SkyscraperCity Forum banner

Qual o maior túnel de metrô?

5693 Views 26 Replies 16 Participants Last post by  ionhollfman
Todos são concensuais em afirmar que a construção de túneis como os das linhas 1 e 3 do Metrô do Rio são tão onerosos que inviáveis. O primeiro seria entre a Lagoa e a Tijuca, sob o maciço da Tijuca, e o segundo sob a Baía de Guanabara.

Sei que envolvem processos diferentes, principalmente o segundo, feito sob uma baía. Mas queria perguntar a respeito de outras experiências similares pelo mundo, de túneis de metrô muito extensos, sem paradas. Sei que São Paulo, proporções à parte, construiu um túnel sobre o Rio Pinheiros. Foi viável?

Tem também aquele túnel "metro-rodoviário' (ou o que o valha: serve para metrôs e trens) construído na Malásia (se não me engano) numa área que sofre constantes alagamentos.

Há estimativas quanto aos custos de obras como essas?
See less See more
1 - 20 of 27 Posts
Eurotunnel

Todos são concensuais em afirmar que a construção de túneis como os das linhas 1 e 3 do Metrô do Rio são tão onerosos que inviáveis. O primeiro seria entre a Lagoa e a Tijuca, sob o maciço da Tijuca, e o segundo sob a Baía de Guanabara.

Sei que envolvem processos diferentes, principalmente o segundo, feito sob uma baía. Mas queria perguntar a respeito de outras experiências similares pelo mundo, de túneis de metrô muito extensos, sem paradas. Sei que São Paulo, proporções à parte, construiu um túnel sobre o Rio Pinheiros. Foi viável?

Tem também aquele túnel "metro-rodoviário' (ou o que o valha: serve para metrôs e trens) construído na Malásia (se não me engano) numa área que sofre constantes alagamentos.

^^

Acho que obra similar (embora ainda mais extensa) que o túnel da linha 3 do Rio seria o Eurotunnel, sob o Canal da Mancha.

Outra obra que me ocorre agora é o túnel que liga Hong-Kong ao aeroporto-ilha.
See less See more
Tem um túnel ferroviário no Japão que é maior que o Eurotunel, deve ser o maior do mundo. Ele passa embaixo do mar e liga duas ilhas japonesas. Passou até um programa na Discovery sobre esse túnel, que dizia que a obra foi superfaturada e demorou muito mais que o previsto pra ficar pronto.
Mas o Eurotúnel não dá pra considerar como metrô...

Fosse assim, teremos o maior do mundo com o TAV, não?
O Metrô de New York tem diversos túneis que ligam a Ilha de Manhattan ao continente. Acho que os túneis têm de 2 a 5 quilômetros de comprimento, sem paradas (também, né:lol:). Creio que não será nenhum problema escavá-los, desde que sejam feitos de forma adequada. O problema é mesmo o preço, mas não acho que serão muito complicados, pois New York também possui solo rochoso.
See less See more
O custo de construção dos túneis sob a Baía de Guanabara, em junho de 2005, era de R$ 1,87 bilhões e o prazo de construção era de 4,5 anos. Teriam 5,5 km de comprimento e 7 metros de largura.
Os tuneis de metrô embaixo de rios já é uma coisa antiga: antes da segunda guerra, londres já tinha isso. Tanto que uma das grandes tragedias dos bombardeios nazistas na cidade foi um míssel que acertou o Tâmisa (se não me engano) e consequentemente o tunel do metrô, matando centenas de pessoas que se protegiam do bombardeio (assistam Desejo e Reparação/Atonement). (Refugiar-se no tunel do metrô era prática comum em londres durante a guerra, como podemos ver nas obras do henri moore)
See less See more
O custo de construção dos túneis sob a Baía de Guanabara, em junho de 2005, era de R$ 1,87 bilhões e o prazo de construção era de 4,5 anos. Teriam 5,5 km de comprimento e 7 metros de largura.
Deixa eu ver se entendi: seriam DOIS túneis de 7 metros de largura:eek:? Muito largos! Não seria um túnel só de 7 metros de largura? Nele caberiam duas vias, embora os trens não seriam muito largos. O preço parece caro, mas se forem dois túneis até que está razoável. Bom, mesmo assim, uma obra desse tipo costuma ser cara mesmo.
See less See more
Sei lá, eu posso estar anestesiado... mas 1 bilhão numa obra dessas, financiada pelo GF não me parece tanto.

