SkyscraperCity banner
1 - 20 of 49 Posts

·
Rio de Janeiro
31,234 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Caros foristas,

Esses threads de bairros e municípios me chamaram a atenção para um detalhe. Há bairros decadentes, mas que podem ser revitalizados; outros estão simplesmente estagnados o tempo, mas que também podem "bombar".

Sua sua opinião, quais os bairros da sua cidade que têm potencial para desenvolverem-se a curto, a médio ou a longo prazo ? :)

·
Rio de Janeiro
31,234 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Vou começar pelo RIO:

Creio que bairros como Del Castilho, Cachambi, Méier e São Cristóvão na Zona Norte são bairros que poderão crescer em muito. Apesar de JÁ consolidadados, muitas casas antigas serão demolidas e darão espaço a residenciais modernos na minha opinião. :)
.
Bairros como Jacarepaguá e Campo Grande na Zona Oeste também têm potencial. É bem verdade que ambos também estão consolidados, mas ainda HÁ espaços para a expansão. :)
.
Santa Cruz é uma incógnita, pois apesar de ter uma zona industrial forte, o bairro é cercado de favelas, além disso, a IPHAN acabou "engessando" o bairro, pois há vários monumentos e casarões tombados desde a época do Império :)

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Acho que os bairros Jardim Botanico e Partenon.

Jardim Botanico ja tem areas bem valorizadas, e cada dia esta melhor, o partenon ainda é um bairro meio pobre, muitas favelas e tudo mais, mas acabaram de fazer um condominio com centenas de casas, cada uma custa mais de 1 milhão de reais.

No lado, vão criar aquele projeto que postaram recentemente, o Central Park, vai valorizar muito o bairro.

Bairro Floresta/Navegantes tambem esta valorizando bem, quando o Shopping Floresta ficar pronto...
Mas ja é um bairro antigo, e perto do centro, mas ja estão reformando e derrubando muitos prédios na benjamin, que ja foi uma av bem degradada, e bairro a dentro tambem tem muitas obras e reformas.

·
Registered
1,123 Posts
No Rio de Janeiro:
A curto e a médio prazo a Barra da Tijuca ainda tem espaço para crescer, porém em um prazo mais longo, a tendência é esse crescimento se tornar estacionário, o bairro já não apresenta tantos terrenos disponíveis e por ser um bairro relativamente novo (30 anos) vai demorar um certo tempo até que novas urbanizações sejam feitas. Ainda pela Z.Oeste acredito que Freguesia e algumas outras partes de Jacarepaguá ainda tem grande potencial de crescimento, bem como Campo Grande em função das empresas que vem se instalando no bairro nos últimos anos, além do bairro possuir muitos terrenos para futuras construções.
Na Z.Sul a falta de terrenos disponíveis, parece mostrar que já é uma área com crescimento estacionário, os poucos lançamentos se resumem em destruição dos antigos para reconstrução de empreendimentos modernos.
A Z.Norte, apesar de não conhecer a fundo os bairros por lá posso dizer que em termos visuais, Del Castilho e Cachambi são os bairros que mais tem recebido lançamentos, isso é justificado pelo fato da região ter um forte apelo comercial em função de dois grandes shoppings muito próximos (Nova América e Norte Shopping).
A região Central e Portuária é uma grande incognita pra mim, apesar dos lançamentos no Centro, o que mais vejo são especulações, especialmente na região portuária.

