Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O intuito deste thread é criar uma espécie de biblioteca do SSC. Muitas vezes lemos algo interessante e bem relevante que gostaríamos de compartilhar com outros foristas, bem como pedir ajuda em certas questões. Além de criar uma base de fontes confiáveis, aqui permite-se uma interação maior entre entusiastas, acadêmicos e profissionais de qualquer área, justamente para elevarmos nosso senso crítico. :)

Qualquer um pode postar um livro, revista, tese ou dissertação sobre as áreas supracitadas, de relevância regional, nacional e/ou internacional.

Seria bom se alguém postasse uma publicação e desse uma opinião do mesmo, caso o tenha lido.

Bom, espero a colaboração de vocês! :D

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Inicio com a indicação de uma revista que a maioria aqui deve conhecer: a Projeto Design. O periódico já tem mais de 35 anos e reúne ótimas fotografias, notícias, artigos e opiniões sobre a produção arquitetônica/urbanística relevante no Brasil e no mundo. Cada revista custa R$ 20,00, mas é possível encontrar números antigos em sebos por um preço convidativo.

A ARCOWEB disponibilizou algumas versões recentes on-line, então aproveitem. :)

PROJETO Design
Arco Editorial

Website

Revistas on-line

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^
^^ Interessante, Viefe. Já tinha visto menção a esta revista em um thread, mas não me lembrava do nome. Cada projeto! Merece ser visto com calma.
Obrigado! :D

^^ Você cursa arquitetura aqui no Paraná, Mustaa? Esse livro sempre está na bibliografia básica dos cursos de arquitetura. Não é muito extenso, vou lê-lo (assim que terminar de ler outros, :D).

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Irei publicar uns livros interessantes sobre a arquitetura e urbanismo de Curitiba:

O Espelho e a Miragem - Ecletismo, Moradia e Modernidade na Curitiba do Início do Século XX
Marcelo Sutil

É um livro muito bom que mostra um pouco da transição entre a arquitetura colonial e o estilo eclético bem marcante na cidade, além de revelar alguns arquitetos importantes que praticamente eram desconhecidos pela maioria das pessoas. Mostra também muitas plantas de residências construídas nesse estilo.

Arquitetura do Movimento Moderno em Curitiba
Salvador Gnoato

Outro livro interessante, porém mostrando a transição entre o eclético/art-déco para o modernismo. Grandes obras curitibanas são exibidas.

A História do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba (1887/2000)
Travessa dos Editores

Uma história de um dos sistemas de transportes mais conhecidos do Brasil e do mundo. Com muitas fotos inéditas, mostra notícias da época sobre as etapas da implantação do BRT. Uma curiosidade que o livro revela é o uso do "Ligeirinho" em Nova York.

·
Registered
7,386 Posts
Inicio com a indicação de uma revista que a maioria aqui deve conhecer: a Projeto Design. O periódico já tem mais de 35 anos e reúne ótimas fotografias, notícias, artigos e opiniões sobre a produção arquitetônica/urbanística relevante no Brasil e no mundo. Cada revista custa R$ 20,00, mas é possível encontrar números antigos em sebos por um preço convidativo.

A ARCOWEB disponibilizou algumas versões recentes on-line, então aproveitem. :)

PROJETO Design
Arco Editorial

Website

Revistas on-line
é impressão minha ou essa revista tá mais xoxo esses dias?...
as edições mais antigas abordavam grandes obras e projetos de urbanismo, as edições mais recentes diminuiu esse aspecto e aumentou muito projeto de casinhas e obras menores...

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #10 ·
é impressão minha ou essa revista tá mais xoxo esses dias?...
as edições mais antigas abordavam grandes obras e projetos de urbanismo, as edições mais recentes diminuiu esse aspecto e aumentou muito projeto de casinhas e obras menores...
Eu não cheguei a ver as edições mais recentes, mas talvez isso pode ser consequência da saída do editor-chefe, Fernando Serapião. Justamente foi o urbanismo que me atraiu na revista.

