 270 mil metros quadrados de área construída distribuídas em tr torres, que pairam sobre a esplanada, tocando-a somente em alguns poucos pontos que contém as circulações verticais. Caracterizam-se por uma sobreposição de usos e tipologias, estimulando o convívio. As unidades residenciais ocupam a parte mais baixa do edifício e, com uma mudança mínima, os quartos projetados para a época dos jogos serão transformados em apartamentos de 2 e 3 quartos. Os espaços de lazer ficam no topo do edifício, oferecendo maior privacidade e vista privilegiada. As três torres abrigarão 2 hotéis 4 estrelas e um apart-hotel. Após a realização dos jogos olímpicos, um dos hotéis será transformado, com pequenas intervenções, em edifício de escritórios.

Terreno Oeste

Em uma área de 5ha, distribuem-se os 80 mil metros quadrados de área construída, complementando o programa do grande complexo. Os primeiros pavimentos horizontais da edificação abrigam o centro de convenções e de exposições. A torre é destinada ao hotel 5 estrelas, cuja área de lazer se estende pela laje da cobertura do centro de convenções. O restaurante, no topo, garante uma vista privilegiada de toda a área. O acesso de veículos do público e de serviços é feito de maneira independente, garantindo a separação dos fluxos. O acesso de pedestres forma um largo com tratamento paisagístico que se estende por toda a Av. Francisco Bicalho, com novos passeios, jardins e mobiliário urbano, renovando-a e dando unidade ao conjunto.

Fonte: Gustavo Penna Arquitetos & Associados
 

·
DESIGN
Joined
·
1,607 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
uma clara e boa inspiração....o que não desvaloriza, muito menos tira os méritos da equipe. Afinal, seria um marco arquitetônico para qualquer cidade, principalmente nacional!
 

·
Registered
Joined
·
36,223 Posts
Isso foi só uma daquelas propostas do Pto Olimpico né? Infelizmente não foi escolhida
 

·
Registered
Joined
·
5,655 Posts
Ok, deu pra entender que o Pena cansou de fazer sempre a mesma coisa... mas, na minha opinião, os projetos mais recentes dele estão parecendo uma tentativa frustrada de se desassociar da linguagem modernista de seus projetos anteriores.
 

·
Registered
Joined
·
7,018 Posts
Achei estranho... Não ficou muito harmônica a interseção dos longos blocos horizontais com as torres. Gostei mais dos que serão construídos:


terreno leste




terreno oeste
 
1 - 20 of 36 Posts
Status
Not open for further replies.
Top