·
Rio de Janeiro
31,234 Posts
Discussion Starter · #5 ·
A região Central e Portuária é uma grande incognita pra mim, apesar dos lançamentos no Centro, o que mais vejo são especulações, especialmente na região portuária.
^^ Bem, muito se fala em REVITALIZAÇÃO daquela área (Saúde, Gamboa e Santo Cristo), mas não consigo ENXERGAR alguma boa vontade que isso ocorra naqueles bairros.
.
O Catumbi é outra bairro central que também está estagnado e não vejo perspectivas.
.
A Ilha do Governador que outrora já fora "a rainha da cocada preta", hoje a violência tem sido um grande empecilho para que o bairro volte as suas "raízes".
.
São Cristóvão - que tem fama de ser um bairro Imperial - dá sinais de melhoras com lançamentos, mas ainda está LONGE de uma excelente revitalização.
.
Santa Teresa, um bairro também tradicional está "agonizando" devido a tantos casos de violência.
.
Na Zona da Leopoldina, parece que só a Vila da Penha e a Vila Kosmos se destacam entre os demais bairros Leopoldinenses com lançamentos de imóveis.
.
Na Zona Sul, vejo o Catete ressurgindo como a Ave Fênix com bons lançamentos de imóveis.
.
Na área Barra/Recreio, é onde se concentram os maiores lançamentos seguidos por Jacarepaguá. É claro que ainda HÁ bastante espaço para construções, visto que a Barra é do tamanho ou maior que toda a Zona Sul.

:cheers:

·
.
13,730 Posts
Aqui em Goiânia os bairros que estão estagnados são Oeste, Bueno, Centro e Aeroporto.

Os que tendem a se desenvolver em curto período são Jardim Goiás, Eldorado, Marista e Alto da Gloria.

Os que tendem a se desenvolver em médio período são Parque Amazônia, Capuava, Vila Maria Inês.

E os que certamente vão se desenvolver, mas com um período maior é o Urias Magalhães, Fama, Cidade Jardim e Jaó.

·
Registered
1,123 Posts
No geral a região Central anda bem estagnada.
Eu tb não vejo grandes perspectivas para Sta Tereza.
Catumbi, Estácio e adjacências parece que foram esquecidos.
Talvez os únicos esforços se concentrem mesmo, no Centro Financeiro, lá sim os lançamentos estão ocorrendo de forma gradativa mas acontecendo.

Com relação a Barra os terrenos disponíveis estão em número bem reduzido, antes o crescimento era no sentido praia. Agora os lançamentos vem ocorrendo mais para o "interior" do bairro, com o Peninsula e os centros comerciais novos.
No Recreio, apesar dos diversos terrenos disponíveis, especialmente pós Recreio Shopping, há mt tempo venho observando um certo esquecimento da região. Não vejo mudanças significativas nessa área pós Recreio Shopping, desde que me conheço por gente passo por ali e nada muda, talvez a última construção relevante por lá foi o Wet´n Wild que não foi pra frente. Porém nos terrenos antes do Recreio Shopping, existem vários lançamentos.

·
Rio de Janeiro
31,234 Posts
Discussion Starter · #8 ·
No geral a região Central anda bem estagnada.
Eu tb não vejo grandes perspectivas para Sta Tereza.
Catumbi, Estácio e adjacências parece que foram esquecidos.
Talvez os únicos esforços se concentrem mesmo, no Centro Financeiro, lá sim os lançamentos estão ocorrendo de forma gradativa mas acontecendo.

Com relação a Barra os terrenos disponíveis estão em número bem reduzido, antes o crescimento era no sentido praia. Agora os lançamentos vem ocorrendo mais para o "interior" do bairro, com o Peninsula e os centros comerciais novos.
No Recreio, apesar dos diversos terrenos disponíveis, especialmente pós Recreio Shopping, há mt tempo venho observando um certo esquecimento da região. Não vejo mudanças significativas nessa área pós Recreio Shopping, desde que me conheço por gente passo por ali e nada muda, talvez a última construção relevante por lá foi o Wet´n Wild que não foi pra frente. Porém nos terrenos antes do Recreio Shopping, existem vários lançamentos.
^^ Rapaz, gosto muito de suas postagens, pois são bem sensatas. Com relação ao PÓS Recreio, parece tratar-se de outro bairro de subúrbio, pois tudo muda mesmo. É muito feio e não vejo perspectivas a curto prazo :)

Vlw :eek:kay:

·
Registered
2,944 Posts
Em Salvador o bairro do Comércio que está sendo revitalizado, e toda a Cidade Baixa que está começado a receber alguns empreendimentos, o Cabula com a contrução do Horto Bela Vista, que trata-se de um novo bairro de classe média alta, com Shopping centro empresarial, hótel e 18 torres residenciaise a Gamboa de Cima, um bairro residencial, central que estava estagnado e onde agora estão sendo construindos um hotel e alguns residencias.