Outra revista de nível semelhante é a aU.

http://revistaau.com.br/

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
^^ Eu tenho só uma, que comprei num sebo. :colgate:

Para quem gosta de visualizações arquitetônicas - architectural renderings - vai adorar o site da American Society of Architectural Illustrators (ASAI). A associação cria anualmente (desde 1986) uma revista com ótimas ilustrações de seus associados. É muito interessante notar a transição entre os desenhos à mão e os digitais.

Todas as edições estão disponíveis online.

www.asai.org

·
necropolitano
7,131 Posts
Irei publicar uns livros interessantes sobre a arquitetura e urbanismo de Curitiba:

O Espelho e a Miragem - Ecletismo, Moradia e Modernidade na Curitiba do Início do Século XX
Marcelo Sutil

É um livro muito bom que mostra um pouco da transição entre a arquitetura colonial e o estilo eclético bem marcante na cidade, além de revelar alguns arquitetos importantes que praticamente eram desconhecidos pela maioria das pessoas. Mostra também muitas plantas de residências construídas nesse estilo.

Arquitetura do Movimento Moderno em Curitiba
Salvador Gnoato

Outro livro interessante, porém mostrando a transição entre o eclético/art-déco para o modernismo. Grandes obras curitibanas são exibidas.

A História do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba (1887/2000)
Travessa dos Editores

Uma história de um dos sistemas de transportes mais conhecidos do Brasil e do mundo. Com muitas fotos inéditas, mostra notícias da época sobre as etapas da implantação do BRT. Uma curiosidade que o livro revela é o uso do "Ligeirinho" em Nova York.
Já li os dois primeiros livros! Sensacional a compilação histórica, principalmente no segundo livro. O movimento moderno em Curitiba é descrito de maneira muito bem fundamentada e agradável de se ler. A gente faz uma viagem por Curitiba quando lê! O Salvador, aliás, é meu professor!

·
necropolitano
7,131 Posts
^^ AU é perfeita, não vi revista de arquitetura melhor até agora. Pena ser tão cara, mas é tão exclusiva que nem acha para vender aqui na região...
Você acha cara? Eu tenho a assinatura, mas não pago. Ganhei num concurso da faculdade!

Particularmente prefiro a Projeto.

Mas a minha paixão mesmo é a Summa e a portuguesa Arqa! Tenho a assinatura das duas, e recomendo!

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Já li os dois primeiros livros! Sensacional a compilação histórica, principalmente no segundo livro. O movimento moderno em Curitiba é descrito de maneira muito bem fundamentada e agradável de se ler. A gente faz uma viagem por Curitiba quando lê! O Salvador, aliás, é meu professor!
Não li os dois livros integralmente, mas valem muito a pena! Aliás, a capa do livro de Gnoato mostra a casa projetada por Frederico Kirchgässner, SNME. Não sei se é a mesma que a população da época recomendou um telhadista, pois ela só tinha laje, haha!

Veja como ela está agora, vandalizada: http://www.circulandoporcuritiba.com.br/2012/05/pichada-primeira-casa-modernista-de.html

Que legal que ele é seu professor! Ele dá aula na UTFPR também?

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Você acha cara? Eu tenho a assinatura, mas não pago. Ganhei num concurso da faculdade!

Particularmente prefiro a Projeto.

Mas a minha paixão mesmo é a Summa e a portuguesa Arqa! Tenho a assinatura das duas, e recomendo!
Para profissionais a acadêmicos o valor é compatível, mas, para entusiastas, acho que é um valor alto.

Como só li uma aU, também prefiro a Projeto (tem uma variedade de assuntos, como design gráfico, de mobiliário, etc.)

Já não conheço essa duas últimas. Pelo visto não são tão fáceis de encontrar, hehe!

·
Registered
5,168 Posts
Discussion Starter · #20 ·
1 - 20 of 25 Posts