(Se bem que costumam orçar a obra 100% mais barato -- tirando os desvios :lol: -- para que seja aprovada sem problemas)
Deixa eu ver se entendi: seriam DOIS túneis de 7 metros de largura:eek:? Muito largos! Não seria um túnel só de 7 metros de largura? Nele caberiam duas vias, embora os trens não seriam muito largos. O preço parece caro, mas se forem dois túneis até que está razoável. Bom, mesmo assim, uma obra desse tipo costuma ser cara mesmo.
Erro meu. Cada túnel terá sete metros de diâmetro externo e seis de diâmetro interno:

See less See more
2
^^ Eu sei que em Brasília os tuneis são bem grandes, ainda mais que vão expandir para a Asa Norte, e tudo subterraneo.
Eu acho que poderíam alvaliar a viabilidade de se usar no túnel sob a baía aquele método construtivo que consiste em fabricar as seções do túnel em solo e locá-las na posição correta com equpamentos específicos...

Na verdade, esse não seria um túnel sob o leito da baía e sim um túnel que seria acomodado no fundo da baía... Em Boston, São Francisco, Hong Kong etc. usaram esse tipo de soluação, e em Vitóia-ES se cogita construir um túnel rodoviário com essas características...
See less See more

São Paulo construiu um túnel SOBRE o Rio Pinheiros?

É isso mesmo, ou vc escreveu errado?
See less See more
Eu acho que poderíam alvaliar a viabilidade de se usar no túnel sob a baía aquele método construtivo que consiste em fabricar as seções do túnel em solo e locá-las na posição correta com equpamentos específicos...

Na verdade, esse não seria um túnel sob o leito da baía e sim um túnel que seria acomodado no fundo da baía... Em Boston, São Francisco, Hong Kong etc. usaram esse tipo de soluação, e em Vitóia-ES se cogita construir um túnel rodoviário com essas características...
O Metro de Hong Kong eh a coisa mais linda que eu ja vi passar. Andar nele eh uma delicia. Voce so se da conta da escala do sistema quando sobe no alto do Victoria Peak (num trenzinho que me lembrou MUITISSIMO o do Corcovado) e ve a extensao da area que voce percorreu. Eh espantoso.
See less See more
Aqui em Boston tem um complexo de tuneis rodoviarios e metroviario conhecido como Bigdig, que passa sob rios, baia, morro, edificacoes... Foi um projeto muito complexo e caro, demorou mais de 10 anos para ficar pronto, nao esquecendo que o Metro de Boston e o mais antigo dos EUA e muito movimentado, o que tornou a tarefa mais dificil ainda pois o metro nao podia parar, no entanto acredito que esse projeto ai do Rio e viavel desde que tenha verba para investir.

www.bigdig.com
See less See more
Os tuneis de metrô embaixo de rios já é uma coisa antiga: antes da segunda guerra, londres já tinha isso. Tanto que uma das grandes tragedias dos bombardeios nazistas na cidade foi um míssel que acertou o Tâmisa (se não me engano) e consequentemente o tunel do metrô, matando centenas de pessoas que se protegiam do bombardeio (assistam Desejo e Reparação/Atonement). (Refugiar-se no tunel do metrô era prática comum em londres durante a guerra, como podemos ver nas obras do henri moore)
O metro de pyongyang na coréia do norte foi feito com o objetivo de também ser um abrigo anti-bombas, em alguns trechos chega a ter 150 metros de profundidade. Eles também tiveram problemas com o rio taedong e desistiram de levar o metrô para o outro lado do rio.

See less See more
10
Não sai mais barato fazer uma ponte?
Inviável. Ela teria que ter o mesmo tamanho ou mais da Ponte Rio-Niterói (altura) para permitir a passagem de navios. Sem contar que o traçado da Linha 3, caso fosse sobre uma ponte, seria bem perto de uma das cabeceiras do Santos Dumont. Não tem como.
^^ E a baía é tombada... tem que se túnel mesmo.

Mas podiam fazer no esquema do eurotunnel, num sairia mais barato??
1 - 20 of 27 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.