SkyscraperCity banner
1 - 20 of 199 Posts

·
A estação do "rock".
2,973 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Renda mensal varia mais de 2.000% entre os bairros de BH
Dados do Censo revelam que famílias que moram em bairros nobres da capital mineira ganham 24 vezes a mais que as moradoras de bairros populares

A desigualdade salarial entre domicílios de bairros de Belo Horizonte varia mais de 2.000%, de acordo com dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que famílias que moram em bairros nobres da capital mineira ganham 24 vezes a mais que as moradoras de bairros populares.

"A pesquisa revela que em bairros da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a renda mensal média chega a R$ 15 mil por residência. Enquanto que a renda mensal de moradores de bairros populares não ultrapassa R$ 710. Os bairros com os maiores valores pesquisados foram: Belvedere (R$ 15 mil), Mangabeiras (13 mil), São Bento (12 mil) e Lourdes (9.500). Já os bairros com os menores valores em renda mensal foram: Distrito Industrial do Jatobá (R$613), Vila Batik( 665), Boa União 2ª seção (R$ 670), Vila Real 2ª Seção (R$ 710) e Vila da Luz (R$710). "

Renda per capita
Dados do Censo 2010 também mostram que os 10% mais ricos no país têm renda média mensal 39 vezes maior que a dos 10% mais pobres. Ou seja, um brasileiro que está na faixa mais pobre da população teria que reunir tudo o que ganha (R$ 137,06) durante três anos e três meses para chegar à renda média mensal de um integrante do grupo mais rico (R$ 5.345,22).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os 10% mais pobres ganhavam apenas 1,1% do total de rendimentos. Já os 10% mais ricos ficaram com 44,5% do total. Outro recorte revela o rendimento médio no grupo do 1% mais rico: R$ 16.560,92. Os dados valem para a população de 101,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade e algum tipo de rendimento em 2010. A renda média mensal apurada foi de R$ 1.202. Levando-se em conta os habitantes de todas as idades, o IBGE calculou a renda média mensal per capita de R$ 668. O Censo indica, porém, que metade da população recebia até R$ 375 por mês, valor inferior ao salário mínimo oficial em 2010 (R$ 510). (Com Agência Estado)

http://www.em.com.br/app/noticia/ec...varia-mais-de-2-000-entre-bairros-de-bh.shtml

Poste aqui os dados da sua cidade.

·
Registered
9,374 Posts
Interessante. Pelo que conheço de BH, apostaria que a renda dos moradores do Mangabeiras seria maior... talvez seja por conta da minha leve implicância com o Belvedere. Gostaria de ver a renda do do bairro que minha irmã mora em BH e o dos outros da região para ter uma noção...

·
Registered
208 Posts
Ou você passa boa parte da tua vida juntando dinheiro para morar nessas regiões quando estiver velho, ou conte com alguma herança, porque de um salário de 10 - 15 mil reais numa grande cidade sobra muito pouco. Isso eu digo pensando só em mim, porque se for considerar como renda familiar então...

Mas pra mim, essas pessoas ganham mais. Essa daí deve ser a renda declarada a Receita kkkkkkkkkkkkk.
Imagine que uma pessoa ganhe em média dos seus 30 aos 50 anos, 10 mil reais por mês, e que disso sobre 5 mil (valor proporcionalmente alto de economia). Em vinte anos, se ele conseguir um investimento que pelo menos cubra a inflação, ele terá economizado um milhão e duzentos mil. Na região onde moro aqui no interior isso compra um casa num condomínio de um bom padrão mas não consegue cobrir os preços dos condomínios/bairros top. Se pensarmos em Rio e São Paulo, um milhão e duzentos nunca vai comprar um imóvel nos lugares mais sofisticados dessas cidades.

·
Feira da Fruta
9,786 Posts
Ou você passa boa parte da tua vida juntando dinheiro para morar nessas regiões quando estiver velho, ou conte com alguma herança, porque de um salário de 10 - 15 mil reais numa grande cidade sobra muito pouco. Isso eu digo pensando só em mim, porque se for considerar como renda familiar então...

Mas pra mim, essas pessoas ganham mais. Essa daí deve ser a renda declarada a Receita kkkkkkkkkkkkk.
Imagine que uma pessoa ganhe em média dos seus 30 aos 50 anos, 10 mil reais por mês, e que disso sobre 5 mil (valor proporcionalmente alto de economia). Em vinte anos, se ele conseguir um investimento que pelo menos cubra a inflação, ele terá economizado um milhão e duzentos mil. Na região onde moro aqui no interior isso compra um casa num condomínio de um bom padrão mas não consegue cobrir os preços dos condomínios/bairros top. Se pensarmos em Rio e São Paulo, um milhão e duzentos nunca vai comprar um imóvel nos lugares mais sofisticados dessas cidades.
10 mil reais por mês é valor do condomínio de algum desses prédios. Estou achando essa renda muito baixa tb.

