SkyscraperCity Forum banner

Segunda cidade do Centro de Portugal

Qual a segunda cidade do Centro de Portugal?

5018 Views 36 Replies 16 Participants Last post by  Barragon
Um tópico para se analisar a hierarquia do sistema urbano das Beiras, no qual a cidade no segundo posto poderá ser discutível.
Aveiro, Leiria ou Viseu serão as opções evidentes para a segunda cidade de maior importância no Centro de Portugal.

Por dimensão das três cidades temos, por margens de diferença pequenas:
1. Aveiro
2. Leiria
3. Viseu

Mas já pelo dimensão populacional municipal das três tudo se altera:
1. Leiria
2. Viseu
3. Aveiro

Há no entanto a ter em consideração outros factores, tais como serviços, atractividade, produção de riqueza, etc

Qual a vossa opinião?
See less See more
1 - 20 of 37 Posts
Aveiro

Leiria

Viseu
See less See more
3
A foto de Leiria :drool:
É muito complicado...as 3 têm CCs, Aveiro tem mais turismo e industria pelo que me parece...

Vou ter de pensar melhor, mas acho que nenhuma se destaca particularmente...
São 3 cidades bem tratadas. Ao contrário de outras..........tua.
Com esta votação deveria ser qual a cidade
em melhores condições no centro de Portugal.

Só isso faz sentido.
:hilarious

Deixa-te de merdas agora aqui também, trata-te.
A única das três exemplar na recuperação do seu pequeno centro histórico é Viseu.

Em questão de recuperação urbana, Leiria e Aveiro têm trabalho a fazer, tal como Coimbra.
E Leiria e Aveiro têm a somar mesmo os bairros mais recentes, desde simples pavimento em condições das suas ruas, que até nas freguesias rurais e periurbanas aqui no concelho se encontram em melhor estado.
See less See more
Apesar de ser difícil entre as três, a minha escolha recai para Aveiro.

Apesar de ser menor no município, a cidade acaba por ser mais compacta das três o que lhe dá a real aparência de maior dimensão. Aveiro é a mais visitada, tem mais indústria na sua região e mais-valias como a universidade, nó ferroviário, etc quando Leiria e Viseu não.

Leiria ganharia pela dimensão municipal e industrial também forte, Viseu pela requalificação que tem no seu centro histórico.
See less See more
Não conheço Leiria e Viseu, não posso opinar :lol:
De que serve um CH maior se metade tem ar de ter passado por uma guerra recente..

Enfim, talvez Guarda, Viseu e Aveiro entre as que estão em melhor forma..

Castelo Branco tem o melhor parque habitacional.

A Covilhã a melhor envolvente.

Leiria, as melhores praias.

E Coimbra as melhores tags.
See less See more
:lol:
Tem metade tem.

Tem melhor envolvente para ti que és de lá do meio dos calhaus e neves. Para apancadado, apancadado e meio.
O senso comum dirá que a melhor envolvente terá a Figueira da Foz ou Aveiro.
Figueira da Foz com extensa baía, praias, serra, rio e mar. Aveiro pela ria, canais e a costa a dois passos, bem mais próxima que Leiria.
See less See more
A melhor universidade.
Se lá fores hoje em dia vais perceber que a presença dos tags é mais forte, há muitas zonas em que não vês a universidade mas estás rodeado de assinaturas e declarações e pinturas de bêbados..
Na minha opinião,
O TOP10 na hierarquia urbana do Centro de Portugal

1. Coimbra
2. Aveiro
3. Leiria
4. Viseu
5. Figueira da Foz
6. Castelo Branco
7. Covilhã
8. Guarda
9. Tomar
10. Águeda
See less See more
Se lá fores hoje em dia vais perceber que a presença dos tags é mais forte, há muitas zonas em que não vês a universidade mas estás rodeado de assinaturas e declarações e pinturas de bêbados..
:hilarious

Não te esqueças da medicação hoje. Xixi e cama.
Falta Coimbra na votação! :troll:

Aveiro pela universidade e área de influencia parece superar ligeiramente Leiria. Mas estão todas muito próximas.

P.S. :troll: agora mas dentro de 20 anos pode ser mesmo a segunda, se não avançar o aeroporto em Coimbra
A segunda cidade mais importante do centro de Portugal e Coimbra :D

Haha

Nao conheco Leiria, nao posso saber, mas talvez seja Aveiro, acho eu.
Penso que Leiria a médio prazo caso as tendencias actuais se prolonguem vai ser a cidade mais importante do centro, principalmente a nível demográfico e económico
Na minha opinião,
O TOP10 na hierarquia urbana do Centro de Portugal

1. Coimbra
2. Aveiro
3. Leiria
4. Viseu
5. Figueira da Foz
6. Castelo Branco
7. Covilhã
8. Guarda
9. Tomar
10. Águeda

Aqui o critério é a hierarquia de cidades e não municípios, correcto?

Nesse caso, Aveiro parece ocupar o estatuto de segunda cidade do Centro.

Em relação a esse ranking, referes-te ao Centro com a actual configuração territorial, englobando 100 municípios (NUTSII)? Julgo que sim, caso contrário não terias posto Tomar. Mas nesse caso, obrigatoriamente devem constar no top 10 as cidades de Caldas da Rainha e Torres Vedras!
See less See more
1 - 20 of 37 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.