SkyscraperCity banner

Qual a vossa ponte preferida?

• Ponte 25 de Abril

Votes: 22 75.9%
  • Ponte Vasco da Gama

Votes: 7 24.1%
1 - 20 of 102 Posts

·
Registered
8,872 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Lembrei-me de fazer um theard das pontes de Lisboa.
Este theard consiste para eu saber qual das pontes de Lisboa as pessoas gostam mais. Primeiro meto o poll e depois meto algumas fotos da net e a maioria tirei eu com a maquina. Espero que todos votem e que gostem das fotografias, algumas das fotos já são antigas... :)

Ponte 25 de Abril.
A primeira ponte a atravessar o rio tejo na zona de Lisboa, uma das pontes mais famosas do Mundo por ser muito parecida á Golden Gate.
A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, das quais se destacam o Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar.
Logo a seguir á revolução de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril. O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, actualmente, a perto de onze milhões de euros. A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo. Faz este ano 40 anos desde que a ponte foi construída.
Desde a construção da ponte 25 de Abril, pode ouvir-se constantemente o barulho dos carros a passar no tabuleiro.

Ponte Vasco da Gama
A ponte Vasco da Gama é das maiores pontes da Europa com um comprimento de 17.2 km, 10 dos quais sobre o Rio Tejo. A Ponte Vasco da Gama é a mais recente ponte sobre o Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando o Montijo e Alcochete a Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Inaugurada a 4 de Abril de 1998 Foi construída a fim de constituir uma alternativa à ponte 25 de Abril para o trânsito que circula entre o norte e o sul do país na zona da capital portuguesa, mas apesar de ter desviado uma parte significativa do trânsito que não necessitava de passar pelo centro de Lisboa, rapidamente se tornou clara a necessidade de uma terceira travessia do rio Tejo, mais para oeste.

Fonte: Wikipédia

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
As fotos estão 1 cadito grandes, sim, mas nao faz mal. O thread está bastante bem feito, completo em fotos e informação. Estás de parabéns!!:eek:kay:

...quanto à pergunta em si... gosto muito de ambas, mas a minha predilecta continua a ser, by far, a 25 de Abril!!:drool:

·
Registered
8,872 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Obrigado!! Mas amanha vou ao photoshop mudar o tamanho, eu ate mudei o tamanho no principio mas nao sei o que se passou elas ficaram assim...

·
Banned
2,618 Posts
Eu voto na Ponte Oliveira Salazar

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
:lol: eheehehehehehehehehehehehehe

:hilarious :hilarious :hilarious :hilarious :hilarious

o portugues tem razao sabem.. a ponte foi construida pelo oliveira salazar.. e la por ele ter sido uma besta quadrada.. e ter havido o 25 de abril que pos fim à sua "bestialidade"... nao deviam mudar o nome da ponte, que ele mesmo construiu.. afinal.. foi uma das coisas boas que ele fez

·
30,728 Posts
Portugues said:
Eu voto na Ponte Oliveira Salazar
Eu prefiro a 25 de Abril de 1974.;)

·
Registered
8,872 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Sim, mas o 25 de Abril tambem foi uma coisa boa e eles quiseram meter o nome da data da revoluçao em vez do da do ditador. Mas ponte Oliveira Salazar tambem nao ficava mal... :D:D

·
Banned
2,618 Posts
Sabe caro Daniel, o Dr Oliveira Salazar ofuscou durante largos anos uma comunidade de figuras, agora ditas de proa (até recebem medalhas, veja só!?), que há primeira oportunidade, após terem "usurpado" o poder ao velho "cénil", quiseram logo apagar traços da governação do homem. Ainda me pergunto porque não há em Lisboa uma ponte Mario Soares...

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
eu nao gosto do salazar.. nem acho que ele foi bom pra portugal obviamente.. mas acho que a ponte se deveria chamar oliveira salazar sim. foi esse o seu nome de inauguraçao.. nao tinha nada que ser mudado... se bem que o nome "25 de abril" eh mais "atractivo" foneticamente.. mas isso já sao contas doutro rosário

·
30,728 Posts
Daniel_Portugal said:
eu nao gosto do salazar.. nem acho que ele foi bom pra portugal obviamente.. mas acho que a ponte se deveria chamar oliveira salazar sim. foi esse o seu nome de inauguraçao.. nao tinha nada que ser mudado... se bem que o nome "25 de abril" eh mais "atractivo" foneticamente.. mas isso já sao contas doutro rosário
Confesso que também não percebi bem. Mas talvez seja por estarmos descontextualizados na epoca do 25 de Abril; procurou-se mudar os principais simbolos do Estado Novo.

·
Registered
52,552 Posts
é dificil escolher uma porque ambas são diferentes contudo a 25 de Abril é um marco insuperavel na vida e historia desta cidade e adoro a cor dela, escolho a 25 de Abril.

·
Registered
21,083 Posts
A Ponte 25 de Abril. Continua moderna e imponente e tem sempre aquele valor histórico/simbólico..

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
acho tremendamente injusto pa vasco da gama estar a perder por 7/1.. quando no fundo so está um furinho a baixo do gosto de cada um...

mais vale criar um thread com uma poll.. para cada uma delas.. de 1 a 10... e depois fazer a media da pontuaçao de cada uma! se me dão licença.. é isso que eu vou fazer :D

mas no cafe!

·
30,728 Posts
Não é preciso ser no café.;)

1 - 20 of 102 Posts