Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Discussion Starter · #1 ·
ANA PAULA FRIAS

A construção de uma avenida expressa para interligar as Avenidas Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, e Ricieri José Marcatto, em César de Souza, eliminando a via férrea neste trecho, é a principal proposta de um ousado projeto do arquiteto e urbanista Cláudio Martins. A convite do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o sócio-proprietário da Construtora Marsil e ex-diretor da extinta Companhia de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes (Codemo), apresentou ontem, durante a quinta edição do Projeto Ver a Cidade, detalhes do plano que nasceu em 1993, quando fazia parte da Administração Municipal.

Para resolver definitivamente um dos principais problemas de Mogi, que é o trânsito caótico e outras complicações de uma Cidade cortada ao meio pela via férrea, o arquiteto propõe a desativação da linha férrea entre a Nami Jafet e a Ricieri Marcatto num trecho que soma seis quilômetros de extensão. Ao longo do percurso, a proposta prevê a implantação de uma avenida com 20 metros de largura, pistas duplas e retornos necessários, que seria utilizada principalmente por ônibus biarticulados, com capacidade aproximada para 200 passageiros e que complementariam o transporte dos passageiros no desembarque dos trens. O custo estimado para a avenida é de R$ 80 milhões (orçamento de 1998).

"O terreno localizado na esquina da Cavalheiro Nami Jafet com a Avenida Adhemar de Barros, da antiga Cosim, hoje Inal, soma 22 mil metros quadrados (m2) e seria utilizado para construir um terminal rodo-ferroviário", explica Martins. Do local, os passageiros se utilizariam do bilhete único para seguir, nos coletivos, em direção à região central da Cidade e até o Distrito de César de Souza. "Teríamos a implantação de um serviço até o momento inexistente em Mogi, facilitando a vida dos munícipes", acrescentou.

O projeto prevê, ainda, o aproveitamento de áreas como uma de 9 mil m2 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) localizada entre a Dr. Deodato Wertheimer e a Francisco Rodrigues Filho, próximo ao Edifício Helbor Boulevard e Colégio Thomás de Aquino, para pontos de ônibus e rotatórias. "Outra proposta é a implantação de um terminal municipal de ônibus na esquina da Cabo Diogo Oliver com a Avenida Ademar de Barros, aproveitando todo espaço ocupado pela estação ferroviária", explica o arquiteto.

Já o ponto final do terminal rodo-ferroviário está projetado para a Avenida Ricieri Marcatto, em César de Souza, numa área de 20 mil m2. Mesmo envolvendo diversas concessões que dependem do Governo do Estado, Martins acredita na viabilidade do projeto pelo seu custo reduzido e suas vantagens em relação às construções de viadutos, outra proposta apontada para os constantes problemas enfrentados naquele ponto da Cidade. "Temos que pensar o que é bom para Mogi e esta proposta resolveria uma das maiores dificuldades do município. Se já é difícil agora, imagine daqui 20 anos", defende.

A exemplo de outras propostas apresentadas no Projeto Ver a Cidade, a desativação da via férrea entre as Avenidas Nami Jafet e Ricieri José Marcatto e a criação de uma ligação expressa será divulgado pelo IAB junto a órgãos como Prefeitura, Câmara Municipal, Associação Comercial e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes. "Todos os projetos poderão ser consultados, quem sabe no próximo ano, pelos candidatos às eleições municipais. Nossa proposta é abrir o debate para melhorar a Cidade", comenta o presidente do Instituto, Paulo Pinhal. Outra atribuição da entidade é defender a autoria dos projetos.

Notícia extraída do jornal O Diário de Mogi

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Discussion Starter · #2 ·
EU ACHEI ISSO UM ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!

Em vez de gastarem na construção de viadutos sobra a linha férrea nas principais avenidas (o que custaria bem menos), eles querem acabar com ela, suprimindo as duas últimas estações da Linha E (Mogi e Estudantes), criando uma grande avenida no lugar, ridículo.

Só que isso nunca vai sair do papel, pois este trecho pertence à MRS Logística, que utiliza-o bastante pela movimetação de carga pela região.

·
Registered
2,783 Posts
Doido isso. A ligação final da linha E é intercalada com outra via férrea? Tipo, sempre imaginei que o final da linha E dava já na linha São Paulo - Rio.

Eu sinceramente acho a idéia um pouco péssima, pois esquecem que aquela mesma ferrovia pode ser usada futuramente.

Que nem em São Vicente, tiraram os trilhos da linha férrea que passava lá para fazer algo diferente lá, e se não me engano, se arrependeram.