Quem ganha hj 15 mil não consegue manter o padrão de vida desses bairros citados e também de nenhuma grande cidade brasileira.

·
A estação do "rock".
2,973 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
Não sabia que a diferença entre Ilha do Boi e Ilha do Frade era tão grande.

Quanto à análise que vocês fizeram, lembro que é renda média. Numa mesma família, o patriacra pode ganhar 50 mil, a esposa dele 5 mil, e um filho 5 mil. A renda da família será 60 mil, mas a média por morador 20 mil (três pessoas). Então, ninguém mora sozinho nesses lugares com um salário de 5 mil, ou 10, que seja, mas muitas vezes pela renda da família.

E, particularmene, como ocorre em BH, num desses bairros citados na pesquisa você pode ter um imóvel de 15 milhões, mas também um apartamento pequeno e mais velho de 800 mil, num prédio com vinte andares e quatro por andar. Claro que haverá uma grande diferença entre a renda mais alta e a mais baixa, e isso, óbvio, afeta a renda média, que cai.

Também existe o abismo, muitas vezes, entre o que se ganha e o que se declara.

·
sul-mato-grossense
4,261 Posts
Charles, estão confusos estes dados da notícia que você postou. Seriam valores da média mensal dos domicílios de um bairro dividido pelo número de moradores do bairro?
Uma das tabelas que o SIDRA disponibiliza, possui a renda média domiciliar dos bairros (os valores postados pelo Marreco por exemplo são desta tabela). Esse valor é conseguido através da soma da renda total de todos os domicílios do bairro e dividido pelo número de domicílios.

Fiz este ranking com os dados do SIDRA, referentes a TODOS os bairros, subdistritos e distritos cadastrados no Censo 2010. Não peguei só os bairros, pois em São Paulo por exemplo, os dados estão divididos em distritos. Já em Goiânia por exemplo, a divisão é em subdistritos.

*Agora a tabela já com os 200.

Fonte: IBGE - Censo 2010

** Acho que Brasília-Brasília deve se referir ao plano piloto.

·
Registered
9,270 Posts
TODOS os bairros, subdistritos e distritos cadastrados no Censo 2010.

impressionante a rendam média da Ponta Negra, um dos bairros mais ricos do Brasil. Só aparecen dois bairros do norte e o Aleixo é surpreendentemente o segundo bairro mais rico do norte (na frente do Adrianópolis)

·
Pé vermelho
917 Posts
Bem que eu vi uma enorme diferença entre o Bela Suíça que postei antes e os bairros de Vitoria que o colega postou depois. É que os critérios são diferentes. Na tabela trazida pelo rodrigo.rod.digo, o Bela Suíça aparece com R$ 15.823,43.
Outra coisa é que mais importante que a renda dos bairros mais ricos é a distribuição de renda da cidade. Nada adianta ter uns bairros ricos se boa parte da população estiver em favelas.

·
Registered
6,914 Posts
Em Londrina, o Jardim Bela Suíça às margens do lago Igapó, com R$ 5.346,06 de renda per capita mensal é o bairro de maior renda do Paraná.
Bem que eu vi uma enorme diferença entre o Bela Suíça que postei antes e os bairros de Vitoria que o colega postou depois. É que os critérios são diferentes. Na tabela trazida pelo rodrigo.rod.digo, o Bela Suíça aparece com R$ 15.823,43.
estranhei No Bela Suiça só moram familias riquissimas o valor ser R$ 5.346,06

acho que o valor da tabela condiz com a realidade do bairro.

·
ca RIO ca
27,025 Posts
Ponta Negra (Manaus) 8° em rendimento mensal do Brasil

*Fiz a tabela com os 100 primeiros, mas peguei os dados dos 400 primeiros colocados. Se quiserem posso postar depois estes também.
O IBGE não exporta automaticamente uma quantidade maior que 400.

** Acho que Brasília-Brasília deve se referir ao plano piloto.
Bairro: Ponta Negra (zona oeste)

Foto: Chico Batata

Foto: Antônio Cardoso

Foto: Adriel Medeiros

Fonte: Portal em Tempo

·
A estação do "rock".
2,973 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Não sei exatamente como foi realizada a pesquisa que postei, mas apenas dados sobre o texto. Então, sobre os novos dados que vocês postaram, em BH ficaria assim:

1) Belvedere;
2) Mangabeiras;
3) Comiteco (que não deixa de ser Mangaberias);
4) São Bento;
5) Lourdes;
6) Luxemburgo;
7) Santa Lúcia;
8) Funcionários;
9) Savassi;
10) Sion;
11) Santo Agostinho;
12) São Luís.

Podem escrever que vai dar polêmica.

·
Banned
6,736 Posts

Faltou as inúmeras mansões nas fotos do bairro Ponta Negra em Manaus, Manauaras. :D

·
Tudo pela Amazônia !
21,017 Posts

Ponta Negra, bairro soberbo da Amazônia !!! :master::master::master::master::master::master:

1 - 20 of 199 Posts