·
GaLo SeMpRe!
1,864 Posts
Em BH acho que o Buritis tem ainda algum potêncial e Engenho Nogueira.

No Engenho Nogueira já estão começando alguns empreendimentos, mas acho que com a instalação do BH-tec a região cresça bastante.

Curiosidade: Nesse bairro fica a sede a Usiminas.

Praça em frete a sede.

·
Rio de Janeiro
31,234 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Em BH acho que o Buritis tem ainda algum potêncial e Engenho Nogueira.

No Engenho Nogueira já estão começando alguns empreendimentos, mas acho que com a instalação do BH-tec a região cresça bastante.

Curiosidade: Nesse bairro fica a sede a Usiminas.

Praça em frete a sede.

^^ Parece ser um bom bairro para se viver, em que Zona fica: Norte?

·
¬¬
11,386 Posts
BELO HORIZONTE
Também o entorno da Cidade Administrativa do Governo do estado (regional Venda Nova [Norte] sentido Aeroporto Internacional).

Considerando a região metropolitana, o município de Lagoa Santa é o mais promissor, com a criação de vários condomínios. Também em função do crescimento nas atividades do Aeroporto Internacional (em seu território), do Distrito Industrial no aeroporto, a proximidade da Cidade Administrativa, a Faculdade de Ciências Médicas e a transferência das atividades do CIAAR-Pampulha (FAB) para a área pertencente ao PAMA-LS. A especulação imobiliária aqui é absurda.

·
Registered
2,673 Posts
Aqui no RECIFE,

pelo que percebo, estão cada vez mais escassos e caros os terrenos nos bairros nobres. Bairros como a Imbiribeira, Jardim São Paulo, Tejipió, Encruzilhada, Varzea, Barro, Caxangá, Torreão, entre outros vem se destacando como novas fronteiras imobiliárias da cidade. São bairros que durante muito tempo foram esquecidos, mas que hoje voltaram a crescer graças a proximidade de grandes vias, centros universitários, etc.

·
Registered
1,123 Posts
^^ Rapaz, gosto muito de suas postagens, pois são bem sensatas. Com relação ao PÓS Recreio, parece tratar-se de outro bairro de subúrbio, pois tudo muda mesmo. É muito feio e não vejo perspectivas a curto prazo :)

Vlw :eek:kay:
Cara, lá está tão esquecido que quando pensaram em ampliar a Av. das Américas lá pelos inicios da década de 90, ninguém teve a ideia de amplia-la para aqueles lados e até hoje a Av das Américas continua mão dupla por lá, ou seja uma Avenida que tem 6 pistas virá uma avenida de mão dupla "do nada".

Consegui achar algumas fotos que demonstram o contraste:

1-Primeiro o Recreio Shopping e no fundo um prédio residencial, relativamente novo.

2-A poucos metros dali, kd a cidade? Avenidas largas? Urbanismo?

·
Rio de Janeiro
31,234 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Cara, lá está tão esquecido que quando pensaram em ampliar a Av. das Américas lá pelos inicios da década de 90, ninguém teve a ideia de amplia-la para aqueles lados e até hoje a Av das Américas continua mão dupla por lá, ou seja uma Avenida que tem 6 pistas virá uma avenida de mão dupla "do nada".