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Doido isso. A ligação final da linha E é intercalada com outra via férrea? Tipo, sempre imaginei que o final da linha E dava já na linha São Paulo - Rio.
Não. A Linha E é a própria Linha Tronco da Rio-São Palo.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,812 Posts
Ideía idiota, i.becil, estúpida, desativar uma linha de trem operante e nao poluidor pra abrir uma avenida com ônibus bi articulados diesel, esse cara tem merda na cabeça.

será que nao passa pela cabeça dele que pra melhrar o transito seria melhor invstir no modernização do trem e incentivar o uso dele??

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
Ideía idiota, i.becil, estúpida, desativar uma linha de trem operante e nao poluidor pra abrir uma avenida com ônibus bi articulados diesel, esse cara tem merda na cabeça.

será que nao passa pela cabeça dele que pra melhrar o transito seria melhor invstir no modernização do trem e incentivar o uso dele??
Exatamente.

Este "urbanista" está tentando mostrar para a população uma "solução" equivocada.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
o cara bebeu mtó né? dando uma olhada no google earth deu pra ver q ja tem avenidas fazendo o percurso e também, terrenos vazios o suficiente para construir novas ligações rodoviarias sem meter a mao no trem.

É cada um viu!

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Cada idiotice que eu vejo... gente que não conhece a realidade das coisas... ê proposta estupida. Pode sossegar, caco, não vai pra frente não.

Eu sinceramente acho a idéia um pouco péssima, pois esquecem que aquela mesma ferrovia pode ser usada futuramente.

Que nem em São Vicente, tiraram os trilhos da linha férrea que passava lá para fazer algo diferente lá, e se não me engano, se arrependeram.
Não, em São Vicente ameaçaram tirar, mas não tiraram, porque os trens continuam passando. Aproveitaram so a faixa de dominio para construir umas faixas de avenida a mais. Esses trilhos podem ser aproveitados pro VLT da Baixada.

·
Registered
2,783 Posts
Não, em São Vicente ameaçaram tirar, mas não tiraram, porque os trens continuam passando. Aproveitaram so a faixa de dominio para construir umas faixas de avenida a mais. Esses trilhos podem ser aproveitados pro VLT da Baixada.
Mas não tinha um trilho que atravessava a imigrantes? Falaram tanto que tinham tirado e uma vez passei lá e vi que não tinha mais trilho... É perto de onde começa a imigrantes...

(ou tou viajando, como sempre? :nuts: )

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
^^ E' ele sim, mas ele esta la ainda!! Ontem mesmo um trem passou aqui perto de casa, eu vi ao chegar!! E se ele passou aqui, ele tem que ter passado la, não ha outro ramal de onde ele possa ter vindo. :eek:kay:

Acho que ali devia estar tão cheio de mato que vc não deve ter reparado ;)

·
cives totius mundi
5,002 Posts

Disse tudo ! Esse cara tem a mesma mentalidade dos burocratas dos anos 50 e acha que rasgar avenidas e enchê-las de carros vai solucionar o problema !!!
péssima notícia querer suprimir o transporte coletivo ferroviário com esta idéia !

·
4,575 Posts
Arquiteto ridículo!

Impressionante como o Brasil insiste em ir na contra mão de tudo!

Isso é resultado da inoperância da própria prefeitura em construir viadutos ou transposições sob a linha férrea (Em Mogi existe uma só se não me engano) dessa forma, o trem, vira "problema".

Sou mais o projeto de levar os trens até César de Souza.

E a Prefeitura que se vire com as passagens de níveis, cada mania de sociedade rodoviarista! :eek:hno:

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Discussion Starter · #18 ·
...Isso é resultado da inoperância da própria prefeitura em construir viadutos ou transposições sob a linha férrea (...) a Prefeitura que se vire com as passagens de níveis, cada mania de sociedade rodoviarista!
Exatamente.

Todo ano é a mesma coisa: " - Vamos construir um viaduto na passagem da Praça Sacadura Cabral e também um túnel da Campos Salles."

Mas ano vai, ano vem, nada é feito.

Se o município não tem dinheiro para arcar com isso sozinho (o que eu acho meio difícil), para que então servem os dois deputados estaduais e o deputado federal da cidade?

...Em Mogi existe uma só (transposição da linha férrea) se não me engano...
Na verdade são duas, uma SOBRE a linha férrea no Distrito de Brás Cubas, onde passa a Avenida Perimetral (Anel Viário); e outra no Shangai, esta SOB a linha férrea.

·
22°52'S 47°03'W
20,840 Posts
Não conheço Mogi das Cruzes, mas para mim é completamente :crazy: extinguir uma linha amplamente utilizada com mais de um propósito para satisfazer uma veleidade dessas.

Construir viadutos, passarelas e passagens subterrâneas para veículos e pedestres resolveria esse problema, não? Mas provavelmente querem imortalizar essa administração...

1 - 20 of 32 Posts