Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
Banned
Joined
·
5,848 Posts
Discussion Starter · #1 ·
uma boa iniciativa...

21.05.2008, António Garcias

Douro Alliance pretende criar mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento na região

As autarquias de Vila Real, Régua e Lamego assinaram ontem, na cidade da Régua, um protocolo de cooperação com o objectivo de consolidar o projecto denominado Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro, que, segundo os seus subscritores, visa transformar as três urbes num grande pólo urbano de desenvolvimento. Contam também com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), associações comerciais e industriais de Vila Real, do Peso da Régua e as associações empresariais de Lamego e a Nervir (Vila Real) para dotar com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento toda esta região.

Numa primeira fase, o gabinete técnico, entretanto criado, vai articular em rede as potencialidades dos três concelhos e elaborar os projectos que serão alvo de candidaturas ao programa de Cidades Polis XXI, no âmbito dos programas operacionais regionais. Possivelmente já em Outubro serão apresentados os primeiros projectos a candidatar.

A aposta do Douro Alliance passa por quatro áreas prioritárias, nomeadamente turismo, vinho, património e cultura, mas podem ainda ser desenvolvidos projectos na área da sustentabilidade, como a água, a eficiência energética ou a mobilidade.
Alguns dos projectos já anunciados pelos autarcas são uma carta de equipamentos culturais, uma rota do património do eixo, um observatório económico e social, a criação de um laboratório de ideias e projectos e uma plataforma intermodal na Régua.

Para explicar mais especificamente e a toda a população quais são os objectivos que estão na génese e que norteiam a criação deste pólo urbano de desenvolvimento, o gabinete técnico vai realizar, no dia 5 de Junho, na UTAD, o 1.º Fórum da Cidadania: Cidade do Douro, Cidade do Mundo, que será a primeira acção visível da rede Douro Alliance.

Os municípios de Vila Real, Régua e Lamego distam 30 quilómetros ligados pela A24 e possuem cerca de 100 mil habitantes, dos quais 67 mil se concentram nas zonas urbanas. Corresponde a 44 por cento da população da NUT III Douro a qual é constituída por um total de 19 municípios. A totalidade dos estudantes do ensino superior e a maioria dos estudantes do secundário estão concentrados neste núcleo territorial.

O Douro Alliance foi um dos cinco projectos apoiados pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano a nível nacional, com 100 mil euros, entre 26 candidaturas.
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
:applause:
 
1 - 5 of 5 Posts
Top