Consegui achar algumas fotos que demonstram o contraste:

1-Primeiro o Recreio Shopping e no fundo um prédio residencial, relativamente novo.

2-A poucos metros dali, kd a cidade? Avenidas largas? Urbanismo?

^^ Isso mesmo, até o Recreio Shopping vai bem, depois aff....
.
O tal tunel da Grota Funda ligaria a Ilha de Guaratiba ao Recreio. Pelo que sei, o tunel sairia no Recreio Shopp. Se isso é real, aquela área depois do Recreio vai continuar esquecida. Que eu lembro, só a loja Amoedo como destaque por aquelas bandas :eek:hno:

·
Banned
158 Posts
^^ Isso mesmo, até o Recreio Shopping vai bem, depois aff....
.
O tal tunel da Grota Funda ligaria a Ilha de Guaratiba ao Recreio. Pelo que sei, o tunel sairia no Recreio Shopp. Se isso é real, aquela área depois do Recreio vai continuar esquecida. Que eu lembro, só a loja Amoedo como destaque por aquelas bandas :eek:hno:
Tá otimo do jeito que está, esse lado pos recreio shooping creio que daqui a uns 5 anos essa região esteje sofrendo o efeito Barra da tijuca pois a barra não vai ter pra onde mais crescer então vão querer construir no recreio que não é suburbio quem derá se todos os suburbios do brasil fossem igual ao recreio dos Bandeirantes.!
que maravilha:lol:

·
Banned
158 Posts
O Recreio é novissimo ainda não foi descoberto por inteiro lá se respira tranquilidade seus moradores por incrivel que pareça já se contentam com esgoto asfalto luz transporte e agua no mais tha otimo eles querem mais é que continuem desse jeito pra mim nada melhor do que tomar banho no Pontal ou em Grumari Maravilhoso.!

·
Registered
1,123 Posts
Tá otimo do jeito que está, esse lado pos recreio shooping creio que daqui a uns 5 anos essa região esteje sofrendo o efeito Barra da tijuca pois a barra não vai ter pra onde mais crescer então vão querer construir no recreio que não é suburbio quem derá se todos os suburbios do brasil fossem igual ao recreio dos Bandeirantes.!
que maravilha:lol:
A situação pós recreio shopping é triste, nem ampliação da Av. das Américas fizeram, e como disse anteriormente já moro na Barra a 22 anos e meio sendo que tenho 23 anos, desde então aquela região continua intacta não houve nenhuma mudança em termos urbanísticos.
Com relação a Barra a tendência é o bairro se expandir em direção a Jacarepagua (note: Penisula, Vila Pan-Americana, Cidade Jardim e etc...), ainda vai demorar um certo tempo até que a região entre Vargem Grande e o final do Recreio se desenvolva. Apesar de Vargem Grande já ter alguns loteamentos para condomínios de casa.

·
Registered
9,478 Posts
A curto prazo em Joinville cito a região do Santo Antônio/Bom Retiro, por conta das universidades e comércio se desenvolvendo por ali. A médio prazo os da zona sul. E a longo prazo alguns da zona sul, mas principalmente o Vila Nova, na zona oeste da cidade.

E claro, os bairros em torno do centro sempre irão se desenvolver até saturar...

·
Registered
15,801 Posts
Imbituba inteira vai se desenvolver. Não é megalomania, eu mesmo sou muito cético a cerca da cidade, mas o que eu to vendo nessa cidade, desde a licitação dos novos terminais do Porto, é uma cidade se preparando e recebendo muitos investimentos.

A curto prazo, o Centro e Nova Brasília (com sua área industrial, além da ZPE).

A médio e longo prazo, Vila Nova, distrito vizinho com mansões e casas simples, e Divinéia, um dos bairros mais problemáticos da cidade.

Problemáticos mesmo, Imbituba pelo porto, tá se saindo pior que a encomenda. Nunca vi uma cidade de 30k tão violenta...

1 - 20 of 49 Posts